Como plantar coentro no vaso e no solo

Como plantar coentro no vaso e no solo

O coentro dá um toque especial nas receitas culinárias do dia a dia, oferecendo sabor e aroma muito marcantes. Afinal, além das folhas, que deixam os pratos mais refrescantes, suas sementes também são comestíveis e trazem um sabor mais adocicado e picante.

Mas, não é só isso: proporciona uma série de benefícios à nossa saúde, que também iremos mostrar neste artigo. Se é fã desse tempero e de suas outras qualidades, confira dicas de como plantar o coentro!

Antes de plantar, prepare o solo

Seja como for feito o plantio, ou seja, em vasos, canteiros, jardineiras ou em espaços maiores, inclusive na agricultura familiar, a maneira mais eficaz de plantar o coentro é por meio das sementes.

Isso porque, como tem raízes finas e, consequentemente, mais delicadas, essa planta não se adapta de forma satisfatória à transplantes, fazendo com que as sementes sejam a melhor opção.

O processo de preparo do solo, ao plantar o coentro, consiste em uma camada de drenagem e o substrato correto.

Preparo do solo para cultivo
O preparo do solo é uma das etapas mais importantes para ter sucesso no cultivo do coentro.

Entretanto, no caso do coentro não é necessário utilizar sementeiras. Você pode plantar diretamente na área desejada, com espaços de 10 centímetros entre as sementes. Além disso, é preciso que o espaço escolhido tenha, no mínimo, de 20 a 30 centímetros de profundidade.

Ademais, o local de cultivo deve ser bem iluminado pelo sol, por pelo menos 4 horas ao dia. Quando estiver muito quente, o ideal é fazer sombra na área, inclusive com o uso de “sombrites”. Lembre-se de adubar o solo com adubos orgânicos e regar periodicamente a plantação.

No geral, as sementes demoram de 7 a 10 dias para começarem a germinar e, a colheita das primeiras folhas ocorrem de 30 a 40 dias. O ideal é tirar as folhas e sementes apenas quando for usar.

Além disso, não pode colher uma grande quantidade, pois o coentro perde suas propriedades. Assim sendo, o certo é colher e usá-lo fresquinho nas receitas.

Veja também: Como plantar manjericão: aprenda dicas de cultivo.

Como plantar coentro pela raiz?

Apesar de ter uma raiz muito sensível, como citamos acima, é possível plantar o coentro dessa maneira, mas a garantia de sucesso é menor.

Raízes de coentro para plantio
As raízes dessa planta são bem sensíveis, mas também é possível plantá-las, desde que corte todas as folhas.

Assim sendo, corte as folhas e reserve apenas a base com a raiz. Em um vaso cheio de terra, faça um buraco e coloque a muda, cobrindo de terra novamente.

Depois disso, é só regar periodicamente e tomar os cuidados básicos com a planta. As primeiras folhas devem começar a aparecer em alguns dias.

Leia também: Cebola: descubra tudo sobre essa hortaliça.

Confira como plantar coentro em vaso

Ao plantar o coentro em vaso, o primeiro passo é escolher o recipiente certo. O vaso deve ter pelo menos 15cm de diâmetro e 20cm de profundidade, com furos para drenagem da água.

A montagem do plantio em vaso não é diferente de outros locais de cultivo: camada drenante, substrato, sementes e mais uma camada de terra por cima.

Plantio de coentro em vaso
O pé de coentro também pode ser plantado em vaso, mas é preciso ter um bom tamanho e terra preparada.

Depois de plantar, é só colocar o vaso em ambientes iluminados e manter o solo úmido com o intuito de ter uma coentro aromático. A germinação demora cerca de uma semana.

Cuidados importantes com o coentro

Existem algumas regras importantes na hora de cuidar de uma plantação de coentro. A primeira delas é em relação a água. Regar a planta poucas vezes é prejudicial, mas colocar água demais também pode matar o pé.

O ideal é observar se o solo está seco antes de colocar água novamente. Aliás, no caso dessa planta, o solo deve estar levemente úmido, não podendo nunca estar seco nem encharcado.

Irrigação de hortaliças cuidados
Como em outras hortaliças, para o cultivo do coentro é preciso ter cuidado com a irrigação do solo.

Como já comentado anteriormente, a adubação é outro ponto que merece cuidado. O pé de coentro não necessita de adubação constante. Ela pode ocorrer com um intervalo de dois ou três meses. Use sempre adubo orgânico, como o húmus de minhoca.

Já em relação a colheita, a forma correta de fazê-la é muito parecida com a salsinha: o corte é feito sempre bem rente a base.

Com o fim de permitir que novas folhas cresçam e se desenvolvam, fazendo com que a colheita dure mais tempo, é importante cortar primeiro as folhas de fora, que são as mais velhas.

Conforme mostramos acima, o coentro é uma planta de fácil cultivo, mas existem algumas questões que devem ser levadas em consideração antes de fazer o plantio. Confira no vídeo:

Fonte: Somos Verdes.

Benefícios do coentro à saúde

Mas, o coentro não é apreciado apenas na culinária. Confira alguns benefícios à nossa saúde:

  • Ajuda a controlar as taxas de açúcar do sangue e também tem um potencial antioxidante, combatendo radicais livres;
  • Diminui a pressão arterial, reduzindo a hipertensão. O coentro é rico em cálcio, potássio, magnésio, ferro e manganês, além de quase não conter sódio;
  • Melhora a digestão, ajudando no tratamento de distúrbios digestivos como gases, náuseas, má digestão e dores abdominais;
  • Fornece vitamina C e de outras vitaminas essenciais, como o ácido fólico, a vitamina A e o betacaroteno. Também atua na formação de colágeno, nutriente essencial para evitar a flacidez e manter a saúde da pele;
  • É um ótimo tranquilizante natural, que pode ser utilizado no tratamento da ansiedade e diminuir a tensão causada pelo estresse. O sumo de coentro, salsa e pepino é uma boa forma de repor as vitaminas B e acalmar a mente após um longo dia;
  • Possui atividade anti-inflamatória que permite aliviar dores causadas por condições inflamatórias como artrite e também reduzir pequenos inchaços. Esta propriedade também protege o sistema nervoso contra os danos causados por doenças degenerativas.

Você gosta de ter ingredientes naturais como este plantados em casa? Então, nós sugerimos acompanhar o post que mostra como fazer uma horta em casa. Boa leitura!

Post Relacionado