Cavalo crioulo: características da raça

Cavalo crioulo: características da raça

Todo cavaleiro que se preza deve conhecer detalhadamente as características de seu parceiro incondicional de estradas, principalmente os donos de fazenda. O cavalo crioulo é, de longe, o mais popular do Brasil.

Mas será que você é capaz de dar detalhes mais precisos sobre essa raça de cavalo?

Origem do cavalo crioulo

Cavalos crioulos são descendentes dos equinos espanhóis, trazidos para a América Latina ainda na época da colonização, lá pelo século XVI.

Habitantes naturais das grandes planícies dos pampas, cenário típico da América do Sul, se adaptaram às intensas condições climáticas e, por consequência, tornaram-se uma espécie altamente resistente, virando praticamente sinônimo de bicho saudável.

Vagando livremente pelas extensas áreas de campos abertos, o cavalo crioulo encontrou nessas regiões o lugar perfeito para a procriação.

Cavalos crioulo correndo no campo, diversas cores de pelagem
A raça de cavalo crioulo é altamente resistente e encontrou na região dos pampas seu lugar ideal

Mas foi só a partir do século passado que esses cavalos, ainda selvagens, passaram a ser cobiçados pelos proprietários de terra, justamente por seus vistosos atributos físicos. É uma raça muito comum no Rio grande do sul, onde conquistou os gaúchos com sua aptidão para a lida.

Características da raça crioula

Cavalos dessa raça são conhecidos por sua força e longevidade. De perfil dócil, esperto e tranquilo, são perfeitos para diversas tarefas relacionadas, por exemplo, à lida com o gado, passeios e longas distâncias.

O porte resistente garante também ao animal a característica de ser um grande atleta em atividades ligadas à prova de rédeas.

Sendo um típico cavalo de sela, mas dotado de beleza única, chama a atenção pelo olhar expressivo e pela imponência de seu físico que, embora pequeno, transforma-o em uma das espécies mais benquistas para serviços de campo e viagens.

Morfologia

A raça crioula é conhecida por sua harmonia física. Com vários tipos de pelagens, o peso do animal poder variar entre 400 a 450 quilos. O tamanho é, em média, 1,45 metro para ambos os gêneros. E ela pode ser encontrada em todo o território nacional.

A cabeça desse tipo de cavalo tem uma forma reta, curta e larga. Orelhas são pequenas, e a parte da frente, robusta. Já os olhos, grandes e vivos. A estrutura óssea é relativamente modesta, mas o suficiente para garantir-lhe rigidez no desempenhar das atividades.

Égua crioula de pelagem clara
Égua da raça crioula, note as características físicas deste animal.

Cuidados

Uma das favoritas dos fazendeiros, principalmente do sul, a raça crioula é venerada pela sua disposição em trabalhos cansativos e, principalmente, pelas poucas despesas para o seu cuidado.

Como se adaptam facilmente, não exigem cuidados excessivos, embora isso não signifique que ele deva ser deixado ao léu.

Por isso, ainda assim, faz-se necessário os cuidados típicos que convém à todas as espécies de equinos, como raspar o pelo após o banho, não deixar o animal molhado para evitar problemas nos cascos, além, é claro, de uma que se atente às suas especificidades.

Mercado

Sendo um animal de raça, o cavalo crioulo custa, em média, R$ 10 mil. Como a procriação é fácil, eles podem se tornar um excelente investimento para os donos, principalmente em decorrência do apelo que a raça tem às competições e às outras atividades, como o passeio.

Caso queira começar a criação deste e de outros tipos de cavalo, o MF Rural é o lugar perfeito para você. Recheado de opções de produtos que contemplam toda a área do agronegócio, não perca tempo e acesse o site já.

Veja também: Cavalos têm sentimentos? O que dizem estudos?

Post Relacionado