Clima x Tempo: Entenda as diferenças

Clima x Tempo: Entenda as diferenças

Você sabe qual a diferença entre clima e tempo?

A principal diferença entre clima e tempo é a escala temporal, ou seja, a duração de cada evento meteorológico. Podemos dizer que existe uma diferença verbal entre “ser” e “estar” onde o clima “é” e o tempo “está”.

Ambos sofrem influência das estações do ano que podem causar diferentes variações.

Muitas pessoas desconhecem a diferença entre esses dois eventos e comentem erros ao citar o clima ou tempo de um local ou região. Se alguém comenta que o clima está quente, essa pessoa cometeu uma gafe e você vai entender por que, acompanhando a leitura a seguir.

Um mesmo ambiente atmosférico pode ter tempo e clima diferentes, afinal o tempo em um determinado momento pode não corresponder ao clima determinado para aquelas região ao longo dos anos. No entanto, esse evento é passageiro.

Conheça a partir de agora todas as suas características e aprenda a diferenciar cada uma.

 
Faixas mostrando diferentes variações de clima/tempo
Variações de tempo e clima

O que é tempo?

Tempo é o estado atmosférico momentâneo de um determinado local em determinado momento. O que pode ser observado em um local ou previsto em curto período.

Devido a essa característica imediata, o tempo está sujeito a variações e pode durar poucas horas. O que leva sua previsão a ser passiva de erros.

Os tipos de tempo são os que definimos como: quente, frio, seco, úmido, chuvoso, ensolarado, nublado ou até popularmente falando, aberto, fechado, feio, bonito, etc.

Há fatores e elementos que podem influenciar o tempo, veja abaixo:

Elementos que interferem no tempo

  • Temperatura
  • Chuva
  • Umidade do ar
  • Ventos
  • Nuvens

Fatores que influenciam o tempo

  • Pluviosidade
  • Umidade relativa do ar
  • Radiação solar
  • Sazonalidade

O que é clima?

Clima é o estado atmosférico médio verificado por um longo período de uma determinada região. Diversos tipos de tempo de uma localidade determinam o clima dessa região.

Este estudo climático é feito por décadas, pelo menos 30 anos, considerando elementos importantes como: temperaturas, ventos, precipitações, pressão do ar, etc.

As variações de clima são muito moderadas e perduram por dezenas, centenas ou milhares de anos. Geralmente compreende regiões mais amplas.

Os tipo de clima podem ser: tropical, subtropical, equatorial, desértico, árido, temperado, continental, polar, oceânico, mediterrâneo, etc

Elementos que interferem no clima

  • Temperatura
  • Radiação
  • Umidade do ar
  • Pressão atmosférica

Fatores que influenciam o clima

  • Altitude
  • Latitude
  • Localização geográfica
  • Massas de ar
  • Correntes de ar
  • Maritimidade e continentalidade

Tabela Clima x Tempo

 ClimaTempo
LocalizaçãoAmplaDeterminada
Escala temporalvários anos ou décadasPoucas horas
PrecisãoMais acertivaPassiva de erros
VariaçãoModeradaConstante
PrevisãoClimatologiaMeteorologia
VerbalizaçãoO clima é frioO tempo está frio

Então, agora você já sabe que quando dizemos “fez muito calor aqui esses dias”, estamos nos referindo ao tempo. Mas se dissermos “faz muito frio nessa região”, estamos nos referindo ao clima.

Equipamentos meteorológicos

Para medir os fatores e elementos que influenciam clima/tempo, usamos os seguintes equipamentos:

  • Termômetro: usado para medir a temperatura do ambiente;
  • Barômetro: usado para medir a pressão atmosférica;
  • Pluviômetro: usado para medir a precipitação pluviométrica (chuvas);
  • Anemômetro: usado para medir a velocidade do vento;
  • Higrômetro: usado para medir a umidade relativa do ar;
  • Piranômetro: usado para medir a insolação;
  • Heliógrafo: usado para medir a duração da ação do sol;
  • Cata-ventos e birutas: usado para medir a direção do vento.
Anemômetro de palhetas giratórias com agricultura ao fundo
Anemômetro de palhetas giratórias, usado para medir a velocidade do vento.

Previsão do tempo

A previsão do tempo é realizada por meteorologistas que calculam e preveem as condições meteorológicas de um determinado local ou região num futuro próximo. Quando mais curto é o tempo da previsão mais confiável ela é.

Geralmente nessa previsão é informado a temperatura esperada e se vai fazer sol, chuva ou estar nublado nos próximos dias.

6 ícones de previsão do tempo
Ícones de previsão do tempo

Previsão do clima

A previsão do clima é realizada por climatologistas que calculam ou preveem as condições atmosféricas de uma localidade a longo prazo, determinando padrões climáticos para esta região.

Este estudo prevê como estarão as condições atmosféricas no futuro, com base em estudos meteorológicos recentes e anteriores. A previsão é para determinadas regiões ou até do planeta como um todo.

As alterações de clima são menos frequentes e podem permanecer inalteradas (com pequenas variações) por milhares de anos.

Estação meteorológica convencional em um gramado cercado
Estação meteorológica capta diversas informações sobre clima/tempo

Meteorologia no agronegócio

O Agronegócio é totalmente impactado por alterações no tempo e no clima. A meteorologia e o Agronegócio andam lado a lado, afinal, chuva, sol e temperatura, são os principais fatores para que da terra, possamos retirar o alimento para pessoas e animais.

Com o estudo das condições climáticas podemos fazer planejamentos e decidir as ações a serem feitas nas atividades agropecuárias, otimizando a produção e minimizando perdas. Estar atento a esses dados pode significar por exemplo mais safras durante o ano.

Podemos prever as chuvas para o plantio ou adubação, ou ainda na colheita, onde em algumas situações pode ser prejudicial, como é o caso da cana-de-açúcar que não pode molhar após colheita.

As geadas são um grande problema para os cafeicultores e conhecendo as condições climáticas do local, pode-se evitar perdas fazendo o plantio de café acima da “linha de geada“.

Plantação de batata danificada com a geada
Efeito da geada em plantação de batata.

No caso da agricultura orgânica a meteorologia é ainda mais importante afinal esta prática não utiliza defensivos agrícolas, ficando mais sujeita aos efeitos de alterações climáticas que podem favorecer infestações de pragas.

Em períodos de grande estiagem não se pode optar por culturas que dependam da chuva se não tiver como irrigar a lavoura. Deve se levar em conta que a irrigação acarreta custos maiores de produção.

Se vai criar gado em local com grande incidência de raios, é interessante pensar na possibilidade de colocar para-raios e talvez fazer um seguro do gado ou da fazenda.

A longo prazo podemos prever alterações climáticas nas estações do ano e assim definir qual cultura plantar e ainda atrasar ou adiantar a safra.

Cada vez mais dispomos de informações meteorológicas com maior precisão. Os equipamentos de medição estão sendo aperfeiçoados e os dados tratados com computadores de última geração. O uso desses recursos caracteriza a chamada agricultura 4.0.

Veja no vídeo abaixo, as diferenças entre clima e tempo:

Fonte: Com Ciência.

Se pretende iniciar um atividade agrícola ou pecuária, não deixe de estar atento a esses recursos que com certeza irão alavancar sua produção.

Fique cada vez mais informado com as últimas notícias do agronegócio.

Conheça mais sobre efeitos do clima em atividade agropecuárias:

Post Relacionado