Caprinos Saanen: saiba tudo sobre essa raça

Caprinos Saanen: saiba tudo sobre essa raça

O leite de cabra é uma opção que tem ganhado o gosto popular pouco a pouco, e com esse cenário, percebemos um crescimento da demanda da produção leiteira de caprinos. Nesse sentido, a raça de caprinos Saanen já está entre as preferidas dos criadores.

Sendo assim, neste artigo vamos abordar todos os detalhes importantes sobre os caprinos Saanen, raça de origem europeia destinada à produção de leite e que se adaptou bem às condições brasileiras. Confira!

Caprinocultura no Brasil e os caprinos Saanen

Aqui em terras brasileiras, os caprinos chegaram junto com os europeus, principalmente holandeses, portugueses e franceses. Surpreendentemente, durante muito tempo as criações se limitavam a sistemas caseiros com fins de subsistência, mas com o tempo, foram ganhando fins comerciais e pouco a pouco ganhando o gosto popular.

Hoje, a região Nordeste se destaca como tendo o maior rebanho de caprinos do país. Entretanto, é a região Sudeste que ostenta o título de maior produtora de leite de cabra do Brasil, mesmo não tendo um rebanho numeroso. Nesse mesmo sentido, o consumo de leite se concentrou nas áreas onde estão os rebanhos, ou seja, na região Nordeste e Sudeste.

Leite de cabra, com cabra da raça Saanen ao fundo
A produção de leite de cabra no Brasil apresenta tendência de aumento considerável, já que o interesse e procura já são bem marcados.

Em nível mundial, segundo estudos, a caprinocultura expressa mais de 10% de toda produção leiteira: cerca de 15 milhões de toneladas de leite produzidos são de cabras. Porém, aqui no Brasil, o percentual ainda é bem baixo: cerca de 1,6%, aproximadamente 250 toneladas de leite de cabra.

Conhecendo esse perfil atual da caprinocultura brasileira, é fácil concluir que existe muito campo para crescer e evoluir enquanto produção.

Leia também: Criação de caprinos: história e perspectivas para o setor.

Raça Saanen: raízes e capacidade produtiva

As cabras da raça Saanen têm origem europeia, especificamente na Suíça, que é um país de clima predominantemente frio. A raíz principal fica ao sul do Cantão de Berna, na região do vale do Saanen, daí o nome da raça.

Com os cuidados e atenção necessária, essa raça ficou conhecida na região por sempre se destacar com cabras altamente produtoras de leite, determinando a boa aptidão leiteira.

Dessa maneira, houve aumento de interesse na raça, e exemplares dos Saanen começaram a chegar em outros países, dando o pontapé inicial nas exportações. Hoje, os rebanhos de caprinos Saanen estão entre as raças de maior capacidade leiteira, figurando grande interesse comercial no mundo todo. E aqui no Brasil, não é diferente.

Cabra Saanen em pasto coberto de neve
Cabra com raízes na Suíça, que demonstra alta capacidade de produção, mesmo em solo brasileiro.

Características físicas

É fato que as cabras e bodes da raça Saanen são reconhecidos por apresentarem um porte maior. Além disso, esses animais têm a pelagem branca e curta, e a pele com um tom levemente rosado. As orelhas são pequenas em comparação com outras cabras, e a coloração dos cascos sempre em tons de amarelo-claro.

Uma curiosidade é que os indivíduos dessa raça podem ou não ter barbas, sendo essa uma característica que vai variar pra cada um, o que significa que tanto cabras quanto bodes podem ter a “barbinha”.

Ademais, de longe você consegue identificar a boa aptidão para produção de leite de uma cabra Saanen, já que elas sempre apresentam úberes bem formados e com excelente volume de produção, salvo poucas exceções.

Quanto ao peso da fêmea adulta, é comum algo em torno de 50 a 90 kg, dependendo do estágio de desenvolvimento e até do período de lactação da cabra, uma vez que o peso do úbere cheio interfere diretamente e não é incomum encontrar matrizes que ultrapassem os 100 kg.

Mãe e filhote da raça de caprinos Saanen, boa inserção de úbere
Boa inserção do úbere em fêmea da raça Saanen. O leite de cabras é diferente em sua composição e apresenta altos valores nutricionais.

Já os machos, possuem as mesmas características de pelagem e cascos, mas são um pouco maiores. Assim, seu peso pode variar entre 80 e 120 kg quando adulto. Similarmente, os animais maiores podem alcançar os 130 kg.

Veja também: Dicas para selecionar ovinos e caprinos.

Manejo correto para os caprinos Saanen

Conforme citado acima, os caprinos Saanen são originários de uma região fria, por isso, precisam de alguns cuidados para se adaptarem ao clima tropical brasileiro.

Sendo assim, essa raça responde melhor a um sistema de confinamento do que à produção extensiva, ou seja, soltos em área livre, o que é muito comum no Nordeste.

Isso se deve especialmente à necessidade de um abrigo confortável e arejado, que proporcione sombra e refresque a temperatura, mas ao mesmo tempo, que proteja contra os ventos e a umidade.

Além disso, é necessário que se dedique atenção especial ao manejo correto do espaço. Um espaço limpo e bem organizado diminui as chances da disseminação de doenças, principalmente nos cascos, que representa uma fragilidade da raça.

Rebanho de caprinos Saanen
Cuidados planejados e direcionados contribuem com a sanidade de seus animais, e você garante o potencial produtivo do seu rebanho.

Para facilitar seu manejo diário, seguem alguns conselhos que podem contribuir muito:

  • Diariamente fazer a limpeza do espaço, varrendo o local com atenção à aspiração de poeira por parte dos mais jovens;
  • Cuidados com os cochos, retirar as sobras de alimento diariamente;
  • Desinfecção do espaço mensalmente, com uso de vassoura de fogo ou desinfetante químico adequado;
  • Acompanhar de perto as condições sanitárias através de exames periódicos;
  • Controle de parasitas internos e externos;
  • Verificar de perto a saúde dos tetos;
  • Higiene na ordenha de forma geral.

Cuidados com a alimentação

Basicamente, para a produção de leite ser mantida em alta e trazer melhores resultados, preocupe-se em oferecer uma nutrição balanceada para seus caprinos.

Os Saanen precisam comer forrageiras de qualidade e grãos. Essa raça mostra uma preferência por arbustos com folhas mais largas (feijão guandu, amoreira e rami), capins, fenos feitos a partir de leguminosas e silagem de milho.

Caprino se alimentando de forrageira
As forrageiras são essenciais para o bom funcionamento do aparelho digestivo dos caprinos e os grãos para complementar suas necessidades nutricionais.

Ademais, a mineralização é importante para os rebanhos, e contribui com a sanidade dos animais. Assim, certamente é interessante complementar a dieta, oferecendo sal mineral nas dosagens corretas e sempre em cocho separado.

Uma vez que o leite é composto em grande parte por água, as cabras vão consumir diariamente cerca de 5 a 6 litros de água. Por isso, é fundamental que o acesso à fontes de água limpa e fresca seja o mais simples possível e sempre presente não só às cabras, mas a todo o rebanho.

Caprinos Saanen: produção com qualidade

Além do grande volume, o leite de cabra Saanen também apresenta de 3 a 3,5% de gordura. A produção varia entre 2,5 a 4,9 kg de leite e o período de lactação dura entre 260 e 305 dias. Além disso, são animais férteis, dando à luz à duas crias por gestação.

Filhotes da raça Saanen em pasto alto
Partos gemelares são frequentes nas cabras Saanen, o que é uma característica atrativa tanto na questão reprodutiva quanto produtiva.

Levando tudo isso em consideração, optar por caprinos Saanen é uma escolha acertada e vai trazer à sua criação bons retornos econômicos.

Além disso, o consumo de leite de cabra é bem aceito e funciona como alternativa para o leite bovino, sendo necessário dedicar mais empenho na divulgação dos produtos.

Falando em divulgação dos produtos, não deixe de conhecer o site MF Rural, o maior portal do agronegócio.

E então, gostou do artigo? Aproveite e acesse também o nosso post sobre a raça de caprinos Anglo-Nubiana. Boa leitura!

Post Relacionado