As principais raças de ovinos no Brasil e seus benefícios

As principais raças de ovinos no Brasil e seus benefícios

No Brasil encontramos a criação de diversas raças de ovinos, onde possuem diferenças específicas de pelagem, aptidão, reprodução, alimentação e rusticidade.

Abaixo relacionamos as principais raças ovinos criadas no Brasil, bem como suas características.

Santa Inês

Origem: nordeste brasileiro. Características dos ovinos: tem cores vermelha, marrom, preta, branca, malhada. Os machos têm peso de aproximadamente 80 kg e as fêmeas de 60 kg.


São ótimas produtoras de carne e pele. As fêmeas têm boa habilidade materna, boa lactação, acasalam a qualquer época do ano e têm período de gestação de 5 meses, com intervalo de 8 meses por parto. Os partos podem ser de 2 filhotes ou mais (variação genética e alimentar), com peso médio de 3,5 kg.

Dorper/ White Dorper

Origem: Africa do Sul. Fruto de cruzamento de carneiros Dorset Horn e ovelhas Blackheaded Persian. O Dorper possui corpo branco e cabeça preta e a raça White Dorper é toda branca.

Ovino muito precoce sexualmente sendo a raça que mais se destaca no fornecimento de matrizes e reprodutores. Capaz de se reproduzir a partir de 183 dias de idade (o que não é recomendado).

Sua aptidão é de corte e possui uma carne tenra e suculenta.

Suffolk


Origem: Inglaterra. É fruto das raças Norfolk e Southdow. Tem cor negra recoberta pela lã branca, cabeça e patas negras. São produtoras de carne, têm boa adaptação a diversos climas e terrenos.

O macho atinge 100 kg e a fêmea, 80 kg. As fêmeas têm boa habilidade materna, boa lactação, a maioria dos cios ocorrem na época do outono e inverno, período de gestação 5 meses, intervalo entre partos de 8 meses a um ano.

Ovino Merino Australiano


Origem: Espanha, fruto do cruzamento das raças Merino Espanhol 25% Merino de Vermont 40% Merino de Electoral e Negretti 30% e Merino Ramboullet 5%.

Cor branca, lanados, machos com chifres espiralados e fêmeas mochas, boa adaptação a altas temperaturas mas baixa tolerância a umidade, rústicos, longevos, machos 90 kg, fêmeas 50 kg.

São ideais para a produção de lã. Boa habilidade materna, fêmeas prolíferas porém produzem cordeiros fracos ao nascimento, peso ao nascer 3,5kg.

Ovino Bergamácia


Cor branca, lanados, mochos, dóceis, rústicos, fácil adaptação a várias condições climáticas, orelhas bem grandes e pendentes o que é próprio da raça, cascos negros, são altos 80 cm e robustos machos 120 kg fêmeas 75 kg.

A raça participou na formação da raça Santa Inês conferindo boa produção leiteira.

São ideias para a produção de leite. Fêmeas com boa habilidade materna e temperamento dócil, prolíferas apresentando sempre partos com dois ou mais filhotes, possuem um período de lactação prolongado durando 6 meses, produzindo 250 kg de leite com 6% de gordura.

Ovino Karakul


Origem: Ásia Central, raça muito antiga existente a mais de mil anos praticamente isenta de miscigenação. Cor negra e a lã muda para diversos tipos de cores negra, cinza e branco acinzentado quando estão adultas, as fêmeas são mochas ou com chifres rudimentares, os machos possuem chifres curvos formando um espiral, são extremamente rústicos podem ser criados até no deserto, suportam bem altas e baixas temperaturas porém são de temperamento difícil e costumam se dispersar.

Armazenam gordura na base da cauda. Machos pesam de 80 a 100 kg e fêmeas pesam de 45 a 70 kg. São ideias para produzir pele. As fêmeas tem boa habilidade materna e são protetoras. São pouco prolíferas, tendo apenas um filhote por parto.

Anuncie no MF Rural e tenha seu produto visto por todo o Brasil. Acesse www.mfrural.com.br

Post Relacionado