Bioestimulante: uso na agricultura tem bons resultados

Bioestimulante: uso na agricultura tem bons resultados

O uso de bioestimulante, substância que ajuda a fortalecer o mecanismo natural de autodefesa da planta, com maior absorção de nutrientes e tolerância a estresses como de clima, apresenta bons resultados em diferentes culturas. Além disso, melhora a fertilidade do solo e combate as pragas.

Neste artigo, vamos apresentar o que é e como funciona o bioestimulante vegetal, considerado um regulador de crescimento das plantas, mantendo o seu equilíbrio hormonal. Assim sendo, mostraremos, como exemplo, o produto Stark, da Max Crop, que vem sendo muito elogiado por produtores rurais em todo o Brasil.

O que é um bioestimulante?

O bioestimulante, na prática, funciona como um regulador de crescimento das plantas. Esse produto foi criado há cerca de 15 anos nos EUA, com a chamada Coalizão de Bioestimulantes.

Anteriormente, o primeiro bioestimulante, comprovado cientificamente, havia sido criado há mais de 100 anos pelo professor William B. Bottomley que realizou vários experimentos com plantas e microrganismos provenientes dos solos.

Lavoura de abobrinha com aplicação de bioestimulante
Lavoura de abobrinha com aplicação de bioestimulante: substância pode ser usada em diversas culturas.

Seu objetivo era testar a qualidade da turfa (massa de tecido de várias plantas) e seus extratos como fertilizantes. Mas, na época as substâncias oriundas da extração não foram chamadas de bioestimulantes, mas de ácidos húmicos, diferente da definição atual.

Como atua e qual a composição do bioestimulante?

O bioestimulante é composto de hormônios vegetais ou sintéticos que atuam diretamente no desenvolvimento de vegetais em toda a sua estrutura. Possui aminoácidos, nitrogênio, fósforo, potássio, vitaminas, algumas algas marinhas e também ácido ascórbico.

Na prática, faz com que as plantas consigam extrair mais nutrientes e água do solo, aumentando o seu desenvolvimento e qualidade. Além disso, atua como um agente protetor, uma vez que a cultura fica menos vulnerável ao estresse hídrico, causado pelos períodos de estiagem.

Lavoura com aplicação de bioestimulante
Com o bioestimulante, as plantas têm um maior crescimento porque absorvem mais nutrientes e água do solo.

A aplicação do bioestimulante aumenta a capacidade antioxidante da planta, reduzindo a toxicidade dos radicais livres e disponibilizando mais energia para que desenvolva seu sistema radicular e a parte foliar.

Ademais, o bioestimulante ajuda a manter as plantas livres de pragas, mesmo sem o uso de agrotóxicos. Assim sendo, é uma opção importante com o fim de impulsionar a agricultura orgânica.

Stark: um exemplo de bioestimulante

Fabricado pela Max Crop, empresa de tecnologia que atua há 25 anos no ramo agroquímico, voltada a segmentos, em especial agricultura, o bioestimulante Stark é quelatizado e complexado por aminoácidos.

O produto tem total absorção pela planta, anulando o risco de incompatibilidade. Permite, por exemplo, o uso associado aos produtos biológicos e herbicidas, (não existindo incompatibilidade evidenciada até hoje), garantindo, desta forma, a eficácia dos defensivos.

Produto Stark em diferentes embalagens
O produto Stark vem em diferentes tamanhos de embalagens, de acordo com as necessidades do produtor.

Com o aumento das fitoalexinas, o bioestimulante Stark proporciona maior arranque inicial, maior resistência a instabilidades climáticas e biológicas (pragas e doenças), melhor formação do sistema radicular, e maior número de ramos e órgãos reprodutivos.

Resultados na agricultura

O bioestimulante Stark apresenta bons resultados que podem ser notados em pouco mais de 20 dias de aplicação na lavoura. Há produtores que usam o protocolo da Max Crop, ou seja, aplicações de outros produtos da empresa como Proton e Max Top, indicado, por exemplo, para a cultura do limão.

Percebi uma maior uniformidade, maior floração e maior pegamento de frutos. Notei também uma melhora significativa no controle da “podridão floral” (estrelinha). Com esses resultados certamente teremos um aumento produtivo em comparação aos anos anteriores. Eu uso e recomendo o protocolo Max Crop para a cultura do limão“, afirmou o produtor Marcos Rogério Pivetta, de Monte Alto/SP.

Ademais, outro exemplo é na lavoura de pimentão do produtor Eduardo de Oliveira Pereira, em Araguari/MG, que foi totalmente recuperada após sofrer os danos causados por uma geada. Confira no vídeo:

Fonte: Max Crop.

Melhora o desenvolvimento das plantas

Entre os seus principais benefícios, o Stark permite o aumento das fitoalexinas, proporcionando maior arranque inicial, resistência a intempéries climáticas e biológicas (pragas e doenças), formação do sistema radicular, e ao mesmo tempo maior número de ramos e órgãos reprodutivos.

O Stark corresponde a um bioestimulante quelatizado e complexado por aminoácidos. O produto tem total absorção pela planta, anulando o risco de incompatibilidade.

Diferença de qualidade com uso do Stark
Na lavoura da cana-de-açúcar, confira a diferença da qualidade com o uso do Stark da Max Crop.

Permite o uso associado aos produtos biológicos e herbicidas (não existindo incompatibilidade evidenciada até hoje), garantindo, dessa forma, a eficácia dos defensivos.

Em todas as situações de uso até o momento, o bioestimulante Stark anulou (total ou parcialmente) o efeito de fitotoxicidade e estresse nas culturas, melhorando o desenvolvimento normal da planta. Define-se como um produto de rápida absorção e com pH estável de 5,5.

Conclusão

Como mostramos neste artigo, o uso do bioestimulante apresenta bons resultados em diferentes lavouras, tendo como principais funções proporcionar maior crescimento das plantas, absorvendo nutrientes e água.

Mas, existem outras estratégias importantes que devem ser adotadas pelo agricultor antes mesmo de iniciar o plantio. Uma delas é realizar a correção do solo. Acesse nosso post e entenda como fazer esse procedimento. Boa leitura!

Post Relacionado