Como plantar uma muda de árvore: veja o passo a passo

Como plantar uma muda de árvore: veja o passo a passo

Plantar uma muda de árvore certamente vai transformar, no futuro, o visual de qualquer área, gerando sombra, ar puro e, dependendo da espécie, até frutas.

Embora plantar uma muda de árvore seja uma tarefa relativamente simples, envolve etapas práticas e algumas recomendações que iremos mostrar neste artigo, mas que podem ser feitas por qualquer pessoa. Que tal plantar uma com seu filho ou com toda a família?

Você quer descobrir como realizar essa tarefa no seu quintal, pomar ou no espaço de sua preferência? Então, basta acompanhar o nosso artigo a seguir.

Como selecionar uma muda de árvore?

Em primeiro lugar, a espécie de árvore escolhida deve se basear nas características do local onde a mesma será plantada e nas suas finalidades, afinal, será um investimento de longo prazo. Por isso, antes de realizar o processo, leve em consideração alguns fatores, como:

  • Adaptação da espécie ao clima da sua região;
  • Tamanho que a árvore poderá atingir;
  • Sombra que ela proporcionará;
  • Espaço que irá ocupar;
  • Tipo de fruto que ela produz.

Se a futura árvore for plantada na calçada, em frente de sua casa, não esqueça de verificar se ela respeita as diretrizes de arborização urbana do município. Existem aquelas espécies cujas raízes crescem muito e podem danificar a calçada, muro ou o próprio imóvel. Além disso, frutíferas podem atrair animais, então é outro ponto de atenção.

Raízes de árvores danificando calçada. Preocupação com escolha da muda
Ao escolher a espécie de muda a ser plantada, é preciso cuidado porque as raízes da árvore, na fase adulta, podem danificar a calçada.

Na hora de selecionar a muda de árvore visando o plantio, lembre-se também de averiguar pontos como:

  • Se a muda está com identificação correta (nome da espécie, do viveiro, idade);
  • Se a muda está sadia, livre de patógenos;
  • O estado das raízes.

No caso deste último ponto, verifique as raízes antes de adquirir a muda de árvore porque alguns detalhes podem prejudicar o crescimento da planta. Exemplo: no caso de raízes circulando o tronco, pode causar sufocamento e, eventualmente, a sua morte em pouco tempo.

Aliás, embora não seja tecnicamente uma árvore, as dicas acima também valem para outros tipos de plantas, como as palmeiras, que possuem mais de duas mil espécies registradas e podem ser uma boa opção para o jardim da sua casa.

Leia também: Tipos de palmeiras: conheça mais para escolher melhor.

Qual a melhor época para plantar uma árvore?

Embora plantar uma muda de árvore seja uma tarefa simples, conforme citamos acima, é preciso seguir algumas recomendações. Uma delas é com relação a melhor época do ano para o plantio.

O ideal é plantar uma muda de árvore em meados da primavera, uma vez que o frio do inverno está acabando e essa temperatura amena da estação que vem a seguir, associada à chuva, favorece o crescimento da planta.

Embora seja possível realizar o plantio no outono, não é o mais aconselhável, porque, embora seja uma estação um pouco mais quente, logo a muda será submetida às temperaturas adversas durante o inverno, quando ainda são muito frágeis.

Espaçamento entre as mudas de árvores
É preciso ficar atento também ao espaçamento entre as mudas de árvores. Assim, irão crescer de maneira correta.

Outro detalhe importante é a distância entre as plantas. O ideal é deixar um espaçamento de pelo menos 3 metros entre uma muda e outra porque assim estará permitindo o crescimento de maneira correta. Local com boa iluminação também é importante.

Passo a passo para plantar uma muda de árvore

Escolhida a muda da árvore, agora é encontrar o local onde será feito o plantio de tal forma que tenha as seguintes características:

  • Presença de sol pleno por, no mínimo, oito horas por dia;
  • Solo bem drenado;
  • pH entre 6 e 7,5;
  • Baixa incidência de ventos fortes.

Em seguida, usando uma pá, abra o buraco onde a planta será colocada. O ideal é que essa cova seja aberta somente um pouco antes do plantio. Assim, evitará o endurecimento lateral e do fundo, o que poderá dificultar o crescimento das raízes.

Abrir cova para plantio de muda de árvore
Ao abrir a cova, use uma pá e verifique a profundidade ideal. Dessa maneira, a muda de árvore vai se desenvolver corretamente.

Verifique se a terra está úmida. Se não estiver, providencie água, mas não demais com o fim de não deixar o buraco encharcado. Igualmente, pegue um pouco da terra retirada e misture com adubo, de preferência orgânico, rico em elementos como fósforo e potássio. Essa mistura deve ser colocada no fundo da cova.

Não esqueça de tirar o saquinho, aproveitando toda terra que vier com as raízes da muda. Ela só deve ser colocada no local definitivo uma hora depois de ter ficado na sombra, principalmente se a temperatura ambiente estiver muito elevada. Todo cuidado é importante nessa fase inicial do desenvolvimento da planta.

Tamanho do buraco

Mas, está em dúvida sobre o tamanho do buraco? Saiba que a cova vai interferir diretamente no pegamento inicial da muda e no desenvolvimento das primeiras raízes, normalmente finas e delicadas, que lhe darão suporte inicial.

No caso de árvores com mais de 1,80 m o ideal é uma cova de 60 cm de profundidade por 60 cm de largura. Para não errar, adote a seguinte regra: o buraco deve ser pelo menos duas vezes maior que o torrão.

Como cuidar da futura árvore?

Agora que já fez o plantio, é preciso cuidar dessa muda, principalmente na fase inicial. Finque um sarrafo ou pedaço de bambu, com pelo menos 60 cm de profundidade, que vai servir como tutor, proteger do vento e ajudar no crescimento do tronco que ainda é frágil.

Árvore em tamanho grande em um pasto
Cuidando bem da árvore, desde a fase de plantio da muda, ela vai crescer e criar uma paisagem diferenciada em sua casa ou propriedade.

Dependendo do local, principalmente se for na calçada ou local de circulação de pessoas ou animais, é preciso proteger a árvore, evitar vandalismo ou até mesmo fios de roçadeiras que podem danificar ou até cortar o caule. Uma dica é usar uma grade protetora ou cercado.

Por último, não esqueça de regar a muda da árvore. Assim, além de hidratar, a água ajudará na acomodação do solo, aumentando o contato da terra com as raízes. O ideal é fazer isso pelo menos uma vez por dia no primeiro mês após o plantio. Depois, pode ir espaçando as regras de forma gradativa quando perceber que a muda está crescendo.

Você sabe quais os benefícios que essas plantas podem trazer à sua vida, casa ou mesmo cidade? Confira no vídeo:

Fonte: Vida no Jardim.

Portanto, neste artigo procuramos apresentar as principais informações de como fazer o plantio de uma muda de árvore.

Agora, se você já tem certeza que quer plantar uma árvore para aproveitar os seus frutos, confira nosso post que traz detalhes sobre as principais espécies frutíferas, mudas e cuidados. Boa leitura!

Post Relacionado