Colostro bovino: importância para os bezerros

Colostro bovino: importância para os bezerros

O colostro bovino, isto é, o leite que os bezerros sugam imediatamente após o parto, possui nutrientes de grande importância visando o desenvolvimento saudável desses animais, nos primeiros dias de nascimento.

Esse tipo de leite é rico em vitamina A, B12, vitamina E, bem como de diversas proteínas e minerais, como o cálcio, magnésio e sódio. Além disso, possui uma carga de imunoglobulina, ou seja, os anticorpos que farão parte da defesa dos bezerros recém-nascidos.

Colostro não é o mesmo que o leite de transição. Este, é a secreção que passa de colostro bovino ao leite integral gradualmente, perdendo as características nutricionais. Assim sendo, descubra mais acompanhando nosso artigo!

Qual o papel do colostro bovino?

O colostro bovino é secretado pela vaca depois do parto e sua disposição dura entre três e quatro dias e, portanto, é de vital importância para sobrevivência dos bezerros.

Então, os ruminantes, diferente de outros mamíferos, não possuem a capacidade de passar anticorpos através da placenta ao feto, durante o período gestacional.

Assim sendo, através do colostro bovino são transmitidas as células de defesa dos bezerros recém-nascidos, ajudando a evitar diversas doenças e infecções.

Essa transferência de anticorpos é conhecida como imunidade passiva. Ela será a principal defesa do organismo dos bezerros, após duas ou três semanas depois do nascimento e inegavelmente até que ele desenvolva sua própria imunidade.

Especialista destaca importância do colostro bovino

Em um artigo recente do iGrow, a pesquisadora Janna Kincheloe, Ph.D. e especialista em extensão de área, sistemas pecuários, afirmou que a importância do colostro bovino não deve ser subestimada.

Os bezerros privados de colostro têm 50 a 75 vezes mais probabilidade de morrer nas primeiras três semanas de vida, a maioria deles na primeira semana“, destacou.

Dessa maneira, com relação ao que pode causar uma falha de transferência passiva (FPT), Janna Kincheloe afirma que pode ocorrer no caso da vaca estar em uma dieta alimentar com déficit de energia, estresse de temperatura, distocia, dificuldade de parto e falta de maternidade ou lamber o bezerro até secar após o nascimento.

Transferência de imunidade passiva

Encontrados geralmente circulando no sangue, os anticorpos compõem o sistema imune da maioria dos seres vivos. Afinal, atuam na descoberta e destruição de micro-organismos invasores e na proteção da membrana que envolve os órgãos.

Homem ajudando bezerro a se alimentar do colostro
O colostro é um fundamental para a saúde dos bezerros recém-nascidos. Muitas vezes é preciso um manejo no sentido que receba esse leite.

Dessa forma, nos rebanhos em que existe falha no manejo do colostro bovino, deixa de existir essa imunidade passiva, o que aumenta a incidência de doenças como onfalites, doenças respiratórias e artrites, além de menos ganho de peso.

Portanto, o manejo correto é essencial para os cuidados com bezerros recém-nascidos e na qualidade do desenvolvimento do animal posteriormente.

Além do papel vital no sistema imune dos bezerros, o colostro bovino tem grande função nutricional, já que apresenta maior teor de gordura e de sólidos, do que o leite integral.

Composição do colostro bovino

A gordura e proteínas do colostro bovino são as únicas fontes energéticas dos bezerros nos primeiros dias de vida. Ademais, há diversos outros nutrientes que possuem várias finalidades, entre eles o desenvolvimento do sistema gastrointestinal. Alguns exemplos:

  • Lactoferrina
  • IgG, IgA e IgM
  • Retinol
  • B — caroteno
  • Riboflavina

Com a finalidade de garantir a eficiência do colostro bovino, é preciso garantir a qualidade e a quantidade de suprimento dessa substância.

É preciso também ficar atento aos fatores que possam afetar a assimilação do leite no organismo dos bezerros.

Idade e genética da vaca

Uma vaca, a partir do segundo parto (multípara), produz mais colostro e de melhor qualidade, em comparação a uma de primeira lactação, porque ao longo da vida teve mais contato com micro-organismos.

Ainda mais é observado que vacas que apresentam a característica genética de maior capacidade produtiva, também produzem mais colostro bovino e de melhor qualidade.

Ingestão do colostro bovino

O que poucos sabem é que existe um tempo limite para que o colostro seja absorvido de maneira eficiente pelo organismo do animal, porque nas primeiras horas de vida os bezerros apresentam uma maior capacidade de absorção em seu aparelho digestivo.

Vaca limpando bezerro logo após o parto
Logo após o parto é fundamental que os bezerros recém-nascidos tenham a imunidade contra doenças. Começa com o colostro.

Após esta janela de tempo, acontece uma perda gradual da capacidade de absorção dos nutrientes, comprometendo drasticamente sua eficiência. O recomendado é que o bezerro neonato receba o colostro em até 6 horas após o parto.

O recomendado, em geral, é a administração de colostro na taxa de 10% em relação ao peso dos bezerros recém-nascidos. A transferência, via mamadeira ou sonda, permite o controle correto da ingestão desse leite.

Isso porque a transferência passiva de anticorpos, pela amamentação natural, é menos eficiente do que os métodos de colostragem controlada que citamos acima.

Um ponto importante de checagem, no sentido de garantir que o colostro bovino tem qualidade, é a indicação da quantidade de anticorpos na composição da substância. As ferramentas utilizadas para estimar estas taxas são o refratômetro e o colostrômetro.

No vídeo abaixo, confira a importância de fazer a colostragem:

Fonte: Repórter Agro.

Avaliando o colostro bovino

A qualidade do colostro e muito importante. Por isso, vamos falar um pouco das ferramentas de avaliação mais comuns:

Colostrômetro

Com este aparelho, é feito um teste rápido e fácil, que tem como base a relação de densidade entre o colostro e a concentração de anticorpos. Por isso é muito utilizado.

O teste deve ser feito com o colostro em temperatura entre 21 e 25 °C. Com temperaturas fora dessa faixa, a ferramenta pode gerar uma leitura errada da qualidade do colostro bovino.

Aliás, o colostrômetro tem a marcação em intervalos de 5 mg de imunoglobulina por mililitro (ml), considerando isso as medidas determinantes de qualidade são:

  • Excelente: 50 a 140 mg/ml;
  • Razoável: 20 a 50 mg/ml;
  • Baixo: 20 mg/ml ou inferior.

Há diversos métodos de colostragem. Dentre eles, podemos citar os mais populares nas fazendas leiteiras:

  • Sonda esofágica
  • Mamadeira
  • Amamentação natural

Refratômetro

A porcentagem medida no refratômetro também está relacionada com a concentração de anticorpos no colostro bovino.

O refratômetro deve ser posicionado na perpendicular em relação a uma fonte de luz, para o percentual ser calculado, sendo o valor considerado seguro: >50 mg/ml (21%).

Banco de colostro

O colostro bovino de boa qualidade, excedente, deve ser armazenado com objetivo de manter um suprimento à disposição. O armazenamento desse tipo de leite pode ser feito em garrafas ou sacos plásticos, em quantidade de um litro por embalagem.

Bezerros se alimentando de colostro
O colostro bovino pode ser armazenado em um “banco de leite” e posteriormente servir de alimento aos bezerros.

Estas quantidades devem ser congeladas, sempre atentando à higiene durante todo processo de manipulação do colostro bovino, e, com isso, evitar contaminações.

Os técnicos recomendam que é importante manter registrada a data de coleta, as informações de avaliação bem como sempre identificar de qual vaca foi coletado o colostro.

Para o uso, o material deve ser descongelado em temperatura de no máximo 50 °C, visando evitar a destruição dos anticorpos.

A alimentação do neonato deve ser com em temperatura de cerca de 39 °C, que é a temperatura corporal natural em bezerros.

Portanto, após aprender sobre a importância do colostro bovino, acesse também nosso artigo sobre o manejo correto de bezerros leiteiros. Boa leitura!!

Post Relacionado