Cachorro pastoreio: quais as raças mais indicadas?

Cachorro pastoreio: quais as raças mais indicadas?

Você já ouviu falar no cachorro pastoreio? Para muita gente, o cão é considerado o melhor amigo do homem. Aliás, não é à toa que o fiel companheiro de quatro patas é muitas vezes utilizado para auxiliar em diversas tarefas. Uma delas é ajudar o homem no trabalho diário na fazenda.

Também conhecidos como “cães de rebanho”, o cachorro pastoreio pode ser aproveitado de diversas maneiras, seja apenas para fazer companhia ou para ordenar e proteger.

Geralmente são raças que apresentam características de animais dominantes, porém dóceis e inteligentes. Por isso, se tornam muito eficientes na condução de rebanhos em sítios e fazendas.

Você deve estar se perguntando como que isso funciona na prática, não é verdade? É o que iremos apresentar neste artigo.

Cachorro pastoreio: proteção do rebanho

O uso de cães pode ajudar em tarefas como fazer o rebanho trocar de lugar, buscá-lo no pasto ou até mesmo ajudar a levar os animais até o curral.

Cachorro pastoreio ao lado de uma ovelha no campo
O cachorro pastoreio protegem o rebanho contra o ataque de predadores e ainda ajudam nas atividades do dia-a-dia com esses animais.

Por terem instintos parecidos com os seus ancestrais (lobos, coiotes e chacais), o cachorro pastoreio tende a ser bastante protetivo. São ótimos para evitar a aproximação de predadores que representam ameaças aos rebanhos.

Há quem diga que os cães de pastoreio são peças indispensáveis em propriedades sobretudo onde há grande concentração de animais como gado, cabras, ovelhas, entre outros.

Além de auxiliar o produtor rural, os cachorros podem representar uma economia para o bolso. Por terem a capacidade de atuar de várias maneiras, inegavelmente contribui para um menor custo com a contratação de mais funcionários.

Um cão, quando bem treinado, tem a capacidade de tocar um rebanho com centenas de animais acompanhado apenas de uma pessoa.

Confira, abaixo, quais são as raças de cachorro pastoreio mais indicadas para esse tipo de trabalho e suas características:

1-Border collie

Se pudesse fazer um ranking, inegavelmente o border collie talvez lideraria a lista dos mais indicados para atuar como cachorro de pastoreio. Isso porque foram desenvolvidos especificamente para atuar no campo.

De origem britânica, essa raça de porte médio é considerada a mais inteligente do mundo. Por isso, são fáceis de serem adestrados e receber comandos de voz.

Uma das vantagens desse cachorro é que é possível trabalhar com ele sem a necessidade de estar próximo.

Eles podem conduzir os animais, de maneira autônoma, em uma distância de até 500 metros. Portanto, não há necessidade de a pessoa ir até onde o rebanho está para buscá-lo.

Cachorro de pastoreio da raça border collie no campo
O cachorro da raça border collie não precisa do dono para exercer as atividades de pastoreio no campo.

O border collie conduz os rebanhos pela parte de trás, como se estivessem empurrando e também impondo a sua autoridade através do olhar.

É uma espécie preparada para lidar com atividades que existem força. Costumam ser animais com alta energia, por isso a necessidade de gastá-la.

Aliás, pode ser considerado um ponto positivo, se levarmos em conta que a jornada de trabalho no campo pode ser exaustiva.

Recentemente foi realizado o primeiro leilão da América Latina raça border collie, cuja organização e transmissão do evento foi de responsabilidade da MF Leilões.

O evento foi um sucesso, com lances dados tanto por interessados de todo o Brasil como também de outros países.

No vídeo abaixo, confira como foi a apresentação do cão Lock, o mais valorizado do leilão:

Fonte: MF Leilões.

2- Ovelheiro-gaúcho

A única raça de origem brasileira nessa lista de cachorro de pastoreio é, também, pouco conhecida pelas pessoas. O ovelheiro-gaúcho foi desenvolvido na região dos pampas no Rio Grande do Sul para trabalha no ordenamento de ovinos.

Apesar de ser muito popular no interior gaúcho, com o tempo o ovelheiro passou a ser utilizado também em outras regiões para o monitoramento não só de ovelhas, como de outros animais.

Cão de pastoreio da raça ovelheiro-gaúcho
O cachorro da raça ovelheiro-gaúcho é muito resistente e ágil, o que torna-o um cão ideal para as atividades de pastoreio. Foto: Pinterest/divulgação.

Muitas vezes essa raça de cachorro acaba sendo confundida com o border collie, por conta da sua aparência. Isso ocorre porque ele é a cruza do cão britânico com o pastor alemão. Dessa maneira, justifica-se o fato de ser considerado de porte grande.

Outra diferença é que ele trabalha ao lado do condutor e utiliza o latido como forma de avisar a pessoa. Ao contrário do border collie, que tem capacidade de trabalhar sozinho, o cão brasileiro atua em grupos de quatro a cinco durante o pastoreio.

São ótimos para quem busca uma raça não só para tocar o rebanho, como também para tomar conta da propriedade.

3- Cachorro pastoreio Boiadeiro australiano

Como o próprio nome já diz, é uma raça de origem australiana. Também é conhecido como austrálian cattle dog, blue heeler ou red heeler, foi desenvolvido para atuar no pastoreio de gado.

O boiadeiro australiano é um cachorro de porte médio, com pelos e patas curtas. São considerados ágeis e gostam de correr longas distâncias. Por isso, não são indicados para propriedades pequenas.

Cachorro boiadeiro australiano de cor azul-acinzentada no campo
O cachorro da raça boiadeiro australiano é usado para pastorear grandes animais. Hoje, existem duas pelagens bastante características: os blue heeler, de cor azul-acinzentada, e os red heeler, de pelo vermelho-alaranjado.

Por terem facilidade de ganhar peso, exigem uma alimentação balanceada. Caso contrário, o sobrepeso pode resultar em problemas físicos e de saúde para o animal.

Assim como o ovelheiro-gaúcho, ele atua junto ao humano. Utilizam o latido para avisar onde está o rebanho ou caso surja algum tipo de ameaça no percurso.

4- Pastor alemão

Para muita gente, o pastor alemão é conhecido como cão policial porque é leal, obediente e ter o instinto protetor, o famoso “cão de guarda”. No entanto, sabia que ele também pode ser utilizado no campo?

Mas, por incrível que pareça, ele surgiu na Alemanha como um cachorro de pastoreio de ovelhas. Apenas anos depois passou a desenvolver outras funções, o que lhe afastaram das suas origens.

Cão pastor alemão correndo no campo
Embora seja empregado principalmente em ações que exijam um bom faro, o pastor alemão também pode ser usado nas propriedades rurais.

Hoje, é mais aproveitado em trabalhos na polícia e nos Bombeiros, pois são bons farejadores.

Caso deseje utilizá-lo no campo, é preciso tomar cuidado ao adestrá-lo, pois tendem a ser muito agressivos na proteção da propriedade.

5- Cachorro pastoreio kelpie australiano

Uma raça pouco conhecida, o kelpie é originário da Austrália. Sua aparência é composta por um porte médio, de coloração preta, pelo curto e orelhas levantadas.

Cão da raça kelpie australiano em um tablado de madeira
Os fazendeiros da Austrália valorizam os cães da raça kelpie australiano por possuírem capacidade de trabalhar de forma independente no rebanho, sem muita necessidade de supervisão.

Costumam ter muita energia, podendo percorrer cerca de 60km por dia. Estima-se que existam poucos exemplares da espécie no Brasil.

São muito eficientes no campo. Aliás, pode ser comparado ao border collie, por conta da inteligência e capacidade de reunir e conduzir o rebanho até o local desejado sozinho.

6- Welsh corgi pembroke

De origem galesa, se tornou muito popular por conta de ser a raça preferida da rainha do Reino Unido, Elizabeth II. São cães de porte pequeno, com orelhas grandes e patas curtas.

Cão da raça welsh corgi pembroke correndo no campo
Os cães da raça welsh corgi pembroke, apesar do tamanho pequeno, possuem muitas habilidades para pastoreio, além de serem muito dóceis e companheiros.

Mas, se engana quem pensa que esses pequenos peludinhos não dão conta do recado. Por mais que pareçam pets, eles surgiram como uma raça para pastoreio.

São ágeis, atentos e utilizam a técnica de mordiscar o calcanhar dos animais para conduzi-los.

Contudo, quem pensa em adotar essa raça no campo precisa ter alguns cuidados porque eles precisam gastar bastante energia e serem estimulados.

7- Pastor maremano abruzês

Por fim, porém não menos importante, a nossa lista traz o pastor maremano abruzês. É uma raça de origem italiana, que foi criada para atuar no pastoreio de ovelhas.

Afinal, a sua função principal é proteger o rebanho de possíveis ataques de predadores. Eles possuem pelo de cor branca e, muitas vezes, acabam se “camuflando” entre os animais.

Close do cão da raça pastor maremano de abruzês
O cão da raça pastor maremano de abruzês é um cão discreto, vivaz, valente, inteligente, protetor e alerta.

O seu latido forte é uma vantagem, pois acaba intimidando e afastando algumas ameaças, como onças, por exemplo.

Por ser dócil, caso deseje utilizá-lo no campo, o indicado é que não receba muito carinho dos humanos, caso o contrário, perde o seu instinto protetor.

Como treinar um cachorro pastoreio?

O treinamento de um cachorro pastoreio é recomendado a todos os animais das raças que citamos acima, porque têm uma predisposição especial para esse trabalho.

Existem muitas raças que são naturalmente fáceis de serem treinadas. Certamente sua natureza as ajuda a serem obedientes e a manterem uma disciplina ideal para muitas tarefas, como é o caso do cachorro pastoreio.

Vamos citar dicas de treinamento do border collie, que é o mais conhecido e procurado pelos fazendeiros:

1- Treinamento de obediência

É preciso garantir que o cão responda aos seus comandos, como uma ordem para vir, pegar, soltar ou sentar. Decerto, você deve conseguir caminhar calmamente segurando a coleira e sem que o cão saia do lugar designado e nem escape na primeira mudança.

2- Treinamento de voz

Depois que o cachorro já tenha passado pelo treinamento de obediência, é hora de começar com o treinamento básico de pastoreio, nesse caso, o treinamento de voz.

Se você deseja que seu cão se mova rapidamente, precisa de um tom agudo e rápido. Se quiser baixar a velocidade, você deve baixar o tom ao dar o comando.

Para atrair a atenção, fale com ele sussurrando. Use palavras curtas e precisas para que o animal entenda o que você precisa dele a cada momento.

3- Treinamento de movimento

Embora o cachorro da raça border collie tenha o pastoreio como algo instintivo, ao fazer esse trabalho o animal certamente vai procurá-lo com os olhos esperando suas ordens, ao invés de palavras.

É possível ensinar vários gestos ao seu cão, como olhar para ele e desviar o olhar para mostrar que está desapontado.

4- O pastoreio

Depois de dominar os três pontos anteriores do treinamento, o cachorro estará pronto para pastorear. Ele pode ser utilizado para agrupar, levar para outro lado ou trancar o rebanho.

Confira no vídeo abaixo, uma reportagem sobre os cães da raça border collie e seu potencial de trabalho junto ao campeiro. O adestrador Jonas Gustafsson, um especialista da Suécia, ensina o que há de mais novo em técnicas de adestramento desta raça:

Fonte: Terra Sul.

Esperamos que você tenha gostado de saber mais sobre estas sete raças de cachorro de pastoreio. Aproveite para nos contar qual é a sua raça favorita aqui nos comentários.

Se você gosta de cães e de outros animais de estimação, acesse nosso artigo sobre animais que podem ser criados em casa. Boa leitura!

Post Relacionado