Para quem curte cavalos, é possível imaginar o quanto os animais da raça campolina ganham destaque em preferências.
Dócil, charmoso, adaptável e robusto, esta raça atrai cada vez mais a atenção de produtores e demais interessados na área, que prezam por uma boa montaria e conforto.
Quer saber mais? Então, leia o post até o final, saiba tudo sobre o cavalo campolina e veja o porquê essa raça é tão conhecida e admirada no setor rural.
Conhecendo a história da raça
A raça de cavalo campolina tem a sua origem em 1870, no estado de Minas Gerais, considerado o berço de sua criação.
O nome da raça faz referência a Cassiano Campolina, responsável pelo início da criação que teve por objetivo obter um cavalo com aspecto robusto e uma andadura mais eficiente.
Cassiano trouxe de Juiz de Fora, uma égua conhecida pelo nome de Medeia, que ganhou do Imperador D. Pedro II. Como o animal estava prenhe de um garanhão Andaluz, o resultado foi o primeiro exemplar dessa raça.
Ao longo de sete décadas, o cavalo campolina foi sofrendo alterações genéticas em decorrência de cruzamentos com cavalos tipo anglo-normando, mangalarga marchador e PSI, com objetivo de formar animais de grande porte, ágeis, resistentes e confortáveis no andamento.
Após todo esse processo, chegou-se até a raça campolina, que se tornou um dos cavalos mais procurados quando o assunto é montaria, com porte nobre, formas harmoniosas, traços curvilíneos e uma estrutura óssea muscular que favorece o andamento marchado.
Cassiano Campolina faleceu em 1904. Coube a um de seus herdeiros, o tenente coronel Joaquim Pacheco de Resende e sua família, cumprir o seu legado, criando, selecionando e aperfeiçoando a raça campolina que se tornou uma raça tão popular e conhecida como é nos dias atuais.
Originalmente, o campolina foi utilizado para a tração de tróleis e carruagens. Atualmente, é um excelente animal para o lazer, reunindo o conforto da marcha ao porte robusto para passeios rurais.
Principais características do cavalo campolina
O Cavalo campolina é considerado um cavalo único por ser visualmente bonito e, como já dissemos, de temperamento dócil para criação. Confira as principais características:
- Possui um porte físico grande e robusto;
- Possui a cabeça “seca”;
- Tem um perfil subconvexo para retilíneo;
- Possui um olhar vivo;
- Tem orelhas médias, podendo tender para longas;
- Possui um pescoço alongado com estrutura musculosa. Proporciona ao animal um belo movimento de cabeça;
- Crinas robustas, mostrando-se vistosa mesmo a longas distâncias;
- Sua garupa é altamente longa, podendo ser um pouco inclinada;
- Tem anca um pouco circular, e sua cauda possui uma inserção mais baixa;
- Em termos de personalidade, podemos perceber que é um cavalo dócil e possui movimentos harmônicos, tornando a sua montaria confortável;
- Para os cavalos machos, eles tendem a ter tamanhos de 1,58 m, enquanto as fêmeas possuem 1,52 m de tamanho. O peso médio é de 500 kg;
- A sua pelagem é castanha, embora possa existir outras cores e particularidades distintas do cavalo.
Conclusão
Conforme vimos, o cavalo campolina é, sem dúvida, o preferido de muitos produtores quando o assunto é montaria e conforto. Por ser facilmente criado, acaba conquistando muita gente.
Agora que você já sabe tudo sobre o cavalo da raça campolina, bem como as suas principais características, que tal conhecer os nossos serviços?
Para encontrar cavalos à venda em todo Brasil, acesse agora mesmo o nosso site e encontre as melhores oportunidades.
Veja também: Cavalo crioulo: características da raça