Conheça o gado Ayrshire, a raça leiteira da Escócia

Conheça o gado Ayrshire, a raça leiteira da Escócia

O gado Ayrshire é altamente especializado na produção de leite, destacando-se, inclusive, em recordes de produção por ordenha. Há relatos de exemplares que alcançaram a impressionante marca de 18 mil kg de leite ao longo de 365 dias.

Esta é uma raça caracterizada por um elevado nível de produção leiteira, proporcionando boa lucratividade ao produtor, além de apresentar uma aparência distintiva, sendo reconhecida mundialmente como uma das raças leiteiras de maior beleza.

Diante da oportunidade de ampliar o conhecimento, especialmente para criadores de gado leiteiro, vale a pena explorar mais a fundo esta raça. Compreender suas origens e como a raça pode contribuir diretamente para o seu rebanho e resultados produtivos é uma estratégia valiosa. Continue lendo e confira!

Leia também: Jersolando: conheça essa raça fruto de cruzamento dirigido

Origens da raça Ayrshire

Originários da Escócia, o gado Ayrshire é o resultado do cruzamento de diferentes raças nativas de gado bovino. De acordo com descrições registradas, o gado da região era frequentemente caracterizado como “diminuto em tamanho, magro e com boa produção leiteira”.

Bovino da raça Ayrshire, com destaque para a cabeça de tonalidade ruiva com mancha branca na testa
Originário da Escócia, o Ayrshire é uma raça de gado leiteiro conhecida por seu elevado nível de produção de leite.

Conforme pesquisas, aprimoramentos genéticos desses cruzamentos pouco selecionados tiveram início por volta de 1750, quando foi introduzido o sangue da raça Teeswater para corrigir características de interesse produtivo.

Portanto, o gado Ayrshire é resultado de cruzamentos com o gado escocês nativo, bem como com exemplares das raças Holandesa, Alderney, West Highland e ainda da raça Kerry.

Características marcantes da raça

O gado Ayrshire pode ser facilmente identificado, mesmo apenas avaliando seus aspectos visuais. A coloração da pelagem dos animais varia entre a tonalidade ruiva e branca, tornando-os distintos e facilmente reconhecíveis nos rebanhos.

Nesse aspecto, é possível que algumas manchas pretas apareçam no corpo do animal; no entanto, isso não é indicativo positivo para o genótipo e caracterização racial, merecendo atenção na seleção. Em linhas gerais, são animais de porte médio com uma coloração predominantemente malhada de vermelho.

Outro traço marcante de sua morfologia é a presença de uma espinha dorsal bastante ereta, acompanhada por chifres consideráveis e curvos. Em diversos casos, o comprimento dos chifres pode ultrapassar os 30 cm, curvando-se para fora, conferindo-lhes uma singularidade distintiva. No entanto, é importante destacar que essa característica diferenciada não é predominante na atualidade, sendo que a maioria dos terneiros apresenta-se sem chifres.

Características físicas e zootécnicas

As vacas da raça são animais com excelente conformação de úbere, sendo reconhecidas mundialmente como uma das raças leiteiras de maior beleza. Isso se deve ao seu porte ideal, pelagem e úberes bem encaixados.

A média de peso entre os machos varia entre 650 e 850 quilos, o que não os configura como gado robusto. Em relação aos membros, apresentam-se curtos, com o peito largo e esterno bem projetado. Ao nascer, os machos pesam cerca de 40 kg, enquanto o peso médio de uma fêmea adulta fica entre os 550 kg, com 130 cm de altura.

Vaca da raça Ayrshire com bezerro a pasto. Ambos apresentam pelagem malhada, avermelhada e branca.
A raça Ayrshire está entre as raças leiteiras de maior beleza, com características marcantes, como sua pelagem, porte ideal e úbere bem encaixado.

O temperamento dessa raça não é tão dócil; são animais mais agitados e reativos. Embora os úberes estejam bem inseridos, é importante notar que podem apresentar tetos menores, fator que pode impactar a eficiência da ordenha.

De toda forma, o gado Ayrshire apresenta bom comportamento na maior parte do tempo, não causando dificuldades aos seus cuidadores. Seu vigor é, inclusive, positivo para garantir que consiga acompanhar o ritmo dos bezerros durante o período diurno.

Veja também: Girolando: o que você precisa saber sobre a raça

Capacidade de produção que impressiona

A raça Ayrshire é reconhecida internacionalmente pela sua grande produção de leite, atingindo níveis excelentes. É importante ressaltar também o rico teor de gordura, tornando-a ainda mais valiosa do que outras raças.

O leite dessa raça apresenta um nível médio de gordura de cerca de 4%, valor considerado satisfatório. Devido a isso, é considerado ideal para a fabricação de vários tipos de queijo, proporcionando um bom rendimento final.

Em todo caso, ao longo de um período de lactação, uma vaca Ayrshire apresenta uma produção média de 7 mil kg de leite, com persistência na produção. Sem sombra de dúvidas, o bom aproveitamento do hábito de pastejar traz resultados significativos, uma vez que esses animais respondem bem ao manejo adequado e práticas corretas na alimentação.

Contudo, é importante destacar que esses números podem ser ainda mais altos, pois, é claro, dependem da vaca. Os animais dessa raça se destacam por sua notável produção leiteira, fazendo jus à fama que ostentam. Com alto teor de gordura e capacidade de produzir muitos litros diariamente, o gado Ayrshire é uma das raças com mais destaque no mercado.

Destaque para a reprodução

A Ayrshire tem boa capacidade de reprodução e é considerada uma raça precoce; com cerca de 30 meses, as fêmeas já podem ter crias. Os filhotes dessa raça geralmente apresentam bastante vigor.

O destaque da reprodução fica por conta da influência positiva que a capacidade genética da raça tem na composição de novas gerações. Os indivíduos dessa raça desempenham um papel importante no melhoramento das gerações futuras. Podem auxiliar na redução das fraquezas de outras raças, aumentando sua capacidade de produção, e contribuem com características físicas de aptidão.

Bezerro da raça Ayrshire deitado. O animal apresenta pelagem avermelhada com pequenas manchas brancas na testa e no dorso
Os bezerros da raça nascem com bom desenvolvimento corpóreo e podem ser criados como novilhos.

Além disso, os bezerros da raça, por já nascerem com bom desenvolvimento corpóreo, podem ser criados como novilhos, proporcionando excelentes lucros para a sua propriedade.

Confira também: Boas práticas na reprodução do gado

Considerações finais sobre o gado Ayrshire

Por fim, o gado Ayrshire possui boa capacidade de adaptação, converte eficientemente as pastagens de qualidade em níveis altos de produção e mantém um bom padrão de lactação mesmo em condições climáticas variadas, sem apresentar desestabilidades.

Estudos realizados com essa raça indicam que ela é ideal para servir como base para cruzamentos futuros. Seu melhoramento genético possibilita que ela apresente vantagens que superam pontos de atenção, como manejo nutricional ajustado e cuidados sanitários intensos.

Sem dúvidas, a raça de gado Ayrshire é uma excelente opção quando se trata de manejo leiteiro e até mesmo de escalonamento de melhorias genéticas. Embora ainda pouco presentes no Brasil, a tendência é certamente de um aumento gradual de rebanho por aqui.

E então, gostou de conhecer mais sobre a raça Ayrshire? Se você deseja investir na criação de gado de leite, saiba que, para garantir uma boa produção, é preciso também investir em uma boa alimentação. Por isso, como sugestão de leitura complementar, separamos o nosso artigo sobre nutrição balanceada do gado de leite e como ela pode ajudá-lo a aumentar a produtividade. Boa leitura!

Post Relacionado