Pomar em sítios e chácaras: opções para plantar

Pomar em sítios e chácaras: opções para plantar

 

Iniciar um projeto de cultura frutífera em sítios e chácaras pode ser trabalhoso, mas é extremamente recompensador para toda a família. O primeiro passo consiste em escolher as frutas que você pretende plantar no pomar e qual o objetivo final, que pode ser o consumo próprio ou a comercialização de produtos.

 

Para isso, é essencial saber o que cada espécie precisa para se desenvolver, em termos de clima, espaço, tempo de colheita, entre outros fatores.

 

 

Opções para plantar em seu pomar

 

Selecionamos algumas ideias com informações úteis para um pomar diversificado e colheitas de qualidade. Acompanhe!

 

 

Jabuticabeira

 

Apesar de ser uma frutífera nativa, ainda existem muitas dúvidas sobre o seu cultivo. Para garantir a qualidade das jabuticabas em sítios ou chácaras, é fundamental conhecer a fundo o desenvolvimento da planta.

 

Por ser uma planta frutífera subtropical, a jabuticabeira não é muito resistente a temperaturas mais baixas, sendo ideal cultivá-la em temperaturas que estejam entre 15 °C e 22 °C.

 

Jabuticabas maduras no pé
A jabuticaba é uma opção para cultivo no pomar por produzir frutos saborosos.

 

A árvore deve ser plantada no local com maior incidência solar do seu pomar, para que dê bons frutos e o solo deve ter água disponível, evitando longos períodos de seca.

 

Como o sol é essencial para essa frutífera, retire galhos que impeçam que os raios solares atinjam seu centro e plante-as longe de árvores maiores, que possam deixar a jabuticabeira na sombra.

 

O mais indicado é plantar jabuticabeiras com um espaçamento de 4 a 7 metros entre as plantas e entre as fileiras.

 

Geralmente as jabuticabas surgem em setembro, nos galhos mais grossos e no próprio tronco. Portanto, no momento da poda, retirar galhos mais finos é válido para que a planta concentre suas energias em seus frutos. Dessa forma, a colheita em seu sítio ou chácara será de jabuticabas grandes e muito saborosas!

 

 

Macieira

 

Se você optar pelo plantio de macieira, é preciso lembrar que maçãs necessitam de temperaturas bem diferentes. Consegue se desenvolver bem em clima temperado com temperaturas entre 5 °C e 15 °C. Importante selecionar bem o lugar do pomar em que será plantada, pois a árvore é grande e chega aos 10 metros de altura.

 

Maçãs grandes no pé
O plantio da macieira deve ser feito em pomares de regiões com clima temperado.

 

Quanto ao espaçamento, deixe 4 e 7 metros de distância entre as fileiras de plantio e entre uma macieira e outra a distância de até 5 metros. O local do pomar deve ser o que tem menor ocorrência de ventanias fortes e sem inclinações profundas.

 

O solo mais favorável é o argiloso ou argiloso arenoso com pH próximo a seis, adubado com esterco (por cova) e trabalhado com calcário, cerca de 30 dias antes de plantar as árvores.

 

Se você tem intenção de plantar esta fruta e ainda não comprou um sítio ou chácara, fique atento a esta dica acima sobre o tipo de solo.

 

 

Figueira

 

Plantar figos exige espaço nos sítios e chácaras. Por isso, o planejamento do pomar é especialmente importante. Trata-se de uma árvore bastante ramificada e que pode chegar até oito metros de altura.

 

Seus ramos são frágeis, portanto, respeitar o espaçamento de 2 a 3 metros entre as plantas e de 3 a 5 metros entre as fileiras de plantio é a única forma de garantir que não sofra danos ao longo do seu crescimento.

 

Figueira com frutos
O figo é facilmente adaptado em diferentes climas e produz o ano todo. Uma boa opção para seu pomar.

 

Apesar de ser um fruto de regiões subtropicais, o figo tem capacidades bastante adaptáveis aos diferentes climas do país e as variações locais, o que torna a sua produção muito interessante, por ser mais constante durante o ano.

 

Cuide para que o solo da figueira esteja constantemente úmido. Para isso, opte por locais onde a chuva atinja e, ao mesmo tempo, o sol incide com frequência. A seca prejudica a produção, da mesma forma que o excesso de umidade. Proteja-a de ventos excessivamente fortes!

 

 

Veja também: Como plantar maracujá

 

 

Pessegueiro

 

O cultivo do pêssego necessita do clima temperado, característico da região Sul. Porém, mesmo sendo uma árvore frutífera que gosta de frio, pode enfrentar problemas no crescimento se expostas a geadas.

 

Pêssegos maduros prontos para colheita
O plantio do pêssego no pomar deve ser feito em locais sem excesso de sol e de preferência em clima temperado.

 

Se optar pelo pessegueiro para o pomar do seu sítio ou chácara, precisa pensar em estratégias que o mantenha em condições equilibradas.

 

Deve-se manter a distância de 1 a 4 metros entre as árvores e de 5 a 7 metros entre as fileiras. Locais sem excesso de sol, proteção contra geadas intensas e suprimento de água adequado, fazem toda a diferença na qualidade dos frutos.

 

 

Bananeira

 

Uma das frutas mais populares entre os brasileiros, tanto in natura, quanto em doces e licores, a banana é perfeita para ser cultivada em regiões tropicais e terrenos ondulados. Saber exatamente como plantar será o diferencial para produções fartas e ricas em nutrientes.

 

Manter o espaço entre as bananeiras de 2,5 metros e entre as linhas de 3 metros é fundamental para o crescimento livre de suas folhas, tão importantes para a longevidade da frutífera.

 

Cacho de bananas maduras
Plantar banana pode dar um bom lucro ao produtor, mesmo em chácaras.

 

Apesar de ser uma opção ideal para climas mais quentes, a temperatura acima de 35 graus pode inibir seu desenvolvimento e desidratar as folhas. Inclusive, irrigar o solo ajuda a planta a manter o equilíbrio, já que apresenta poucas reservas hídricas.

 

Um pomar bem planejado e organizado é um negócio bastante rentável, mesmo em chácaras, onde normalmente a área é menor do que sítios ou fazendas. As opções são muitas, por isso a organização deve estar presente desde o início.

 

 

Características das plantas frutíferas

 

O ideal é planejar de acordo com as principais classificações das plantas frutíferas, relacionadas abaixo:

 

 

1. Clima

 

Plantas frutíferas podem ser adaptáveis ao clima tropical, subtropical ou temperado. Essa informação é crucial para o desenvolvimento saudável do pomar. Afinal, o clima exerce grande influência na longevidade de cada espécie, na qualidade e na quantidade de seus frutos.

 

 

2. Hábito vegetativo

 

Saber como a planta escolhida vai se desenvolver é outro aspecto importantíssimo, porque será a partir do hábito vegetativo da espécie que o espaço vai ser definido. Sítios e chácaras precisam ser bem aproveitados, nesse sentido, para um pomar diversificado e produtivo.

 

 

3. Tipo de fruto

 

A importância de saber os tipos de frutos que o pomar vai gerar está no armazenamento das sementes durante a produção de produtos para comércio e na continuidade do cultivo.

 

Estudando profundamente cada espécie o pomar será bastante produtivo, ainda que em um espaço reduzido, comparado às grandes fazendas, garantindo a comercialização constante de:

 

  • Geleias
  • Doces de massa
  • Frutas para consumo natural ou cristalizadas
  • Polpas congeladas
  • Entre outras mercadorias

 

Negócios familiares ocupam um espaço significativo na economia nacional e beneficiam milhares de famílias em diversas regiões. Além do impacto financeiro, um pomar variado e bem cultivado valoriza a propriedade, estimula a presença de pássaros e abelhas e mantém o clima local agradável.

 

MF Rural é uma plataforma que oferece segurança e confiabilidade para negociações entre compradores e vendedores rurais. Compre todas as mudas necessárias para iniciar o seu pomar ou diversificá-lo no nosso marketplace. Tudo em um só lugar!