Muito provavelmente você já experimentou morango, mas você conhece os benefícios que ele pode proporcionar ao organismo?
Essa fruta versátil, saborosa e levemente ácida é capaz de agradar a praticamente todos os paladares, uma vez que pode ser consumida de diversas maneiras. Há quem prefira comer a fruta pura e aqueles que gostam de utilizá-la em sobremesas, geleias e compotas.
Sendo assim, neste artigo vamos falar um pouco mais sobre essa fruta, além de apresentar os benefícios do morango à nossa saúde. Boa leitura!
Conheça um pouco mais sobre o morango
Essa fruta é originária dos locais mais temperados do hemisfério norte. No Brasil, sua produção é concentrada principalmente nas regiões de serra dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Como é sensível ao fotoperíodo, a planta é mais comumente encontrada nos meses de primavera e inverno.
O morango é o representante mais consumido das chamadas “frutas vermelhas“, que também são representadas pela framboesa, amora e cranberry, encontrados por aqui com menor frequência.
Mas, afinal, o que essas frutas possuem em comum? A alta concentração de antocianinas, um tipo de antioxidante que traz esse tom avermelhado ou arroxeado às mesmas.
O morango pode ser utilizado no preparo de doces, sobremesas, bolachas, biscoitos, sorvetes, smoothies, sucos, vitaminas e muitas receitas saudáveis, principalmente quando combinado com iogurtes naturais e fontes de fibras. Também há quem prefira consumir essa fruta com saladas.
Independentemente da forma que você prefira consumir o morango, queremos te ajudar a tornar esse hábito ainda mais prazeroso. A seguir, confira quais são os principais benefícios dessa fruta.
Leia também: Kiwi: plantio e benefícios dessa fruta exótica!
Os benefícios do morango para a saúde
O morango é rico em antioxidantes, antocianinas, fibras, ácido elágico, cálcio, magnésio, potássio, zinco e vitaminas dos tipos C, B2 e B6. Além disso, é pouco calórico: 100 gramas do fruto possuem pouco mais de 30 calorias.
A alta concentração de antocianinas no morango traz benefícios ao cérebro: a fruta previne a perda de memória, assim como estimula o bom funcionamento do mesmo.
O morango também possui efeito antienvelhecimento – o que acontece tanto pelos antioxidantes, que mantém a pele e o organismo jovens e saudáveis, mas também pela vitamina C e demais nutrientes.
O ácido elágico, por sua vez, ajuda a manter o aparelho digestivo trabalhando bem, melhorando as funções intestinais e impedindo a formação de tumores no intestino. Ademais, nos últimos tempos o morango também foi associado como auxiliar no tratamento de Retocolite Ulcerativa e da doença de Crohn.
Além disso, é considerado um alimento preventivo de vários tipos de câncer, uma vez que ele estimula o combate de radicais livres.
Prevenção de doenças cardiovasculares
O morango também é uma fruta aliada à saúde do coração. De acordo com uma publicação do The Journal of Nutrition, isso acontece principalmente pela alta concentração de flavonoides que agem na diminuição da quantidade de PCR (Proteína C-Reativa) no organismo.
Mas, o que isso significa? A queda nos níveis dessa proteína é um indicativo de menores riscos associados a problemas do coração, uma vez que quanto maior a sua concentração no organismo, maior é a inflamação no mesmo.
Os benefícios dessa fruta ao coração não param por aí. O morango ainda contribui para a diminuição no LDL (colesterol ruim) do organismo. Um estudo publicado no Journal of Nutritional Biochemistry constatou que o consumo de 500 gramas dessa fruta por dia, ao longo de um mês, reduziu em 9% os níveis de colesterol dos participantes do experimento.
Isso acontece pela alta concentração de antocianina nessa fruta, que diminui a inflamação dos tecidos, assim como as taxas de triglicerídeos e colesterol.
O mesmo vale no caso da pressão arterial. Não só o morango como as demais frutas vermelhas são aliadas na queda da pressão arterial e aumento da concentração de HDL (colesterol bom).
Aliás, um estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition, conduzido com 5 mil homens e quase 30 mil mulheres, apontou redução de 8% nos riscos de hipertensão em pessoas que consomem essa fruta com frequência.
Veja também: Frutíferas em vasos. Como cultivar?
Redução da glicose no sangue
O morango é uma fruta de baixíssimo índice glicêmico, o que faz dele um aliado não só das pessoas que buscam uma dieta voltada ao emagrecimento, mas de pessoas com diabetes, que não devem consumir açúcares em alta quantidade.
O consumo dessa fruta pode estar associado também à queda nas taxas de glicose na corrente sanguínea. Isso acontece uma vez que a sua alta concentração em polifenóis diminui a resposta glicêmica do organismo à sacarose.
Melhora do sistema imunológico
Pouco se fala sobre esse benefício do morango. Mas, a verdade é que sua concentração de vitamina C é altíssima. Dessa forma, essa fruta fortalece as defesas imunes do nosso organismo, tornando-o muito mais resistente no combate de doenças, cicatrização de feridas, absorção de nutrientes e assim por diante.
No vídeo abaixo, confira mais 12 benefícios do morango à sua saúde:
Depois de conhecer os benefícios, coloque o morango em tudo!
E, como já mencionamos anteriormente, essa fruta pode ser facilmente combinada com tudo. Que tal uma torta de morango? É uma mistura de doce com a acidez dessa fruta.
Outra dica é comer a fruta pura, ou em vitaminas com água ou leite. Consuma-o da forma como preferir e veja seus benefícios – literalmente – na própria pele!
Viu só quantos benefícios o morango pode trazer para sua saúde? Então aproveite e acesse o nosso artigo sobre como plantar morango, e aprenda a cultivar essa fruta deliciosa!