Confira o panorama geral sobre a produção brasileira de leite de cabra

Confira o panorama geral sobre a produção brasileira de leite de cabra

De modo geral, a caprinocultura ou criação intensiva de cabras é uma atividade econômica que tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil nos últimos anos. Embora seja uma atividade que está em franco crescimento, com certeza ainda há muito a ser explorado no setor, tanto em termos de produção quanto de comercialização.

Segundo dados da Embrapa, o leite de cabra teve um crescimento significativo nos últimos anos, alcançando uma margem de 52% entre 2000 e 2017, enquanto o leite de vaca obteve apenas 35% de crescimento no mesmo período.

Apesar de ser uma atividade relativamente nova no país, a caprinocultura já é responsável por um significativo volume de produção. No Norte e Nordeste do Brasil a prática já é bastante comum, apresentando rebanhos mais consistentes e tradicionais.

Diante desses aspectos, iremos abordar no presente artigo os desafios da caprinocultura no Brasil, o nível de produção nacional e as principais características da atividade. Continue lendo e confira.

Veja tambémCriação de caprinos: história e perspectivas para o setor

Caracterizando a produção nacional do leite de cabra

Cabras são animais herbívoros e ruminantes que podem compor tanto criações domésticas como integrar sistemas complexos de produção, uma vez que a carne e o leite de cabra são muito apreciados no país. Ainda que a criação da espécie esteja distribuída por todo o Brasil, há uma forte concentração desses animais no Nordeste. De acordo com dados do IBGE, cerca de 83% estabelecimentos com cabras ordenhadas se encontram no Nordeste, e 11% na região Sudeste.

A visão de produzir para alcançar mercado tem se tornado cada vez maior. A maioria das criações de cabras, atualmente, está relacionada ao autoconsumo e sobrevivência das famílias, por isso a produção de leite em larga escala é pouco acompanhada profissionalmente.

Dessa forma, para atingir mercado é preciso que as condições sanitárias e nutricionais do rebanho sejam mantidas, adotando novas técnicas e tecnologias baseadas em estudos e acompanhamentos frequentes.

Homem fazendo a ordenha de cabra com balde ao pé
O leite de cabra é utilizado na fabricação de queijos e outros derivados lácteos, como iogurtes e sorvetes, ainda que a maior parte da produção esteja concentrada nas mãos de pequenos produtores.

O perfil do criador de cabras, ou seja, do produtor de leite de cabras consiste em sua vasta maioria em pequenos produtores que utilizam mão de obra familiar, têm idade acima de 30 anos e acesso não muito abrangente à tecnologia e serviços assistenciais.

Considerando a alta população do Nordeste brasileiro e as dificuldades climáticas da região, podemos considerar o leite de cabra uma excelente alternativa nutritiva para o desenvolvimento das famílias nordestinas. Ele é naturalmente rico em proteínas de alto valor biológico, apresenta fácil digestibilidade e potencial hipoalergênico, sendo uma ótima alternativa para idosos, crianças e adultos, especialmente àqueles que têm restrições alimentares ou que buscam uma dieta mais saudável.

Confira também: Caprinos Saanen: saiba tudo sobre essa raça

Principais características do leite de cabra

O leite de cabra é um alimento rico em nutrientes, com diversas aplicações à saúde. Saiba quais são suas principais características.

Rico em proteínas

Trata-se de um alimento com alto teor de proteínas, contendo todos os aminoácidos necessários para a sua produção. Dessa forma, ele fornece nutrientes essenciais para o desenvolvimento humano.

Alta digestibilidade

Por ser mais fácil de digerir em relação ao leite vaca, com teor mais baixo de lactose em termos comparativos, constitui uma importante alternativa às pessoas que apresentam problemas digestivos, alergias ou intolerâncias alimentares.

A alta digestibilidade também está ligada ao tamanho e dispersão dos glóbulos de gordura e às características da caseína.

Fonte de cálcio e vitaminas

Trata-se de uma das melhores fontes naturais de cálcio, um mineral essencial para a saúde dos ossos e dentes, contribuindo para a prevenção da osteoporose e outras doenças degenerativas.

Nesse mesmo aspecto, os teores de vitaminas D, E e K são similares aos do leite de vaca, constituindo uma boa fonte nutricional.

Oferta do leite de cabra no Brasil

Conforme vimos, a produção do leite de cabra está mais concentrada no Nordeste brasileiro, com um total de 70% no Nordeste e cerca de 24,7% no Sudeste. Ainda de acordo com o IBGE um total de 18,245 milhões de litros/ano foram produzidos na região nordestina em 2019.

Homem de camisa xadrez e chapéu acariciando um caprino em meio a um rebanho
Embora a maior concentração de rebanhos de caprinos esteja no Nordeste, onde a produção é pouco tecnificada, o aproveitamento do leite de cabra é bastante rico, existindo inclusive cosméticos que o utilizam como base.

Essa produção, concentrada que é caracterizada por ser de subsistência tem um pequeno impulsionamento econômico com programas governamentais, os quais incentivam os produtores e ainda ampliam o acesso à alimentação de todos, melhorando assim a qualidade de vida e o acesso ao mercado.

Veja também: Anglo-Nubiana: conheça essa raça de caprinos

Comercialização do leite de cabra e derivados

Conforme a oferta do produto alcança mais mercado, a comercialização e as exigências vão mudando e tornando-se mais acessíveis. No entanto, essa ainda não é a realidade do leite de cabra comercializado, sendo esse o maior desafio.

Os laticínios brasileiros precisam concorrer com produtos lácteos oriundos de outros países, como a França, por exemplo, o que resulta em baixo incentivo ao mercado interno. Uma boa solução seria a fabricação de derivados menos requintados e mais acessíveis aliada à melhor oferta de modo geral, com divulgação agressiva dos produtos e disponibilidade em mais locais de comercialização, além da profissionalização da atividade.

De forma geral, a industrialização do leite de cabra é uma atitude mais viável devido à carência de melhores opções de comercialização in natura. Dentro desse contexto, o iogurte e o sorvete de leite de cabra são boas opções por apresentarem facilidade de preparo e melhor conservação.

Atenção aos princípios de qualidade

A cadeia produtiva da caprinocultura é dividida em três etapas principais: produção, beneficiamento e comercialização. A atenção está em manter os animais livres de doenças ou estresse, de forma que nenhum impacto recaia sobre o leite.

Para tanto, é fundamental a adoção de um programa de saúde para o rebanho e de Boas Práticas Agropecuárias a fim de garantir matéria prima de qualidade, preço justo ao consumidor, além da redução das taxas de mastite clínica e subclínica nas cabras.

Produção de leite de cabra em larga escala sob cuidados de melhor com blusa verde
A produção de leite de cabra é um processo relativamente simples que envolve alguns cuidados básicos, similar à produção de leite de vaca.

Leia também: Conheça as principais doenças em caprinos e proteja seu rebanho

Desafios da produção

Desde os tempos antigos, o leite de cabra é considerado um alimento valioso devido às suas propriedades nutritivas. No entanto, sua produção apresenta desafios, especialmente no que tange ao acesso ao mercado.

Apesar de as cabras precisarem de atenção e cuidados nutricionais específicos e de qualidade, o principal desafio ainda está no mercado que é dominado especialmente por produtos de origem estrangeira. Além disso, também há poucos incentivos assistenciais aos pequenos produtores, que são a maioria.

Outro ponto difícil de driblar é a baixa densidade de produção por área que cria problemas importantes na captação do leite. Resultado disso é o maior custo industrial dos laticínios, encarecendo invariavelmente os produtos nas gôndolas do supermercado, o que prejudica tanto o consumidor final quanto o pequeno produtor que não recebe por isso.

Com certeza há muito espaço para evoluir no desenvolvimento de uma cadeia produtiva mais integrada, conferindo qualidade e acesso à ferramentas de gestão ao público produtor, que também é desmotivado ao longo do processo. Vale destacar também que a produção do leite de cabra requer muito cuidado e atenção para garantir que o alimento final seja da melhor qualidade possível e ofereça todos os benefícios nutricionais esperados pelos consumidores.

O leite de cabra e seus derivados têm um significativo potencial de mercado e boa aceitação do público, mas há uma clara necessidade de melhor entendimento por parte dos produtores a fim de aproveitar as oportunidades atuais e futuras do mercado. A produção pode ser uma ótima alternativa para quem deseja se dedicar ao agronegócio.

Agora que você já sabe como está o panorama da caprinocultura no Brasil, conheça uma produção de cabras de destaque no árido brasileiro:

Fonte: Fatos Rurais.

E então, gostou desse conteúdo? Confira o nosso artigo com dicas para selecionar ovinos e caprinos e aprofunde seus conhecimentos sobre a caprinocultura. Boa leitura!

Post Relacionado

Conheça a raça de caprinos Savana

Conheça a raça de caprinos Savana

A raça de caprinos Savana, carinhosamente chamada de “Nelore das cabras”, destaca-se pelo seu notável rendimento e qualidade de carcaça.…