Atemoia: conheça essa fruta e saiba como plantá-la

Atemoia: conheça essa fruta e saiba como plantá-la

A atemoia (Annona cherimola Mill. x Annona squamosa L.) é uma fruta híbrida ainda pouco conhecida pela maioria das pessoas, mas que proporciona uma série de benefícios ao nosso organismo. Por ser rica em potássio, ajuda a reduzir a pressão arterial. Além disso, é uma importante aliada à quem pratica atividades físicas regularmente.

Vale destacar, antecipadamente, que a atemoia é o resultado de um cruzamento feito de forma artificial entre duas frutas pertencentes à família das anonáceas: a cherimoia e a fruta-do-conde (também chamada de pinha).

Por isso, eventuais confusões a respeito do seu aspecto são compreensíveis. O interessante é que tudo dessa fruta é aproveitado, isto é: a polpa, a casca e até a semente.

Mas, você sabe como plantar atemoia e ter sucesso nesse cultivo? É preciso seguir alguns cuidados especiais, principalmente em relação ao solo e ter boa quantidade de água à disposição dessa planta.

Neste post, vamos trazer todas as características dessa fruta, benefícios à nossa saúde e o passo-a-passo de como fazer o plantio, inclusive em vasos. Boa leitura!

Principais características da atemoia

Conforme citamos no início desse artigo, a atemoia é resultado de um cruzamento de duas espécies de frutas: a cherimoia (Annona cherimola Mill.) e a fruta-do-conde (Annona squamosa L.). Deu tão certo que hoje ela é vendida e consumida no mundo inteiro.

Essa fruta é caracterizada como climatérica, isto é, os processos de amadurecimento e amolecimento da polpa continuam mesmo depois de ser colhida. Assim, os frutos são vendidos ainda “duros” e, normalmente, entre dois e cinco dias já estarão macios e prontos ao consumo.

O cuidado com a qualidade é tanto, que geralmente são embaladas individualmente, evitando, com isso, lesões e o escurecimento da casca. Muitas pessoas a confundem com a fruta-do-conde, porém, a atemoia possui um sabor doce, tem poucas sementes e um tamanho maior.

Atemoia inteira e atemoia cortada ao meio sobre tecido
Com uma casca rugosa, a atemoia é colhida ainda “dura”. O amadurecimento ocorre após alguns dias.

Leia também: Pera: como plantar e os benefícios dessa fruta.

Propriedades dessa fruta

Por se tratar de uma planta com grande valor nutricional, são vários os benefícios do consumo da atemoia à nossa saúde. Ela é considerada um alimento completo, como as demais frutas da família das anonáceas. Além disso, possui altas quantidades de compostos fenólicos, que são excelentes agentes de defesa do nosso organismo.

Um estudo realizado pela Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp constatou que essa fruta possui propriedades incríveis. Na casca, foram encontradas substâncias poderosas, com ações anticancerígenas, enquanto a sua semente é excelente no combate ao colesterol ruim.

Além de ser considerada uma planta medicinal, a atemoia é um alimento completo. Ela recebe essa denominação por conta da quantidade de determinados nutrientes, importantes ao bom funcionamento do corpo.

A atemoia é rica em proteínas, pectinas, ferro, fósforo, magnésio, potássio e vitaminas, como a C, que é importante para manter as defesas do corpo, pois garante um aumento da imunidade.

Várias unidades de atemoia em uma bacia amarela, em cima de mesa de madeira com folhas secas
A atemoia é uma fruta que possui propriedades medicinais e é considerada um alimento completo.

Como consumir a atemoia

A atemoia pode ser consumida integralmente, aproveitando a casca, a polpa e a própria semente. A casca tem elevada capacidade antioxidante (protege as células contra os efeitos dos radicais livres produzidos pelo organismo), e altos teores de fibras e minerais. Sendo assim, a dica é usá-la em forma de geleia, compota ou doce.

No caso das sementes, por serem ricas em ácidos graxos essenciais, após serem trituradas, podem ser usadas em iogurtes, salada de frutas, sorvetes ou até no arroz com feijão.

A polpa, por sua vez, deve ser consumida in natura, com o propósito de aproveitar todos os nutrientes. Também pode optar por transformá-la em suco ou sorvete, sem perda de sabor, porém, com significativa degradação da vitamina C.

Close nas mãos de uma pessoa, que mostra uma atemoia partida ao meio
Da atemoia é possível aproveitar literalmente toda a fruta: não apenas a polpa, mas também a casca e a semente.

Como plantar atemoia?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre essa fruta e suas propriedades, vamos tratar de outro tema importante deste artigo: como plantar a atemoia. Aliás, ela vem atraindo cada vez mais produtores, que passaram investir no seu plantio e cultivo.

O plantio pode ser feito através de mudas (que você pode adquirir no site MF Rural) ou mesmo aproveitando as sementes, diretamente no solo ou também em vasos. Antes de tudo, alguns aspectos precisam ser considerados.

O primeiro deles é que essa planta prefere clima úmido e quente (tropical). Além disso, precisa de muita água para garantir um bom desenvolvimento. O solo, por sua vez, deve ser drenado e rico em matéria orgânica.

No caso do plantio por meio de mudas e diretamente no solo, saiba que essa planta pode atingir de 3 a 5 metros de altura. Nesse sentido, se sua intenção é a formação de um pomar, é preciso deixar um espaçamento de 4 a 5 metros entre as plantas e 3 a 4 metros entre as linhas.

Dica: utilize uma muda enxertada, pois são mais fortes e resistentes a doenças (brocas e fungos). Além disso, a produção dos frutos começa mais cedo, ou seja, por volta do terceiro ano de crescimento.

Como é uma planta que exige uma boa irrigação, o plantio deve ser feito em períodos chuvosos. A cova deve ter pelo menos 40 cm de profundidade por 40 cm de diâmetro, devendo ser preparada com pelo menos 60 dias de antecedência, período em que deverá ocorrer o assentamento e fermentação da matéria orgânica.

Após acomodar a muda, colocando terra no restante da cova, coloque uma estaca (pode ser de bambu ou sarrafo) com o fim de protegê-la dos ventos, até atingir um bom tamanho. Caso o plantio tenha sido feito em período mais seco, não esqueça de deixar a terra úmida.

Fruto de atemoia no pé
Um pé de atemoia pode atingir até cinco metros e, por isso, o cultivo um bom espaçamento entre as plantas.

Plantio com sementes

Embora o mais indicado seja o plantio através de mudas já formadas, se você comprou a atemoia na feira ou supermercado e quer aproveitar as sementes, confira algumas dicas importantes. Lembre-se apenas que o período de frutificação demorará mais tempo: pelo menos uns quatro anos.

Confira o passo-a-passo:

  • Retire as sementes do fruto e lave com água, deixando-as secar na sombra por uma semana;
  • Depois, coloque água em um recipiente e em seguida as sementes. Aquelas que boiarem devem ser descartadas;
  • Deixe as demais sementes na água por uma noite;
  • Depois, colocá-las em um vaso com húmus de minhoca e terra vegetal, enterrando-as com o “olho” para baixo, sem cobrir com terra (pela outra parte é que vão sair os brotos);
  • Deixe a terra sempre úmida e coloque o recipiente à sombra;
  • A germinação deve ocorrer dentro de um mês;
  • Quando alcançar de 10 a 20 centímetros, faça o transplante ao local definitivo.

Como plantar a atemoia no vaso

Se o plantio for realizado em um vaso, é importante escolher um com capacidade superior a 20 litros, para que a planta se desenvolva de forma adequada.

Após escolher o vaso, adicione brita no fundo, argila expandida ou então alguns pedaços de telha, com o propósito de garantir uma boa drenagem do solo, o que vai evitar que a planta acabe encharcando com excesso de água, podendo apodrecer as raízes e até morrer.

Coloque um pouco de terra no fundo do vaso e em seguida a muda. O substrato ideal para a planta crescer saudável deve contar com terra vegetal e areia de construção. Essa composição ajudará a planta a receber os nutrientes necessários ao seu crescimento. Também pode ser usado húmus de minhoca, o que vai garantir a nutrição completa da atemoia.

Durante o período de desenvolvimento da planta, é importante que receba incidência direta do sol por algumas horas, mas sem excesso, pois pode queimar e prejudicar o desenvolvimento. Novamente, não esqueça das regas frequentes, sobretudo no verão e primavera, que são os períodos mais quentes do ano.

E então, gostou de conhecer mais sobre a atemoia? Aproveite e acesse também nosso post onde ensinamos como plantar ameixa. Boa leitura!

Post Relacionado