Aprenda como plantar alho em vaso

Aprenda como plantar alho em vaso

Uma das hortaliças mais utilizadas na cozinha, sendo muito útil para temperos, além de trazer benefícios medicinais, é o alho, que você pode plantar facilmente em casa num vaso.

Trata-se, aliás, de uma das culturas mais propícias para ser plantada em casa, por ser prática e barata. E mesmo se não for possível contar com quintais ou terraços na sua casa, o alho pode ser cultivado em vasos.

Entenda como fazer para plantar alho em vaso e o que é necessário para um bom cultivo. Veja também como cultivar cebola em vaso!

Homem plantando alho em vaso
Você pode plantar alho em qualquer tamanho de vaso

Como iniciar o plantio de alho em vaso?

Para plantar alho, vai ser necessário contar com:

– Um vaso, de preferência, grande;

– Um substrato com nutrientes;

– Brita para jardim;

– Dentes de alho;

– Água.

Primeiramente, é preciso encher o vaso grande com a mistura de terra, adicionando uma pequena quantidade de brita para o jardim no interior. O objetivo é que seja formada uma camada drenante, facilitando a passagem da água.

Os dentes de alho devem ser separados em pedaços e plantados um por um de forma vertical no solo. Eles devem ser enterrados em um buraco que apresente entre 2 e 2,5 centímetros de profundidade. Coloque a parte mais fina do dente de alho virada para cima.

Homem plantando dente de alho
Plantar cada dente de alho separadamente com a parte mais fina pra cima

O buraco deve ser coberto com a adição de mais substrato.

Melhor época para plantar

As estações de outono e inverno são as melhores para plantar alho, dado que os solos mais frios são os preferidos da planta.

Climas amenos costumam apresentar temperaturas consideradas ideais para o desenvolvimento do pé de alho e formação dos bulbos.

Luminosidade

Apesar de se desenvolver melhor em temperaturas mais amenas, o plantio do alho, como em boa parte dos cultivos, necessita de uma exposição diária ao sol.

Neste sentido, o ideal é de que o vaso esteja localizado em uma área que receba abundância de luz solar direta.

Irrigação

As regas devem ser regulares, para que o solo se mantenha úmido na etapa inicial de crescimento do pé de alho.

Recomenda-se que a irrigação seja feita no intervalo entre 10 e 15 dias, ou sempre que o solo estiver seco.

Regando plantação de alho
Fique atento às regas de acordo com a fase que sua planta se encontra

Após plantar alho no vaso, este deve ser regados com frequência durante todo o desenvolvimento da muda. A frequência só deve ser diminuída quando for observado que os bulbos estão crescendo.

Uma dica importante é suspender a irrigação quando faltar 10 a 20 dias para a colheita.

Colheita

Dependendo do local utilizado, da região e da época do ano, no período de 16 a 36 semanas de plantio, já deve ser notado o desenvolvimento da cabeça de alho.

Para se certificar, observe se as folhas do pé de alho no topo secaram ou se começaram a cair. Em caso positivo, é sinal de que a cabeça de alho já está pronta para ser colhida!

Para colher, a planta inteira deve ser arrancada, sem que as folhas sejam destacadas do pé. O ideal é que isso seja feito em dias secos e ensolarados.

Após a colheita, é fundamental expor o alho colhido à luz solar, por um período de aproximadamente 30 dias.

Ramos de planta de alho secando no sol
O objetivo é secar toda a planta no sol

O objetivo é secar a sua estrutura. Posteriormente, é indicado que seja secado por completo, ficando mais uns 20 a 50 dias na sombra.

Veja no vídeo abaixo 10 dicas valiosas de como plantar alho em casa:

Fonte: Pomar e Horta em Vasos

Gostou do conteúdo? Então aproveite para acessar também nosso post sobre como plantar coentro. Acesse também nossas dicas de como montar uma horta vertical em PVC, pallet ou garrafa pet, veja diversas fotos para se inspirar!

Veja também: Cebola: descubra tudo sobre essa hortaliça.

Post Relacionado