Como plantar morango? Cuidados no plantio

Como plantar morango? Cuidados no plantio

Fruto rico em vitamina C e um dos mais consumidos no mundo, o plantio de morango pode ser mais uma boa opção de renda para o produtor rural, principalmente na agricultura familiar.

A tarefa não é tão difícil quanto parece. Até mesmo quem mora em apartamento pode plantar morangos. Tudo depende da sua disposição para cuidar da fruta desde o momento do plantio da semente até a hora da colheita. Mas, plantar morangos exige atenção especial a alguns fatores, como clima, solo e que o fruto não tenha contato direto com a terra, para não estragar.

O morango é uma planta híbrida que surgiu na França durante o século XVIII, resultante do cruzamento de duas espécies silvestres. Dessa forma, graças ao tamanho de seus frutos e da produtividade da planta, este híbrido se tornou o mais cultivado do mundo.

No Brasil, vem atraindo cada vez mais produtores. Minas Gerais e São Paulo lideram a produção, com mais de 60% do cultivo. O Rio Grande do Sul também está se destacando no plantio pela qualidade do fruto. A propósito, o morango pode ser produzido de diferentes formas: orgânico, convencional, em estufa alta, no chão e hidropônico, quando as plantas ficam elevadas do solo, em bandejas horizontais, aumentando a produtividade.

Além do consumo in natura da fruta, apreciado por ser um alimento com baixo valor calórico, e usado em bolos e doces, o morango é destinado também ao mercado industrial, como congelamento da polpa, fabricação de sorvetes, geleia, compotas e sucos.

O Brasil também é exportador de morangos. Entre janeiro e agosto de 2021, o Japão foi o principal comprador do Brasil, importando 8,2 toneladas, seguido por Uruguai, Paraguai e Argentina. Portanto, o Brasil desempenha um papel significativo tanto na produção quanto no comércio internacional de morangos.

Morangos em vasilhas para venda
O morango pode ser comercializado in natura ou destinado ao mercado industrial. Atrai cada vez mais produtores.

Cultivo do morango: cuidados no plantio

O morangueiro é uma planta perene que atinge geralmente de 10 a 30 cm de altura. Suas folhas são como um trevo e podem ser usadas para fazer chá, ajudando na perda de peso. A planta inteira pode ser usada para fins medicinais.

Indicado principalmente para a agricultura familiar, plantar morangos depende do clima da região de cultivo, variando do final de fevereiro ao fim de abril. O cultivo em estufas permite a produção da fruta praticamente durante todo o ano, garantindo melhores preços.

O clima é um dos principais fatores que determinam o maior desenvolvimento do morango. Nesse sentido, temperaturas entre 13 a 26°C são as ideais para garantir uma boa floração e frutificação.

Nos últimos anos, houve um avanço tecnológico no plantio comercial do morango no Brasil, pois ocorreram mudanças no sistema de cultivo, melhora no processo de produção das mudas e a introdução de novos materiais genéticos, permitindo plantar durante todo o ano.

O solo mais adequado é o arenoso-argiloso, bem drenado e rico em matéria orgânica, com boa exposição à luz solar. É indicado o uso de estufas e túneis baixos, porque permitem a produção de frutos de melhor qualidade, reduzindo as perdas por geadas ou excesso de chuvas.

Plantio de morangos sobre filme plástico
O morango não pode ter contato com a terra. Por isso, é preciso usar filme plástico ou cobertura morta.

Plantio das mudas de morango

As mudas de morango podem ser plantadas em canteiros, o que facilita a drenagem. Mas, é preciso deixar espaço entre as plantas para facilitar os tratos culturais e a colheita. A altura do canteiro deverá ser de 20 a 30 cm nos terrenos planos e 15 cm nos terrenos inclinados.

Após plantar as mudas, é preciso fazer uma irrigação por aspersão no final da tarde, para que a terra encoste nas raízes e a planta possa absorver água e os nutrientes do solo. Uma opção bem interessante é plantar morangos no sistema de hidroponia ou semi-hidroponia.

Confira a experiência de uma família de produtores de morangos:

Fonte: Epagri Vídeos

Manejo da vegetação e cobertura

Fases do pé de morango em desenho
Ciclo de crescimento do morangueiro. É um cultivo indicado principalmente para a agricultura familiar.

O canteiro precisa ser coberto para que as frutas não tenham contato direto com o solo, evitando com isso que apodreçam, sofram o ataque de pragas e facilitar o controle das plantas invasoras.

Para essa cobertura do solo, use um filme plástico que também ajuda a manter os nutrientes do solo, a umidade e a temperatura. Pode optar também por uma cobertura morta que ajuda a produzir frutos com maior concentração de açúcar.

A utilização de estufas plásticas reduzem o risco do ataque de pragas e doenças durante o cultivo. Devem ter comprimento máximo de 40 metros, largura de 8 a 12 metros e altura mínima do pé-direito de 3 metros. Para que ocorra um bom manejo da estufa, é recomendado manter as cortinas sempre abertas. Só devem ser fechadas em caso de chuva, ventos fortes e geadas.

Ao plantar morango, saiba que a fruta pode sofrer o ataque de diversos fungos, bactérias e vírus que prejudicam as folhas, caules, frutos e raízes. Aliás, uma dica é usar sempre mudas sadias e de boa procedência. Entretanto, aquelas atacadas por pragas devem ser eliminadas. O manejo de produtos químicos deve ser feito sob orientação de técnicos habilitados.

Colheita do morango

A maturação dos frutos do morango começa entre 2 a 3 meses após o plantio e estende-se por até 7 meses, dependendo da região onde é cultivado.

Colheita de morangos com as mãos
A colheita deve ser feita nas horas mais frescas do dia. Frutos mais vermelhos (maduros) garantem melhor qualidade.

Frutos destinados ao mercado de frutas in natura são geralmente colhidos com ¾ de coloração vermelha.

Mas, se forem vendidos em mercados próximos, podem ser colhidos totalmente maduros, o que garante melhor qualidade. Os frutos muito maduros são destinados à indústria.

A colheita deve ser feita nas horas mais frescas do dia, através de corte do cabo que liga à fruta, colocando-se os morangos nos contentores com o máximo de cuidado.

Em seguida, os frutos devem ser resfriados o mais rapidamente possível (até duas horas após a colheita), para evitar que amadureçam de forma precoce e possam estragar.

Como plantar morango em casa

Plantar morango é uma atividade que também pode ser feita em casa, em pequenos canteiros ou em vasos, desde que você siga algumas recomendações.

Primeiramente é preciso que a área escolhida para plantar morango receba sol pelo menos quatro horas por dia.

Veja as dicas do agrônomo Alexandre Guerra para o cultivo em apartamento:

Fonte: Cortes Globo Rural

Use vasos grandes ou canos de PVC

Podem ser usados vasos grandes, de dois ou três litros. Para que este tipo de plantio, outras opções proporcionam melhores resultados, como embalagens descartáveis, canos de PVC ou garrafas pet. O distanciamento entre as plantas deve ser de 30 centímetros.

Para o solo, recomenda-se o uso de terra já preparada, que já vem adubada, e o substrato, que é mais leve. Pode usar esses dois produtos “meio a meio”.

A irrigação vai depender da temperatura do ambiente. É importante que a terra esteja sempre úmida, mas nunca encharcada e nem atingir os morangos.

A dica é usar cobertura morta que, como já dissemos, ajuda a produzir frutos mais saborosos. Aliás, a horta deve ser supervisionada diariamente, retirando folhas secas e ficando atento se não há fungos ou insetos.

Mas, como saber se a planta está precisando de algum nutriente? Em suma, isso ocorre quando o morango não se desenvolve bem, com frutos pequenos e durinhos, com uma cor mais para verde do que avermelhada. Tudo indica erro na dosagem da adubação ou falta de água.

Para saber ainda mais, veja um vídeo interessante sobre como produzir em uma horta vertical (Torre de Morangos) que cabe dentro de qualquer apartamento.

Como vimos, ter uma plantação de morango em casa pode ser bastante benéfico para a saúde em dois sentidos: você terá um alimento saudável à sua disposição e poderá distrair a mente enquanto trabalha no cultivo.

Gostou do texto? Será que agora você já sabe como plantar morangos? Arrisque iniciar um plantio caseiro ou comercial e poderá saborear as frutas ‘direto do pé’.

Continue na jornada da produção de alimentos saudáveis com este texto sobre como plantar pitaya.

Até a próxima leitura!

Post Relacionado