Tratamento de sementes: importância e benefícios

Tratamento de sementes: importância e benefícios

O tratamento de sementes consiste na aplicação de produtos com o intuito de proteger as sementes de patógenos e assegurar uma boa germinação e desenvolvimento inicial da planta.

Podem ser aplicados defensivos, como fungicidas, inseticidas, nematicidas, bactericidas, além de inoculantes, micronutrientes, reguladores de crescimento e agentes de proteção à herbicidas.

Ou seja, é uma prática que visa garantir a qualidade sanitária da semente, além de assegurar a expressão total do seu potencial genético.

Quais são os benefícios de realizar o tratamento das sementes?

O principal benefício é assegurar um bom estande inicial na lavoura, através de uma boa taxa de germinação das sementes e bom desenvolvimento inicial das plantas.

Através do tratamento de sementes ocorre o controle de pragas, de doenças adquiridas tanto na produção quanto no armazenamento, e de fungos que podem estar presentes no solo.

Além disso, aumenta a força de enraizamento da planta durante a germinação e protege o potencial genético das sementes, uma vez que o tratamento previne a perda de eficiência.

Quais são os tipos de tratamento de sementes?

Existem duas formas de se realizar o tratamento de sementes. São eles:

On farm

Esse é o tratamento que é realizado na própria fazenda. Nele, o agricultor adquire sementes que ainda não foram tratadas e os defensivos que serão aplicados.

Ao optar por realizar o tratamento on farm, é fundamental que o agricultor tome alguns cuidados, como:

  • observar se o produto possui registro regularizado;
  • garantir que os produtos que foram adquiridos são adequados às sementes em questão;
  • estudar as características do produto no que diz respeito à adesão, ao espectro de ação e ao objetivo do tratamento;
  • assegurar a qualidade das sementes adquiridas;
  • capacitar os profissionais envolvidos no processo.
Agricultor realizando tratamento de sementes
Agricultor realizando tratamento on farm.

É importante, também, seguir corretamente as instruções que acompanham o produto, considerando seus riscos e medidas de armazenamento, manuseio e primeiros socorros.

Além disso, providencie equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados para a aplicação e escolha um local seguro e afastado para realizá-la.

Leia também: O que é preciso saber sobre defensivos agrícolas? Confira aqui!

Industrial

Esse método de tratamento de sementes envolve o uso de maquinário de alta tecnologia, respeitando normas rígidas de segurança, o que permite uma melhor aplicação dos produtos nas sementes.

Por consistir em um processo industrializado, há, nessa técnica, uma maior precisão em relação à dosagem de produto utilizado, o que garante maior sucesso do tratamento e melhor cobertura.

Outro ponto positivo do tratamento industrial das sementes é a maior segurança dos operadores, uma vez que o processo não é realizado por seres humanos e é feito em ambientes apropriados para esse tipo de operação.

As sementes tratadas industrialmente costumam ter maior potencial de produção e maior validade. Nessa técnica, há, também, maior preocupação com os impactos ambientais.

Sementes de trigo tratadas
Sementes de trigo que receberam tratamento com defensivo.

Cuidados no armazenamento dos produtos empregados no tratamento de sementes

Um dos pontos que são de suma importância para o sucesso do tratamento das sementes é o cuidado com a forma de armazenar os produtos, sobretudo se o tratamento for on farm.

É fundamental estar atento ao rótulo do produto para fazer o armazenamento correto e o descarte adequado da embalagem, lembrando sempre de mantê-lo fechado e dentro de sua embalagem original.

O agricultor deve, também, armazenar os produtos em locais ventilados e longe de alimentos e rações, sinalizando o ambiente com placas de alerta para a presença de produtos químicos.

É preferível, inclusive, manter trancado o local onde esses produtos ficarão guardados.

Cuidados no manuseio de sementes tratadas

Em relação às sementes tratadas, é de igual importância restringir o acesso de pessoas e animais ao ambiente onde ficarão armazenadas, que deve ser ventilado e protegido do sol e da umidade. Também deve ser longe de locais onde alimentos são armazenados.

As embalagens das sementes devem conter identificação, e deve-se evitar o contato com o pó liberado no momento da abertura da embalagem.

Sementes de soja tratadas no solo
Sementes de soja tratadas com defensivo.

Em caso de sobra de sementes tratadas, é preciso armazená-las adequadamente nas suas embalagens originais, caso haja desejo de proceder o plantio posteriormente.

Conclusão

As técnicas de tratamento de sementes costumam apresentar um bom custo-benefício, em torno de 3% do custo total de toda a plantação.

Isso é um valor baixo em comparação ao prejuízo que o agricultor pode ter caso não adote um método de tratamento de sementes.

E então, esse artigo foi útil para você? Aproveite e acesse também o nosso post sobre como escolher o modelo ideal de galpão. Boa leitura!

Post Relacionado