Qual o melhor caminhão para o transporte no setor agropecuário?

Qual o melhor caminhão para o transporte no setor agropecuário?

Engana-se quem pensa que o ciclo do agronegócio termina na colheita. Afinal, o caminhão para o transporte no setor agropecuário, por exemplo, é uma peça-chave. A logística em torno dessa atividade faz toda a diferença para finalizar o ciclo, que só ocorre quando o consumidor final encontra esses itens.

Saiba que adotar uma visão estratégica na logística pode colaborar para entregar mais qualidade e aumentar o lucro do produtor. Por isso, a importância de conhecer o melhor caminhão e quais as características que esse tipo de veículo precisa ter para tornar esse processo ainda mais eficiente.

Em nosso site temos vários modelos de caminhões à venda em todo Brasil. Você negocia direto com o vendedor. Acesse e conheça!

Importância da logística na agropecuária

Sabemos que na área da logística no setor agropecuário existem demandas específicas, como a necessidade de mais rotatividade e controle do estoque. A eficiência no transporte pode colaborar para menores perdas ou falta de itens, considerando que esse trabalho envolve perecíveis.

Nesse sentido, precisamos não somente de recursos tecnológicos, como softwares de gestão logística, e de veículos que consigam suprir essa demanda. A integridade dos itens transportados e a necessidade de obedecer prazos determinam o sucesso dessas operações.

Melhor caminhão para o transporte agropecuário

Pensando nas diferentes necessidades do transporte agrícola, vamos falar sobre três modelos de caminhão. O primeiro deles é o Volvo FH 540 traçado por ser uma bela alternativa se falamos em alta potência, visto as toneladas de produtos que serão carregados.

Caminhão Volvo FH 540 em exposição
O caminhão modelo Volvo FH 540 é uma boa alternativa quando o assunto é alta potência no transporte agropecuário.

Por outro lado, se o ideal é focar no torque, o caminhão modelo DAF XF 105 6×4 é mais interessante e aguenta médias distâncias. Tanto ele quanto o MAN TGX 29.480 6×4 podem aguentar viagens mais longas, além de terem cabine mais confortável.

Em caso de transporte de proteínas, temos a necessidade de modelos de caminhão com baú frigorífico. Isso dará as condições ideais para armazenamento da carne. Além disso, as características de eficiência que citamos também são aplicadas nesse caso, pois novamente se trata de perecíveis.

Características do transporte na agropecuária

Há também outros fatores que devemos pensar quando falamos sobre esse tipo de transporte. Por exemplo: algumas cargas apresentam menor valor agregado, como é o caso de algumas culturas, o que implica em fretes de valores diferentes.

Assim, os veículos mais interessantes são aqueles mais econômicos. Para isso, basta encontrar modelos com boa aerodinâmica, economia de combustível e que apresentem agilidade e conforto para longas viagens.

Logística do agronegócio

Transporte neste setor pode ser dividido em três áreas da logística: de suprimentos, de apoio à produção agropecuária e de distribuição.

Esse ciclo vai desde a fase de transporte de insumos, até a chegada do produto aos pontos de venda para o consumidor final, por exemplo. Cada passo desse processo tem importância para o produto, pois determina a qualidade da colheita até o seu destino, ajudando a conservar o teor “fresco”, tão valorizado no mercado.

Caminhão entregando maças
A escolha do melhor caminhão garante a entrega da produção sem dor de cabeça.

Planejamento pode ajudar na qualidade do transporte

Adotar veículos mais interessantes para cada função, contar com gestão especializada, além de outros fatores, podem colaborar para redução de custos e entrega mais eficaz da produção. Por isso precisamos pensar no caminhão e suas características no transporte de cargas.

Caminhão graneleiro em frente um silo
O caminhão deve ser escolhido pensando no melhor para cada função de transporte.

Em meio a todas essas informações, agora você entende qual o melhor caminhão para o transporte no setor agropecuário? E não só isso. Entende a importância de considerar diversos fatores ligados à eficiência do transporte e que fazem toda a diferença nos custos e na qualidade? Daí a relevância de um produtor interessado na logística da sua produção.

Não deixe de acessar nosso site para conhecer os mais diversos produtos e serviços do setor agropecuário.

Também temos uma grande quantidade de anúncios de compra e venda de caminhões, além de maquinários.

Post Relacionado