Ovinocultura de corte: 10 dicas para iniciar na atividade

Ovinocultura de corte: 10 dicas para iniciar na atividade

Ovinocultura de corte é uma das atividades que vêm atraindo cada vez mais criadores em todo o Brasil. Isso ocorre por causa de fatores, como o aumento do consumo de carne de ovinos, tanto no mercado interno como também visando a exportação. Isso sem falar na produção de lã e comércio de leite.

Entretanto, é preciso ter conhecimento e buscar ajuda técnica e, assim, não ter uma grande dor de cabeça no futuro.

Diante desse grande interesse, elaboramos este artigo com 10 dicas para você que pretende iniciar na ovinocultura de corte e ter sucesso nessa atividade. Boa leitura!

1- Ovinocultura de corte exige instalações adequadas e alimentação

Quem trabalha em uma atividade pecuária existem diversos quesitos a serem observados. Na ovinocultura não é diferente. Separamos alguns que são fundamentais visando ter sucesso na criação de ovinos.

A primeira das dicas é que, antes de iniciar na atividade da ovinocultura de corte, é preciso levar em conta a disponibilidade de comida e ter instalações adequadas em sua propriedade.

Ter uma boa quantidade de capim e bem manejado, além da possibilidade de produzir silagem, é de extrema importância para criação de ovinos.

Outro detalhe: planejar uma suplementação estratégica em determinados períodos do ano, quando a escassez de forragens for frequente.

Instalações adequadas são importantes na ovinocultura de corte. O objetivo é o bem-estar dos ovinos e facilitar o trabalho das pessoas envolvidas na criação.

Instalações destinadas à ovinocultura de corte
Instalações adequadas são importantes na ovinocultura de corte. O objetivo é o bem-estar dos ovinos e facilitar o trabalho das pessoas envolvidas na criação. Fotos: Pedro Pires, da Fazenda Andradão, em Palmas-TO.

Instalações adequadas são importantes na ovinocultura de corte. O objetivo é o bem-estar dos ovinos e facilitar o trabalho das pessoas envolvidas na criação.

As instalações, ainda que adaptadas da criação de bovinos, facilitam o manejo dos ovinos. Nesse sentido, o tipo de instalação vai depender de fatores como condições climáticas, do local do empreendimento, dos recursos financeiros disponíveis, etc.

O planejamento das instalações, na produção de ovinos, deverá incluir principalmente: cercas, abrigos, instalações para manejo sanitário e engorda de cordeiros.

2- Mão-de-obra especializada

A mão-de-obra é um fator a ser observado no começo. Dessa maneira, não inicie a criação de ovinos sem ter um funcionário que goste e tenha conhecimento da atividade.

Na ovinocultura de corte, os hábitos têm que ser diferentes da bovinocultura, uma vez que os ovinos exigem maiores cuidados, independentemente do sistema de manejo adotado na propriedade.

Sempre que possível a mão-de-obra feminina é muito importante, principalmente na maternidade dos animais.

3 – Assistência técnica na ovinocultura de corte é importante

Apoio técnico de profissional capacitado e experiente na atividade é outro detalhe fundamental e está entre as nossas 10 dicas.

Portanto, a contratação de um profissional da área permitirá que o criador de ovinos evite cometer erros básicos na atividade. Além disso, haverá uma lucratividade mais rápida e certeira.

Fazer por “achismo” na grande maioria das vezes é perigoso e pode levar a um resultado negativo.

4 – Tenha fornecedores próximos

Os ovinos são animais ruminantes e devem ser alimentados com forrageiras de boa qualidade, produzidas a baixo custo.

Na alimentação dos ovinos nem sempre há pasto suficiente. Por isso, o criador precisa ficar atento com a suplementação alimentar.

Ovino da raça dorper cabanha no pasto
O criador deve ficar atento a alimentação dos ovinos. Na foto, animal da raça dorper, pertencente à Cabanha Dom Miguel de Miguel Yarid.

Mas, principalmente na época da seca, o criador precisa recorrer à suplementação alimentar dos ovinos. Assim sendo, o uso de grãos na alimentação dos animais é um dos itens que encarecem a ovinocultura de corte.

A proximidade de produtores de grãos permite o barateamento no custo da alimentação, principalmente dos cordeiros em terminação. Se não puder produzir, esteja perto de quem produz.

5 – Onde comercializar seus produtos

Antes de começar qualquer atividade, você deve saber onde comercializar seus produtos. Na ovinocultura de corte não é diferente.

São perguntas básicas que é preciso fazer antes de iniciar na ovinocultura de corte: onde está o nosso mercado? Qual o tamanho desse mercado? Quem é o nosso consumidor? Que preços estão sendo praticados?

Conforme citamos no começo do texto que fala sobre as dicas sobre a ovinocultura, existe atualmente uma crescente procura e aceitação dos ovinos e seus produtos.

Conforme citamos no começo do texto, existe atualmente uma crescente procura e aceitação dos ovinos e seus produtos.

Mas, ter quem compre seus produtos durante o ano todo, permite uma melhor administração produtiva e reprodutiva de seu rebanho.

6 – Escolha da raça para a região adequada

No Brasil temos diversas raças utilizadas para corte. Mesmo as raças que tem uma aptidão natural para produção de lã, fazendo cruzamento com raças especializadas em carne.

Com centenas de raças disponíveis na ovinocultura de corte, o criador precisa escolher a que se adapta à sua atividade.

Ovino da raça white dorper no pasto
O criador precisa escolher a raça que mais se adapta à sua atividade. Na foto, white dorper de propriedade Danilo Gerassi Abbondanza.

Outro detalhe importante é verificar a questão das raças fotoperíodo dependentes, que manifestam cio somente em uma determinada época do ano. Portanto permitem concentrar sua produção e fornecimento de cordeiros ao mercado.

As raças de ovinos que manifestam cio durante todo o ano, permitem fornecer cordeiros durante esse período, dependendo do volume do rebanho.

Existem vantagens e desvantagens em ambos os casos. Seu consultor técnico poderá orientar qual a melhor opção em sua região.

7 – Na ovinocultura de corte, escolha bem suas matrizes

Na ovinocultura de corte, a seleção de reprodutores e matrizes deve ser bastante rigorosa, pois erros poderão acarretar problemas persistentes e de solução demorada.

Assim sendo, entre as dicas essa também é importante: adquira matrizes de quem sabe produzir. Quem tem seu rebanho de ovinos, fazendo sempre controle zootécnico, pode oferecer animais de melhor qualidade, uma vez que, tem todas as informações sobre a parte reprodutiva.

Lembre-se, seu maior patrimônio são as fêmeas. Principalmente as de boa habilidade materna.

Na ovinocultura de corte, o futuro criador deve ficar atento à escolha das raças e qual a finalidade dos animais. Confira:

Fonte: Tecnologia e Produção.

8 – Na ovinocultura de corte, conheça bem sobre cuidados sanitários

Os cuidados sanitários na ovinocultura de corte são tão ou mais importantes que a alimentação.

O principal problema dos ovinos são as verminoses, principalmente aquelas causadas por vermes hematófagos (que se alimentam de sangue) e causam anemia além de grande prejuízo. Seguido de problemas de casco, clostridioses, cerato conjuntivite e outros.

O manejo sanitário dos ovinos inclui ações nas instalações, nos comedouros, bebedouros e saleiros, aplicação de vacina, vermífugo, limpeza e desinfecção, realização de quarentena e isolamento, entre outras.

9 – Cuide bem de seu cordeiro

Apesar de ser a matriz o item sobretudo importante no criatório de ovinos, quem paga a conta final de todos é o cordeiro.

Portanto, tenha uma boa maternidade e excelente alimentação para essa categoria.

Algumas fêmeas ficarão no rebanho, portanto serão importantíssimas na substituição das matrizes que serão descartadas.

10 – Venda sempre lotes de cordeiros

Na ovinocultura de corte, vender na porteira, de forma fracionada, sempre é um risco. Certamente terá pessoas a todo momento em sua propriedade, atrapalhando o andamento das atividades, assim como expondo a fazenda a riscos.

Dessa maneira, o ideal é comercializar os ovinos junto à uma indústria uma vez que vai ajudar na organização do negócio e trazer mais segurança.

Conclusão

Portanto, antes de iniciar na ovinocultura de corte, a exemplo de qualquer outra atividade, é preciso seguir as dicas que citamos acima e também um detalhe que não citamos antes, mas fundamental: ter um planejamento.

Sendo assim um planejamento estratégico na ovinocultura de corte é importante. Estabelece metas para a produtividade, estima fluxos financeiros e índices financeiros econômicos, além de proceder a avaliações de impacto social e ambiental.

Gostou das dicas sobre como iniciar na ovinocultura de corte? Confira também nosso artigo sobre 9 conselhos para alimentação de cordeiros.

Post Relacionado