Utilização e benefícios da carreta graneleira na agricultura

Utilização e benefícios da carreta graneleira na agricultura

A agricultura representa um papel fundamental na segurança alimentar mundial. A otimização da logística nesse setor é essencial para promover uma melhor gestão dentro das propriedades rurais, gerando economia de recursos, eficiência no serviço e no atendimento das demandas do mercado.

Nesse sentido, a carreta graneleira é uma ferramenta de grande importância na produção de grãos, não só na colheita mas também no plantio e transporte de insumos.

Abordaremos neste artigo como a carreta graneleira é utilizada dentro das fazendas, suas características e benefícios do seu uso na produção de grãos. Confira!

Utilização e características da carreta graneleira

A carreta graneleira começou a ser utilizada no Brasil a partir de 1970, logo após a evolução da mecanização agrícola, juntamente com o crescimento da produção de trigo, arroz e soja irrigados no país.

Esses implementos, também conhecidos como reboques ou bazucas, servem como ponte entre a colhedora e o caminhão que realiza o transporte dos grãos e podem ser utilizados em caminhões truck, rodotrem, bitrem, cavalo simples e cavalo mecânico.

Colheita mecanizada de milho com auxílio de trator rebocando carreta graneleira
A carreta graneleira, também conhecida como reboque ou bazuca, é um implemento versátil que auxilia na melhora da logística nas propriedades rurais.

Além disso, as graneleiras também podem ser utilizadas durante o plantio para o transporte eficiente de grandes quantidades de adubos e de insumos para as áreas de produção.

Por conta dessa versatilidade, esses implementos precisam ter grande resistência e robustez, já que operam em atividades nas quais é esperado que haja pouca necessidade de manutenção ou troca de peças.

Existem diversos tipos de carreta graneleira no mercado e a mais indicada para a sua propriedade irá depender de fatores, como o tamanho e a potência dos tratores da sua fazenda. Algumas características que devem ser observadas antes da aquisição desse implemento são:

Capacidade de volume

A capacidade de volume das carretas graneleiras varia de 3 a 20 toneladas. A decisão pelo melhor implemento, nesse caso, deve estar ligada à capacidade da colhedora.

Carretas graneleiras com capacidade de 3 a 8 toneladas normalmente são mais utilizadas como transbordo, enquanto as maiores são utilizadas também como armazenamento temporário. Portanto, a escolha do implemento, nesse sentido, deve ter como base a sua operação, bem como a sincronia com a colhedora utilizada, observando o tamanho do tanque da máquina.

Velocidade de descarga

Em relação à velocidade de descarga, as colhedoras podem vir com um ou dois helicoides. As máquinas com dois helicoides oferecem menor tempo de descarga. Já as colhedoras com apenas um helicoide causam menos danos e evitam perdas de grãos, pois possuem menos partes mecânicas.

A maioria das colheitadeiras são compostas por um tanque em formato de funil com ângulo de 45º, que facilita a descarga.

Quantidade de eixos

Os eixos da carreta podem ser tipo único ou duplo. Já a quantidade de eixos da carreta varia de acordo com o seu tamanho e a sua capacidade de carregamento.

Colhedora de grãos em operação com auxílio de carreta graneleira sendo rebocada por trator
A quantidade de eixos da carreta graneleira é um ponto a ser observado no momento da escolha do implemento.

Nesse sentido, é necessário avaliar a sua operacionalização em campo, já que o peso das carretas pode causar compactação do solo e reduzir a produtividade da área. Dessa forma, é importante distribuir de maneira uniforme o peso entre os rodados, diminuindo a pressão sobre o solo e, consequentemente, a compactação subsuperficial.

Segurança na operação

Ao realizar a escolha da carreta graneleira, um ponto a ser observado é a segurança do implemento no momento das operações. A escolha adequada de pneus, bem como a presença de proteções no mecanismo de descarga são essenciais para evitar acidentes e garantir a integridade física do operador.

A altura do tubo de descarga também deve ser considerada, visando assegurar que a saída do produto seja realizada em carrocerias altas de caminhões.

Durabilidade e valor de revenda

Um ponto importante no momento da escolha da carreta graneleira é a sua durabilidade, que é fundamental para reduzir custos e garantir o investimento a longo prazo. Além disso, deve-se também considerar a marca, a reputação do fabricante e o valor de revenda do implemento. Carretas graneleiras de boa qualidade são mais resistentes ao desgaste e proporcionam maior vida útil ao implemento. Quanto ao valor de revenda, este é um aspecto relevante para futuras trocas ou atualizações do maquinário.

Leia também: O que observar na hora de fazer a manutenção de colheitadeiras?

Benefícios da carreta graneleira

A utilização da carreta graneleira traz muitos benefícios na logística de produção de grãos. Os principais são:

  • Redução de custos: além da economia em mão de obra, o uso da carreta auxilia na redução de desperdícios de grãos, já que o implemento evita que os grãos transbordem da colhedora e caiam no chão;
  • Conservação da colhedora: com a utilização da carreta, não existe necessidade da colhedora se deslocar até o local de descarregamento do produto colhido;
  • Agilidade: ao evitar que a colhedora pare sua operação por falta de espaço de armazenamento, a utilização da graneleira permite colher e armazenar grãos simultaneamente, o que faz uma grande diferença no resultado final;
  • Simplificação da logística: a utilização das carretas graneleiras facilita a logística dentro das fazendas, pois os produtores podem planejar melhor o escoamento da sua produção;
  • Versatilidade e adaptabilidade: a carreta graneleira pode ser acoplada em tratores, caminhões truck, bitrem, rodotrem, cavalo simples e cavalo mecânico trucado.

Escolhendo a melhor carreta graneleira para o seu negócio

Para escolher a melhor carreta graneleira para o seu negócio, você pode acessar a página da Agrobill, parceira do MF Rural. A Agrobill possui o maior estoque de implementos agrícolas à pronta-entrega do país. Com mais de 27 anos de mercado, a empresa tem o diferencial de trabalhar com produtos de qualidade e trabalhar com agilidade e eficiência, possuindo a entrega mais rápida do Brasil.

Carreta graneleira em exposição no pátio da empresa Agrobill
A Agrobill conta com as melhores carretas graneleiras à pronta-entrega.

Conclusão

Com o crescimento da demanda e da produtividade de grãos, a carreta graneleira tornou-se uma grande aliada na logística agrícola, proporcionando grandes benefícios ao produtor, tais como agilidade, economia, conservação da colhedora e preservação da qualidade dos grãos colhidos.

Este implemento é muito versátil, podendo ser utilizado não apenas na colheita, mas também no transporte de insumos dentro da propriedade. Além disso, pode ser acoplado em tratores e caminhões.

Antes de optar por um implemento como esse, é importante observar alguns aspectos, como a capacidade de volume, velocidade de descarga, segurança na operação, durabilidade e valor de revenda.

Para adquirir as melhores carretas graneleiras, acesse o site do MF Rural e vá até a loja da Agrobill, que oferece os melhores produtos à pronta-entrega, com o diferencial de envio mais rápido do Brasil.

Gostou desse conteúdo? Aproveite e leia também nosso texto sobre como evitar perdas no processo de colheita mecanizada. Boa leitura!

Post Relacionado