Entenda como o clima influencia a agricultura

Entenda como o clima influencia a agricultura

As chuvas fortes registradas recentemente em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro mostram como as mudanças climáticas já estão causando grandes impactos. O volume pluviométrico nesse período foi recorde, responsável por estragos em diversas cidades (inclusive as interioranas), bem como na rotina das suas populações.

Muito se tem falado sobre os estragos causados às vias públicas, por exemplo, mas você sabe como o clima influencia a agricultura? Afinal, essa é uma atividade que depende diretamente das condições climáticas, principalmente da quantidade de chuvas e da temperatura local.

Para entender melhor essa relação entre o clima e a agricultura, continue lendo este post!

Redução do florescimento

Muitos não sabem disso, mas as flores desempenham um papel essencial para a manutenção das plantas: elas são as responsáveis pela reprodução vegetal. Por meio da polinização realizada pelas abelhas e outros insetos, os gametas das plantas se encontram e geram as sementes.

Sem as flores, portanto, seria impossível existir qualquer atividade agrícola. E o clima, por sua vez, influencia diretamente esse florescimento (ou floração). As plantas geralmente precisam de uma temperatura mais baixa para esse processo, e quando ela se eleva, isso causa um impacto negativo no germinar de novas sementes.

Florescimento da jabuticabeira
O clima tem um grande impacto no florescimento das plantas. Na foto flores da jabuticabeira

Paralisação do desenvolvimento

Há plantas que têm o seu crescimento favorecido no calor, outras, no frio. Em ambos os casos, porém, quando ocorre alguma mudança climática no habitat natural, o seu desenvolvimento fica comprometido.

As suculentas, por exemplo, são plantas naturais de ambientes desérticos, mais secos e quentes. Caso haja um excesso de chuvas, a tendência é que elas apodreçam e morram. Um efeito parecido é sentido por plantações que precisam de mais água: a época de estiagem acaba prejudicando a sua produção. Muitas vezes, ela é a inimiga de grandes safras.

Todas essas situações impactam diretamente o bolso dos consumidores, elevando o preço das hortaliças, das verduras e até da carne.

Impactos à área de cultivo

Alterações climáticas causadas por queimadas e pelos desmatamentos podem impactar diretamente no relevo da região. Áreas que apresentam uma elevação na temperatura e longos períodos de estiagem, por exemplo, tendem a presenciar a seca de rios, bem como a morte de nascentes.Isso muda completamente os recursos da região e a área disponível para a agricultura e a pecuária.

Um grande problema em certas áreas de cultivo, são áreas mais baixas ou mais frias, onde geralmente a temperatura cai bastante provocando as chamadas geadas, que tem efeito de queimadura das folhas das plantas pelo frio excessivo. Antes de iniciar o cultivo, deve-se conhecer a região e a incidência desses problemas e se a cultura for sensível o plantio não é recomendado.

Efeitos da geada em plantação de batata
Plantação de batata com folhas queimadas pelo efeito da geada

A alteração desse perfil climático, portanto, muitas vezes reduz a capacidade produtiva do solo e demanda do fazendeiro um investimento maior em produtos para tentar reverter a improdutividade. Logo, é essencial cultivar plantas adequadas para o ambiente e adotar ações sustentáveis para o desenvolvimento saudável da sua agricultura.

Morte precoce das plantas

Com um clima inadequado e sem solo fértil para crescer, as plantas acabam morrendo precocemente. Afinal, elas precisam de uma determinada quantidade de calor, nutrientes e água — e todos esses fatores são modificados quando o clima muda, interferindo diretamente na saúde, na existência, desses vegetais.

Uma forma de tentar reduzir essa ação negativa do tempo é usar a técnica do plantio direto. Com ela, não é necessário preparar o solo por meio da aragem, basta deixá-lo coberto com resíduos de plantas, como a palha. Isso ajuda a evitar a elevação da temperatura na superfície da terra.

Veja no vídeo abaixo um pouco mais sobre a influência do clima na produção agrícola:

Fonte: Campo e Produção.

Enfim, agora você sabe como o clima influencia a agricultura e, consequentemente, as nossas vidas! Para minimizar as perdas devido às mudanças climáticas, em suma, é essencial conhecer bastante a sua região e os tipos de plantas ideais para ela. Além disso, você pode buscar produtos e soluções agrícolas desenvolvidas com a tecnologia certa para o agronegócio!

Se você gostou desta leitura e quer saber mais sobre o assunto, aproveite para conferir também o que é a agricultura 4.0 e como ela pode potencializar a sua produção!

Post Relacionado