Aprenda como plantar cebola em vaso

Aprenda como plantar cebola em vaso

Ela é uma queridinha na culinária, pois está presente em grande parte das receitas do almoço e do jantar. A cebola é aquele alimento que muitas pessoas não gostam de comer cru ou como salada, mas não deixam de usar como um tempero saboroso (e também muito cheiroso).

Se você está com a intenção de ter cebola em casa ou seu apartamento e não tem o espaço disponível de uma horta, não tem problema. Hoje vamos ensinar você a cultivar a cebola dentro de um vaso e ter esse alimento sempre fresquinho para você cozinhar.

Veja também: Como plantar alho em vaso?

Como plantar cebola de cabeça em vaso

Primeiro é importante saber que a cebola cebola de cabeça pode ser reproduzida em bulbos ou por sementes.

– Bulbo: para reproduzir a cebola de cabeça pelo bulbo, você deve realizar o processo de replantação da base da cebola. Corte fora a parte de baixo de cada bulbo, ou seja, de onde saem as raízes e enterre. É preciso ter uma terra fértil, aerada e bastante úmida. Regue diariamente a terra até começar a brotar.

Depois que você vê que o broto começou a aparecer, é necessário manter a terra úmida e o vaso com luz solar por pelo menos 7 horas por dia. Enquanto a planta, o bulbo for crescendo você pode consumir as folhas verdes – elas precisam ter pelo menos 10 centímetros do bulbo enraizado.

A matemática para a plantação de cebola pelo bulbo funciona da seguinte forma: a cada bulbo plantado você terá outros 3 para consumo.

– Sementes: você pode comprar as sementes na agropecuária da sua cidade ou, se você já tiver plantas de cebola, deve soltar a haste floral e deixar amadurecer as sementes.

Depois, basta semear, regar e em breve você terá novos pés de cebola para usar.

Dica: Veja no vídeo abaixo como enraizar a cebola mais rápido para plantar no vaso.

Fonte: Horta em Vasos do Ricardo

Como escolher o melhor vaso

Para plantar cebola de cabeça no vaso é indicado que eles tenham 15 centímetros de largura e 25 centímetros de profundidade. Não é muito fácil encontrar vasos com essa metragem, por isso uma das opções é utilizar uma banheira de plástico para fazer o plantio. Busque a melhor opção para você conforme os vasos e objetos que você tem disponível.

Cebola plantada em pneu velho
Caso não tenha um vaso ideal, você pode improvisar como o plantio da cebola em um pneu.

Melhor época para o plantio

As cebolas devem ser plantadas entre maio e junho quando for no formato de sementes. Se você for semear bulbinhos, é melhor plantar em fevereiro, março ou abril.

Melhor terra para plantar a cebola de cabeça em vaso

A melhor terra para plantar cebola é uma terra um pouco mais ácida, apresentando o pH entre 5,5 e 6. Você pode conversar com o especialista na sua agropecuária para ele ajudá-lo. É aconselhável fazer a calagem da terra do vaso que você vai plantar a cebola. Essa incorporação de cal deve ser feita pelo menos 30 dias antes da data do plantio.

Bulbos de cebola plantados em vaso redondo
A terra do vaso deve ser um pouco ácida e não pode ser muito úmida.

A terra deve ter textura média para não acumular água. A cebola não gosta de muita água, apenas uma umidade mínima para que ela se mantenha saudável.

Você está pronto para plantar suas cebolas em vaso na sua casa ou apartamento. Agora, conte conosco para buscar sementes ou bulbos, além dos vasos e do substrato. Entre no nosso site e busque por esses produtos. Em breve você estará colhendo sua própria cebola sem precisar sair de casa.

Veja também: Como plantar coentro no vaso e no solo.

Post Relacionado