Pecuária intensiva e extensiva: entenda as diferenças

Pecuária intensiva e extensiva: entenda as diferenças

Pecuária intensiva e extensiva são os dois sistemas produtivos desenvolvidos no Brasil na criação de rebanhos bovinos. Essa atividade tem grande importância à economia nacional.

Afinal, essas diferentes práticas são utilizadas em todo o país e a forma como cada estratégia é realizada, implica em resultados positivos ou negativos do setor na criação de gado.

Dessa forma, preparamos este artigo visando esclarecer como funciona cada sistema, de que forma eles são desenvolvidos e quais são suas aplicações.

Aproveite e leia também: Confira 5 maneiras para fazer a marcação de gado.

Importância da pecuária brasileira

Apesar de o Brasil ser uma nação industrializada, o papel da pecuária tem grande importância para o país. É um dos grandes pilares da nossa economia, empregando mais de 1,5 milhão pessoas e oferece carne de excelente qualidade.

O Brasil tem o maior rebanho bovino do mundo, com 222 milhões de animais, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Esse cenário existe porque o Brasil está entre os maiores produtores de carne bovina do mundo, o que gera excelentes resultados à nossa economia.

Aliás, as exportações totais de carne bovina (in natura e processada) ultrapassaram 2 milhões de toneladas em 2020. Trata-se de um recorde no setor, apresentando um crescimento de 8% na movimentação e de 11% na receita em 2020:

Quadro sobre exportação de carne 2020
Exportação de carne brasileira bateu novo recorde em 2020.

As informações são da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo). A entidade se baseia na compilação de dados do Ministério da Economia, por meio da Secretaria de Comércio Exterior (Secex/Decex).

Portanto, com um mercado tão amplo e bem valorizado, a pecuária está sempre se desenvolvendo. O uso da tecnologia utilizada na criação do gado, assim como a área de ocupação, são alguns dos fatores que irão facilitar o sucesso da atividade.

Nesse sentido, existem dois sistemas produtivos que podem ser utilizados na criação dos rebanhos: a pecuária extensiva e a pecuária intensiva.

Pecuária extensiva

Sistema produtivo mais popular no país, a pecuária extensiva baseia-se na criação dos rebanhos em grandes áreas externas. O gado fica livre em pasto amplo, que pode ser mantido em propriedade familiares e latifúndios.

Nesses casos, a dieta dos animais é constituída principalmente por pasto. Mas, também há necessidade de suplementos minerais.

Isso porque os pastos podem não oferecer os nutrientes suficientes para o desenvolvimento dos rebanhos, sobretudo em algumas épocas especificas do ano.

Aplicações e vantagens da pecuária extensiva

Esse tipo de prática é ideal para criação de gado de corte, uma vez que se trata de um tipo de rebanho que demanda espaço maior e liberdade.

Como principal vantagem, a pecuária extensiva exige baixos investimentos, já que um pasto amplo é suficiente ao desenvolvimento da atividade, sem ser necessário investir em grandes infraestruturas.

Gado no pasto em pecuária extensiva
Na pecuária extensiva, uma das principais vantagens é a baixa necessidade de investimentos, pincipalmente quando há uma boa oferta de pasto ao gado.

Além disso, os gastos com suplementos e reposição mineral do gado são menores, visto que a dieta dos rebanhos é composta principalmente por pasto.

Todas essas facilidades fazem com que a pecuária extensiva represente a maior parte da atividade pecuária no país. Esse sistema abrange hoje aproximadamente 95% do rebanho brasileiro.

Desvantagens

Apesar das vantagens, esse tipo de atividade também conta com alguns fatores negativos. Um deles diz respeito a ocupação de grandes áreas, algo que pode resultar em problemas ambientais.

Outra desvantagem está na dificuldade de ter um bom controle dos rebanhos, que fica espalhado por uma área ampla. Assim sendo, torna mais trabalhoso acompanhar o desenvolvimento do gado e medir sua produtividade.

No vídeo abaixo, veja como tornar a pecuária extensiva mais produtiva:

Fonte: Campo Fácil.

Pecuária intensiva

De uma forma simples, a pecuária intensiva pode ser considerada o oposto da extensiva. Trata-se de um método mais avançado.

Os rebanhos são mantidos em confinamento ou áreas pequenas, com um sistema de tecnologia avançado que inclui inseminação artificial e insumos de alta qualidade, além de modernos maquinários.

Diante do uso dessa tecnologia, esse tipo de sistema produtivo exige mão de obra especializada e uma ótima infraestrutura.

Obviamente, por se tratar de um sistema onde a tecnologia é largamente empregada e a mão de obra é especializada, a pecuária intensiva demanda altos investimentos.

Mesmo assim, esse é um tipo de atividade que é desenvolvida por vários produtores do país, devido as vantagens que pode oferecer ao gado, conforme citamos acima.

Vantagens da pecuária intensiva

Entre os aspectos positivos da pecuária intensiva está o aumento da produtividade dos rebanhos, graças às tecnologias aplicadas e as excelentes estratégias alimentares utilizadas.

Geralmente nesse tipo de sistema o produtor investe ração bem balanceada e silagem ou pasto de maior qualidade.

Gado confinado em sistema de pecuária intensiva.
Na pecuária intensiva o pecuarista consegue que seu gado tenha a melhor genética possível, o que proporciona melhores resultados para a criação.

Além disso, visto que os animais estão confinados, torna-se fácil controlá-los, acompanhar seu desenvolvimento, produtividade, saúde e oferecer uma dieta apropriada.

Outra grande vantagem da pecuária intensiva é que é possível realizar seleções mais apuradas dos animais.

Com o uso da tecnologia, os produtores podem classificar de uma forma facilitada cada animal, identificando os mais produtivos e os que precisam de melhoramento genético ou possuem outro tipo de necessidade.

O acompanhamento de forma individual é extremamente importante. Isso porque, apesar de serem submetidos ao mesmo tipo de criação, manejo e alimentação, cada animal é único e possui suas particularidades e necessidades.

Desvantagens da pecuária intensiva

Apesar de todas as vantagens, a pecuária intensiva é menos popular do que a extensiva porque, como dissemos, seus custos acabam sendo bem mais altos. Essa é praticamente a única das desvantagens desse sistema.

Isso porque, além de ser preciso contratar mão de obra especializada, o produtor tem que investir bastante em suplementação animal, tecnologia e infraestrutura.

De acordo com alguns pecuaristas, essa acaba sendo uma forma inviável de sistema produtivo. Sobretudo no início das atividades, quando dispõem de poucos recursos financeiros e, muitas vezes, precisam reduzir custos.

Pecuária extensiva ou intensiva, qual escolher?

Ao entender as diferenças entre pecuária extensiva e intensiva, o pecuarista pode ter uma boa percepção de qual sistema utilizar na sua criação.

É necessário destacar que ambos os sistemas possuem vantagens e desafios. A escolha deve se basear nas necessidades do produtor, seus objetivos, sua propriedade e rebanho.

Rebanho bovino em sistema de criação
Independentemente do sistema de pecuária extensiva ou intensiva, o objetivo é garantir a melhor qualidade do rebanho, produtividade e lucro na hora da venda.

É preciso também considerar os aspectos financeiros. Uma vez que, no sentido de desenvolver um sistema de pecuária intensiva, é preciso dispor de bons recursos, a fim de implantar um sistema completo que possa ser mantido e bem desenvolvido.

Uma opção para os pecuaristas que estão começando, é utilizar as áreas de sua propriedade implantando a pecuária extensiva.

Conforme for alcançando lucros e obtendo crescimento da sua produção, poderão contar com recursos suficientes para ampliar seu negócio, investir em tecnologia e mão de obra e finalmente poder implantar o sistema de pecuária intensiva.

Por falar em pecuária, conheça as vantagens da TIP – Terminação Intensiva a Pasto nas águas. É um sistema que tem por objetivo aumentar a lotação da fazenda, a velocidade de ganho de peso do gado e assim ter maior produtividade com manejo simples e funcional:

Fonte: Pecuária em Foco.

Agora que você já sabe as diferenças entre pecuária extensiva e intensiva, será possível definir qual será apropriada à sua produção e de que forma deverá desenvolvê-la.

Confiram também nosso artigo sobre as principais raças de gado criadas no Brasil.

Outras dicas e informações preciosas sobre o agronegócio, acesse nossa revista digital e fique por dentro de outros os assuntos importantes.

Post Relacionado