Bezerras: o investimento do futuro

Bezerras: o investimento do futuro

A pecuária leiteira tem grandes desafios, ultimamente manter a propriedade operando no azul, tem sido uma ação frequente em várias criações.

De qualquer modo, olhar o futuro deve ser sempre o desafio a ser vencido. Neste aspecto, pensar nas bezerras é o grande investimento.

Muitos enxergam como custo, apenas gasto, mas são elas a possibilidade de grandes ganhos. Economizar no leite, ou no melhor tratamento, é sabotar o amanhã da produção.

Pensando em reforçar este conhecimento, separamos algumas dicas essenciais para a criação de bezerras, antes mesmo delas nascerem. Nesta, vamos descrever algumas ações pré-parto e até o momento do nascimento.

Na próxima, detalharemos o que fazer logo após a bezerra vir ao mundo. Estas primeiras ações são cruciais e devem ser realizadas com muito critério.

Organização

Antes de tudo pense no planejamento: quais ações devem ser feitas com antecedência. Já deixe designado o responsável, este precisa verificar as instalações, se precisam de reparos, etc.

Claro, não esquecendo de que vai precisar de água, colostro, feno, concentrado, etc. O que será necessário até o desmame.

Animais em pré-parto

A saúde da bezerra vai depender do período de gestação, o pré-parto é um ponto que demanda muito cuidado.

Vacas pré-parto em local confortável
As vacas devem estar em um ambiente confortável. Deixe todo material pronto para o momento do parto.

Os lotes devem ser separados, pensando no conforto e no agrupamento. Importante se puder selecionar um local de fácil visualização, para que possam verificar o momento do parto e auxiliar quando necessário.

As vacas também precisam receber uma alimentação balanceada, isto vai evitar os problemas metabólicos e de parto. A retenção de placenta pode custar muitos dias de descarte de leite.

Higiene

O bezerro quando nasce sai de um lugar sem contaminação, bem limpinho e fechado. No parto ele vai ter contato com microrganismos, muitos deles podem causar doenças.

Assim, o local do parto deve ser o mais limpo possível, para evitar um impacto muito grande de bactérias e vírus no mesmo momento. Lembrando que eles vêm ao mundo quase sem imunidades.

Observar

A vaca é preparada para parir sozinha, ou seja, na grande parte das vezes não há necessidade de interferência. Mas, ficar de olho é imperativo. Agir no momento certo pode ser decisivo para manter a vida da vaca e do bezerro. Especialmente quando é parto de novilha.

Bezerro logo após o nascimento
Logo após o parto, os bezerros devem se mostrar ativos. Mesmo assim, é preciso monitorar essa etapa.

Lembrando que a escolha do reprodutor deve considerar este aspecto. Em novilhos deve-se, normalmente, privilegiar reprodutores que gerem animais pequenos ao parto.

Assim, o responsável por acompanhamento de parto deve ser treinado para saber quando agir, quando e se é necessário intervir.

O parto

Ocorrendo o parto sem intercorrências, deixe que a fêmea possa ter os primeiros contatos, faça a “higiene” que o instinto dela indica. Caso necessário, já retire os restos de placenta e verifique se o bezerro está em temperatura agradável, caso necessário busque aquecê-lo.

Lembre-se que ele veio de uma temperatura controlada acima de 38°C. Além de sair do ambiente aquático ele deixa de ter uma alta temperatura. E cuidado se for manipular o bezerro, as mãos devem estar bem limpas, sem nenhuma contaminação ou contato prévio com animal enfermo.

Bezerro sob os cuidados da mãe
Os bezerros tem poucas defesas naturais após o nascimento e recebe os primeiros cuidados da própria mãe.

O bezerro vem ao mundo sem defesas do corpo, há muita facilidade para que ele fique doente. O ideal é secar o bezerro com uma toalha limpa, retirando qualquer resíduo placentário e verificar os sinais de vitalidade, se ele está apático ou se está atento.

Na nossa próxima matéria vamos descrever as ações subsequentes.

Confira também: CPP do leite – será mesmo um vilão?

Post Relacionado