Como realizar a semeadura direta da cebola?

Como realizar a semeadura direta da cebola?

No Brasil, a cebola é uma das hortaliças mais bem colocadas no quesito valor econômico. Por esse motivo, muitos produtores têm apostado nessa cultura, alcançando resultados cada vez melhores.

As práticas relacionadas ao plantio dessas sementes mudam de acordo com o tempo. Atualmente, uma alternativa ao tradicional transplante de mudas é o método da semeadura direta.

Neste artigo vamos explicar mais sobre ele, mas você pode acessar nosso site para obter mais informações ou compra de materiais necessários.

O que é a semeadura direta?

Difundida ao longo de diversas regiões, o método da semeadura direta pode ser resumido como a técnica de depositar as sementes no solo sem as convencionais mobilizações intensas do solo. No cultivo de cebola é uma excelente opção e possui diversas vantagens.

Utilizado em alta escala por médios e grandes produtores, essa forma de plantio tem apresentado resultados bastante positivos, principalmente no que se refere aos produtos da colheita e desempenho do cultivo.

As características desse sistema fazem com que ele também beneficie os produtores familiares, que relatam uma redução significativa na mão de obra e a otimização dos lucros em sua propriedade.

Como é realizada a semeadura direta da cebola?

O primeiro passo, e um dos mais importantes para o sucesso da técnica da semeadura direta, é o cultivo do milheto, também conhecido como palhada.

Depois que o milheto já estiver desenvolvido, deve ser derrubado para que o plantio da cebola possa ser realizado nesse local. Nesta etapa, um dos principais fatores é a escolha adequada das sementes. Devem ser de boa qualidade e alta performance.

Cebola plantada pelo sistema de semeadura direta
A palhada proporciona inúmeras vantagens no desenvolvimento da planta

O processo da semeadura em si é realizado de forma mecânica, por semeadoras ou semeadeiras convencionais ou a vácuo. Vale ressaltar que esse último equipamento é capaz de fazer a semeadura de maneira mais precisa.

No que diz respeito às sementes de cebola, são utilizados entre 3 e 5 quilos por hectare. Esse número pode variar de acordo com os materiais que cada produtor escolher.

Se a semeadura direta for realizada em áreas de curta extensão, existem equipamentos rústicos mais acessíveis, como cilindros ou latas perfuradas. Estes podem ser desenvolvidos e adaptados pelo próprio agricultor.

Grande parte dos produtores de cebola escolhe os meses de março ou abril para o plantio de suas sementes. A semeadura ocorre em canteiros de 1,3 a 2,0 m de largura no topo e 15 a 20 cm de altura.

Cebola plantada em canteiros
As cebolas devem ser plantadas em canteiros, evitando alagamentos

Há casos em que o agricultor opta por realizar a semeadura da cebola diretamente na superfície do solo. Dessa forma, o número de plantas por área aumenta, mas é preciso evitar períodos ou locais de alagamento.

O processo de semear pode acontecer em linhas duplas ou simples, dependendo da decisão do produtor ou da máquina que ele utiliza para o plantio. O número de linhas depende da produção e dos objetivos do agricultor.

As linhas duplas normalmente trabalham com até 20 sementes por metro e as simples comportam até 45 sementes por metro.

Dificuldades na semeadura direta

Custo significativo com herbicidas

Na semeadura direta, existe a chance de aumento da incidência de pragas e doenças no seu cultivo. Por esse motivo, o gasto com herbicidas pode ser um pouco maior se comparado a outros sistemas de plantio.

Cuidados redobrados com a plantação

Por conta da possibilidade de alastramento das pragas e ervas daninhas em seus canteiros, o método da semeadura direta exige uma atenção maior e mais apurada, para a garantia da qualidade dos resultados.

Uso de máquinas específicas

Se você pretende utilizar o método da semeadura direta em uma extensão considerável de hectares, serão necessários determinados equipamentos que realizem as etapas exigidas por essa técnica.

Pessoal técnico especializado

Uma consequência da utilização de máquinas específicas é a necessidade de pessoas capacitadas para operá-las. Assim, será preciso investir também nessa área ou qualificar a equipe que você já possui.

Maior irregularidade na superfície de plantio

Como o local em que ocorrerá a semeadura direta não será revolvido, alguns resíduos de outras culturas podem ser encontrados, o que ocasiona imperfeições no solo, atrapalhando o bom desenvolvimento das sementes.

Alguns produtores têm utilizado o método do “plantio com preparo reduzido”, ou “gradinha”, para minimizar esse problema e facilitar a operação das máquinas.

No entanto, esse tipo de prática não é recomendado, uma vez que desestrutura o solo, que é revolvido superficialmente, e acelera o processo de decomposição da palhada.

Vantagens da semeadura direta

Veja abaixo as vantagens da semeadura ou plantio direto da cebola e conheça mais sobre esta opção de cultivo.

Redução da mão de obra

A semeadura direta é uma técnica que não exige tantas etapas e processos quanto outros modelos convencionais de plantio. Além disso, a tecnologia pode auxiliar também na diminuição da mão de obra deste método.

Maior controle do semeio

Essa é uma das vantagens que influencia diretamente no resultado final dos produtos, agregando qualidade e valor de mercado às mercadorias que o produtor possa vir a disponibilizar para comércio.

Diminui a frequência da irrigação

A semeadura direta é realizada no mesmo local onde já se encontra a palhada. Dessa forma, a água da irrigação encontra uma barreira para seu escoamento ou evaporação, que é reduzido.

Regula a temperatura do solo

Também por conta da palhada, a temperatura do solo se mantém mais constante, bem como a umidade do local. Esses dois fatores aumentam ainda mais a chance de um produto final de qualidade.

Garante produtos finais de qualidade

Esse método de plantio prioriza a saúde do solo e da planta. Por isso, se todos os cuidados necessários forem tomados pelo produtor, a semeadura direta é uma maneira de garantir mercadorias com valor nutricional e comercial elevado.

Cuidados necessários ao cultivo

No caso da cebola, a maior atenção do produtor deve ser voltada às pragas que afetam esse tipo de cultura, como as tripes. Estas podem prejudicar o crescimento saudável da plantação e até diminuir a produtividade.

Também é essencial estipular com máxima precisão a frequência e intensidade das irrigações. O acúmulo de água pode aumentar drasticamente a umidade do solo, propiciando o desenvolvimento de doenças.

Ademais, os resultados variam conforme os cuidados que cada agricultor tem com sua plantação, como o uso de herbicidas, a limpeza da lavoura e a adubação. No entanto o uso desta técnica favorece a colheita de cebolas com maior qualidade.

Veja abaixo uma reportagem sobre o plantio direto da cebola:

Fonte: Epagri Vídeos

Essas informações foram úteis para você? Em nossa revista é possível encontrar mais artigos como esse. Acesse e confira.