Produção de alho no Brasil

Produção de alho no Brasil

Atualmente, o Brasil tem passado por algumas dificuldades na produção de alho, pois países concorrentes  costumam subfaturar os preços. Mesmo assim, a produção brasileira continua em alta e a área de cultivo até aumentou um pouco.

Hoje, o alho é plantado em 12 mil hectares. Há cerca de três anos, a área era de 10 mil hectares, um crescimento considerado pequeno para um mercado consumidor que tem uma demanda bem maior, conforme veremos a seguir neste artigo.

No Brasil, a região que mais produz alho é Minas Gerais, que utiliza cerca de 4,5 mil hectares com plantações. Depois, vem Goiás com 2,5 mil hectares, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, cada um com 1,8 mil hectares.

Ramas de alho
A produção de alho no Brasil não é suficiente para atender à demanda nacional.

A safra brasileira atual é em torno de 14 milhões de caixas de alho. Mas, não é suficiente para atender o mercado interno que é de aproximadamente 30 milhões de caixas/ano. Por isso, o país precisa importar o restante, principalmente da China, Argentina e Espanha.

É aí que aconteceria a concorrência considerada “desleal” pelos produtores brasileiros, devido ao subfaturamento os preços, conforme citamos no início deste artigo. Na China, por exemplo, o governo dá subsídios aos produtores que, por isso, conseguem vender mais barato.

Mas, estudos mostram que o alho roxo produzido no Brasil tem maior qualidade que as demais variedades, por ter mais consistência que o alho branco, por exemplo, que é importado da China e muito consumido pelos brasileiros.

De acordo com a Associação Nacional dos Produtores de Alho, o produto brasileiro é muito superior ao concorrente chinês. Além da consistência, tem maior pungência, ou seja, são necessários até cinco dentes do alho chinês para chegar à qualidade de um dente do alho roxo produzido em nosso país.

Utilização do alho no Brasil

Basicamente, o alho é uma planta herbácea de propagação vegetativa, pertencente à família Alliacea. Quando cultivada em condições ideais, essa planta tende a fazer com que as gemas do caule se desenvolvam, formando cada uma um bulbilho, ou seja, “dente” que, em conjunto, forma o bulbo, ou a cabeça.

O alho é muito utilizado para temperos diversos no Brasil. Ponto interessante é o seu valor nutricional, formado por:

  • Proteínas
  • Carboidratos
  • Fósforo
  • Tiamina (B1)
  • Vitamina B6

Outra utilização do alho é na medicina natural, pois é possível encontrar diversas “receitas” em que se utiliza o condimento para problemas de saúde. Confira algumas de suas propriedades medicinais:

  • Analgésico
  • Anti-inflamatório
  • Anti-séptico
  • Antibacteriano
  • Antimicótico
  • Antiviral

Existem outros benefícios medicinais comprovados, que também costumam ser difundidos pelas pessoas mais velhas. Alho pode ser indicado, por exemplo, para combate à hipertensão, além de colaborar com a redução do colesterol.

Pote com alho para fins medicinais e dentes de alho
Além de muito apreciado na culinária, o alho é utilizado na medicina natural.

Início do cultivo

Não existe uma data comprovada em que o “pé de alho” começou a ser cultivado, porém, alguns estudos mostram que pode existir há mais de 6 mil anos e seria de origem asiática.

No Brasil, a indicação é que o alho tenha chegado por meio das caravelas de Cabral, no descobrimento do Brasil, pois seria um dos alimentos das tripulações.

Mesmo com sua chegada há tanto tempo, o alho só passou a ser cultivado em grande escala após mais de cinco séculos. No começo, sua utilização era extremamente caseira e para fins medicinais.

Fatores utilizados pelo Brasil para a produção atual

Para garantir uma produção de qualidade, é preciso se atentar aos seguintes pontos:

1. Fotoperíodo

Alho tem um tempo determinado para seu cultivo e isso depende de cada região do país. Por exemplo: no estado de São Paulo, o período ideal para o plantio são os meses de março a junho. Já em lugares sem vernalização, que é uma tecnologia que submete a semente da planta ao frio artificial para que ela possa produzir bulbo quando lançada no solo, o cultivo pode ocorrer entre março e abril.

2. Temperatura

A temperatura ideal é de 10 °C a 20 °C.

Gostou desse artigo? Para saber mais, acesse nosso blog e leia sobre outros assuntos.

Confira também anúncios de alho em todo Brasil na nossa plataforma de marketplace.

Veja também: Como realizar a semeadura direta da cebola?