Cavalos têm sentimentos? O que dizem estudos?

Cavalos têm sentimentos? O que dizem estudos?

Se você ama cavalo ou tem um, certamente já deve ter visto algum comportamento do seu animal que gerou dúvidas em relação às suas emoções, como um olhar triste ou feliz ou uma simples manifestação, como jogar as orelhas para trás, por exemplo.

Então, será que cavalos têm sentimentos ou adotam comportamentos que são capazes de manifestar as suas emoções? A resposta para esta pergunta é um sonoro SIM. Os cavalos são uma das espécies mais inteligentes do reino animal e como tal são capazes de não só sentir, mas de se comunicar conosco através de certas ações ou atitudes.

Você já sentiu que um cavalo tem sentimentos por você? Ficou curioso para saber mais e, assim, cuidar bem do seu animal? Então, continue a leitura.

O cavalo é um ser emotivo, revela estudo da Essex

Assim como o cachorro, que pode se comunicar conosco através de certas atitudes, cavalos são capazes de sentir e interpretar emoções humanas, ao menos é isso que sugere um estudo que foi realizado pela universidade britânica Essex.

Dois cavalos expressando emoções
Estudos indicam que os cavalos tem sentimentos e são capazes de sentir emoções

Ao longo da pesquisa, que foi desenvolvida em 2016 e teve como população 28 cavalos, buscou-se estudar as reações dos cavalos diante de certas ações humanas, como careta ou expressão de alegria.

Na verdade, o estudo usou dois grupos de cavalos. O primeiro, via fotos de pessoas com expressão de raiva; o segundo, com expressão de alegria. Cada cavalo visualizou a foto por dois minutos.

Ele revelou que os equinos são capazes de se lembrar das expressões faciais humanas, tanto negativas como positivas, e de agir de acordo com elas. Assim, caso o cavalo se depare com uma expressão negativa, poderá ficar mais contido; todavia, caso seja uma expressão de alegria, ficará mais relaxado.

Já existiam estudos anteriores que comprovaram que os cavalos são capazes de reconhecer as expressões, o que a pesquisa da Essex fez foi verificar se os cavalos conseguem se lembrar de expressões emocionais, mesmo passado um certo tempo, ou seja, o tempo de contato que eles tiveram com determinadas fotos.

“Nós sabíamos que os cavalos podiam registrar expressões emocionais, mas queríamos saber se eles conseguiam se lembrar delas, podendo usar essas memórias para guiar suas futuras interações com indivíduos específicos”, comentou Karen McComb, coautora do estudo.

A importância de entender as emoções do cavalo

Ciente de que, ao contrário dos seres humanos, os cavalos não têm dificuldade em demonstrar seus sentimentos diante de certas situações, é fundamental entender e respeitar as suas emoções para se garantir uma boa relação com o seu animal. Do contrário, ele poderá se fechar e até mesmo adoecer.

O cavalo entende tanto a nossa linguagem verbal como não-verbal e pode estabelecer conosco uma relação de afeto, a depender, certamente, da maneira como cuidamos dele.

A boa relação do cavalo com o cuidador depende exclusivamente de três elementos, a saber: atenção, carinho e respeito pelas suas emoções.

Quando aprendemos a respeitar o animal, ele se apega, desenvolvendo conosco um vínculo de afeto. Sentimentos como lealdade, confiança e respeito passam a fazer parte da relação, fortalecendo-a.

Com isso, o cavalo pode crescer de maneira saudável e feliz, e o cuidador também.

Gestos e sinais do cavalo: entenda a sua forma de comunicação

Até aqui aprendemos que os cavalos tem sentimentos e são capazes de reconhecer as emoções humanas e, com base nisso, agir. No entanto, muitas pessoas desconhecem a comunicação do cavalo, que pode ser traduzida em gestos e sinais.

O estudo que foi desenvolvido pela Essex trouxe algumas informações sobre a comunicação do cavalo, que vale a pena conhecer para que possamos nos conectar melhor com o nosso animal. Conheça alguns dos principais gestos/sinais do cavalo que dizem algo, como felicidade, tristeza, insegurança, entre outros que veremos a seguir.

Suspiro

O suspiro é marcado por uma saída longa de ar das narinas e pode indicar angústia, tédio ou mal-estar. É importante ficar atento a isso.

Abanar a cabeça (solto no pasto)

Quando o cavalo abana a cabeça quando está solto no pasto, significa que ele faz isso como uma forma de brincar com o cuidador.

Todavia, se ele fizer isso quando estiver treinando, pode significar desconforto. Assim sendo, o ideal é parar o treino para que o animal volte a sentir confortável.

Olhos grandes, esbugalhados

Quando o cavalo está com olhos esbugalhados, pode significar que ele está com medo ou se sentindo ameaçado por alguma coisa, que pode ser uma cobra, por exemplo.

Olhos fechados

Todavia, se o animal está com os olhos fechados, pode significar que ele está com sono ou tirando uma soneca. É comum que os cavalos durmam em pé.

Narinas dilatadas

Caso o seu cavalo esteja com as narinas dilatadas, fique atento, pois ele pode estar querendo lhe alertar sobre algo. As narinas dilatadas são um sinal de alerta, excitação ou, simplesmente, vontade de chamar a sua atenção.

No entanto, caso as narinas estejam enrugadas, pode significar que o cavalo está aborrecido com algo.

Dentes expostos

Essa é uma das comunicações mais comuns, vale dizer, considerando que ela está presente na maioria dos animais que podem desenvolver um bom relacionamento com humanos, como são o caso dos cachorros.

Dentes expostos significa um alerta ou sinal de ameaça.

Orelhas para o lado

Quando o cavalo está de orelhas para o lado, pode significar que ele está relaxado, sentindo-se, portanto, confortável.

Orelhas para trás

Diferentemente do caso anterior, quando o cavalo está de orelhas para trás, pode significar que ele está triste, com mau humor, dor, febre ou outro problema de saúde.

Dessa maneira, caso perceba que o seu animal está de orelhas para trás, busque verificar o que está ocorrendo com ele. Leve-o a um profissional especializado, como médico veterinário, para que desse modo o seu cavalo volte a se sentir bem e confortável.

Égua e potra, ambas cor marrom com manchas brancas caminhando no pasto
Cuide bem de seu cavalo para que tenha expresse os melhores sentimentos

Agora que conhece algumas formas de se comunicar com o seu cavalo, fique atento e veja se ele está devidamente bem, como se espera. Além disso, cuide bem de quem tem sentimentos que podem ser afetados.

Sabe onde você encontra cavalos de todas as raças anunciados com fotos e preços? Acesse aqui e veja agora!

Post Relacionado