Correção do solo: entenda como fazer e tire suas dúvidas!

Correção do solo: entenda como fazer e tire suas dúvidas!

A correção do solo é fundamental para manter as boas características físico-químicas da terra, com a finalidade de cultivar plantas saudáveis e a sua boa produtividade.

Entretanto, se essa operação não for feita corretamente, poderão ocorrer resultados contrários. É que em vez de contribuir ao bom desenvolvimento da lavoura, o solo pode prejudicar as plantas, acarretando problemas na sua produção.

Pensando nisso, preparamos este artigo para explicar como fazer a correção do solo corretamente e, dessa maneira, garantir o equilíbrio da terra e aumentar a produtividade da sua cultura.

Continue lendo e confira boas práticas que visam elevar o valor agregado dos seus produtos!

Como é feita a correção do solo?

A correção do solo é a técnica que adotamos antes do plantio visando preparar a terra para o recebimento das sementes.

Ela ocorre por meio da gessagem e/ou calagem, a qual consiste em aplicar substâncias que aumentem o teor de cálcio e enxofre, a fim de haver mais interação e absorção de nutrientes, equilibrando as substâncias presentes na terra, garantindo o bom desenvolvimento das plantas.

Implemento agrícola, puxado por trator, preparando o solo
Com o preparo do solo é necessário também fazer a calagem com objetivo de equilibrar os nutrientes e substâncias.

Além disso, a calagem ajuda a manter as características físicas prevenindo, por exemplo, a lixiviação do solo, ou seja, um processo erosivo que elimina a camada superficial e prejudica a concentração de nutrientes na terra.

Ao fazer essa correção aplicamos principalmente o calcário, que pode ser o produto bruto extraído diretamente da rocha calcária, bem como de outros quatro tipos de calcário:

Existem métodos diferentes utilizados no momento de realizar a calagem, como o da Embrapa e do IAC (Instituto Agronômico). Outros produtos podem ser aplicados em conjunto com o calcário, dependendo das necessidades de cada propriedade.

Quais são os benefícios da calagem?

No Brasil, o solo apresenta naturalmente um pH muito baixo, o que aumenta a sua acidez. Essa característica química faz com que não seja muito adequado à agricultura, já que nutrientes importantes, como potássio, nitrogênio e fósforo, encontram-se em quantidades reduzidas.

Por isso, é preciso fazer correções na fase do pré-plantio com objetivo de equilibrar as propriedades do solo. Assim, garantimos que esteja adequado ao desenvolvimento de plantas saudáveis e bem produtivas.

A seguir, explicamos melhor quais são os benefícios da calagem do solo, já que é uma etapa essencial para qualquer cultura.

Fornecimento de nutrientes às plantas

Com a finalidade de obter plantas saudáveis, é preciso que recebam nutrientes na quantidade certa, o que, como explicamos, não acontece naturalmente na grande maioria do solo brasileiro.

Afinal, a calagem aumenta a disponibilidade de substâncias essenciais, como os já citados (potássio, fósforo e nitrogênio) e também fornece cálcio, magnésio, além de outros específicos para cada tipo de cultura.

Correção da acidez do solo

A acidez do solo resulta em uma grande concentração de íons Al+3 e H+. Como resultado dessa característica natural, as plantas têm o seu crescimento prejudicado.

Trator realizando a correção do solo
A calagem é uma das alternativas mais utilizadas na correção do solo.

Entretanto, não necessariamente em função do pH reduzido, mas porque isso implica em uma alta concentração de alumínio. A correção da acidez minimiza a presença desse metal.

Neutralização do alumínio

A neutralização do alumínio é essencial porque apresenta toxicidade às plantas. Elas não conseguem desenvolver ou produzir conforme esperado quando sua concentração é muito alta. Em alguns casos, existe o risco de o solo se tornar infértil.

Desenvolvimento de plantas saudáveis

A correção do solo resulta em plantas mais saudáveis pela neutralização do alumínio, disponibilidade de nutrientes e por causa da agregação alcançada.

Aliás, ela torna a terra mais fértil favorecendo, inclusive, o desenvolvimento das raízes. Um sistema radicular mais robusto facilita a absorção da água e dos nutrientes, evitando também o tombamento da planta.

Como calcular a necessidade de calagem?

As propriedades da área de plantio variam bastante não apenas entre regiões ou cidades, mas também entre propriedades vizinhas. Isso porque o plantio de uma cultura anterior também provoca as alterações no solo.

Então, cada produtor precisa analisar as necessidades da sua terra e, assim, fazer o cálculo da calagem.

Calcário depositado no solo para ser aplicado
A quantidade de calcário a ser aplicada no solo vai depender de uma análise química.

Tudo se inicia com a coleta de uma amostra para análise química. Ela determinará a quantidade de calcário ideal no sentido de fazer a correção do solo, bem como outras características que precisam ser corrigidas e, assim sendo, viabilizar o plantio.

Para fazer esse cálculo serão necessárias algumas variáveis:

  • A saturação de bases do solo (V1);
  • A saturação desejada, entre 50 e 60% (V2);
  • A CTC (capacidade de troca de cátions) no PH neutro;
  • 100/PRNT do calcário (f).

Você descobrirá a quantidade de toneladas necessária por hectare para fazer a correção. Jogando na fórmula, teríamos a seguinte estrutura:

NC=[(V2-V1) x T x f/100

Perceba que, além dos valores obtidos na análise química do solo, temos que considerar o PRNT (Poder Relativo de Neutralização Total) do produto escolhido. Você encontrará com o distribuidor de calcário produtos com um percentual mais alto ou mais baixo.

Quanto maior for o percentual de PRNT, mais rápido o produto atua no solo. Todavia, seu cálculo de necessidade de calagem mostrará a quantidade de calcário necessária por hectare e deve considerar esse valor e, dessa maneira, conhecer a dose do produto. A fórmula a ser utilizada nesse caso é:

(t ha-1) x 100/PRNT

Em relação ao custo, para saber qual é mais vantajoso à sua propriedade, é interessante fazer um cálculo utilizando o valor do PRNT e o custo do produto.

A fórmula é simples, sendo que você só precisa dividir o preço pelo PRNT. O valor obtido é multiplicado por 100. O produto que alcançar um resultado menor é aquele que apresenta melhor custo-benefício.

No vídeo abaixo, veja como calcular a calagem em função de cada nutriente com um exemplo prático:

Fonte: Solo Equilibrado.

Produtos utilizados na correção do solo

É válido lembrar que a correção do solo não pode ser feita poucos dias antes da semeadura. Isso porque, enquanto está agindo, o calcário deixa a terra mais quente, tornando-se prejudicial ao plantio nesse momento. Assim, a calagem deve ser realizada, no mínimo, três meses antes da semeadura.

Conforme explicamos, existem diferentes tipos de calcário que podem ser aplicados, mas também pode receber cal virgem e cal hidratada, que reduzem a acidez e fornecem nutrientes.

O gesso agrícola é necessário quando camadas mais profundas da terra, entre 20 e 40 cm, apresentam concentração alta de alumínio.

Carreta descarregando calcário em propriedade rural
O calcário depositado na propriedade rural deve ser aplicado no solo pelo menos três meses da semeadura.

A escória básica de siderurgia, um subproduto da indústria de ferro e aço, também pode ser utilizado na correção do solo uma vez que apresenta altos teores de minerais como fósforo, manganês, zinco e enxofre, além de teores do ferro em si, magnésio e silício.

Todas essas estratégias são importantes com o fim de que você faça a devida correção do solo, aumentando a produtividade da sua lavoura.

No MF Rural você encontra anúncios com os produtos necessários para fazer a calagem e cuidar da sua cultura em todas as etapas de produção.

Além do solo, outro fator que influencia muito a agricultura é o clima. Leia agora mesmo nosso artigo sobre os impactos climáticos na produção agrícola.

Post Relacionado