Frutas como fonte de renda para agricultura familiar

Frutas como fonte de renda para agricultura familiar

A agricultura familiar tem ganhado bastante espaço no mercado nacional. Enquanto as grandes fazendas agropecuárias fornecem produtos para exportação, ela é a principal fonte de produtos para o mercado nacional.

 

Portanto, é importante acompanhar de perto o crescimento desse mercado tão importante para o país. Com essa visão, o MF Rural busca participar cada vez mais de todos os processos da cadeia produtiva e trazer informações atualizadas para as pessoas desse meio.

 

O MF Rural é uma plataforma que promove o encontro entre vendedores e compradores de produtos agropecuários, além de ser fonte de notícias e novidades desse mundo. Para mais informações, acesse os nossos conteúdos sobre agronegócio e fique por dentro de tudo que acontece nesse mercado.

 

 

O que é agricultura familiar?

 

A agricultura familiar, como o nome sugere, é um núcleo de cultivo de terra gerido por pessoas de uma mesma família. Ao contrário das grandes fazendas de agronegócio, a agricultura familiar acontece em uma pequena propriedade rural.

 

Homens colhendo tomates e colocando em caixa
A agricultura familiar permite a produção mesmo em pequenas propriedades rurais.

 

O objetivo desse tipo de agricultura é gerar lucros para a subsistência da família e os produtos são destinados ao mercado interno.

 

A facilidade oferecida por esse investimento é que, em se tratando de uma produção de baixa escala, é possível iniciar um negócio mesmo em pequenas propriedades rurais como chácaras ou sítios e com baixa aplicação monetária inicial. Isso é importante, pois, dá a oportunidade para que famílias de baixa renda ingressem na agricultura familiar.

 

 

Os desafios enfrentados pela agricultura familiar

 

Os desafios da agricultura familiar são muitos, que vão desde a falta de informação até a utilização inadequada dos recursos ambientais.

 

É muito importante estar atento às melhores técnicas e aos melhores instrumentos para administrar esse tipo de agronegócio para evitar desperdícios na colheita e maus investimentos.

 

Outro desafio consiste nas constantes mudanças climáticas ambientais, pois, como a agricultura familiar evita utilizar produtos químicos para aumentar a produção, acaba ficando à mercê do clima. Entretanto, se ele sofrer muitas alterações inesperadas durante o ano, acaba afetando a colheita.

 

Contudo, o principal problema enfrentado é o êxodo rural. As pessoas projetam uma imagem de sucesso nos grandes centros urbanos, como se a satisfação financeira só fosse encontrada nesses ambientes. Isso faz com que muitas famílias abandonem suas propriedades rurais em busca de uma vida melhor na cidade.

 

Felizmente, esse quadro está mudando. Com os incentivos cada vez maiores e a crescente necessidade do mercado rural, a quantidade de pessoas abandonando esse negócio é cada vez menor.

 

 

Como as frutas podem ser fonte de renda para a agricultura familiar

 

Os produtores rurais têm visto o plantio de frutas como uma opção cada vez mais lucrativa. Isso acontece porque, ao contrário da plantação de grãos, não é necessária uma grande produção para a geração de lucros.

 

Além disso, o investimento nesse mercado permite que, além da venda direta da fruta, produtos secundários sejam gerados, como a polpa.

 

A produção de polpa a partir das frutas colhidas é muito vantajosa, pois, apenas uma fruta rende em média três polpas. O que faz o custo-benefício ser bastante alto.

 

Veja no vídeo abaixo o agricultor familiar Fábio de Souza Silva que vende a polpa de suas frutas, aumentando a renda da família.

 

Fonte: Sead

 

 

Para tornar ainda mais atrativo e vantajoso o investimento em plantação de frutas, o Brasil é um país tropical, o que, além de fazer com que o clima seja totalmente adequado para o plantio, possui uma grande variedade de árvores frutíferas.

 

Afinal, o estereótipo mais comum acerca de países tropicais é justamente a grande quantidade de frutas de diversas cores e sabores.

 

As opções são diversas: uva, banana, maracujá, melancia, laranja, mamão, limão, jabuticaba, entre muitas outras. O abacaxi é uma das principais apostas nesse mercado. Apesar de não ser de cultivo tão fácil, gera um grande rendimento na colheita.

 

Homem colhendo abacaxi
O abacaxi pode ser uma boa opção de renda na agricultura familiar.

 

Além desses nomes comuns a todos os brasileiros, frutas incomuns, como a pitaya e a lichia, são exemplos de como é importante estar atento às novidades do mercado.

 

A pitaya é uma fruta nativa, principalmente, da América Latina, mas que tem cada vez mais encontrado espaço no mercado das frutas.

 

A estranheza que a pitaya causava nas pessoas está cada vez mais raro e ela está, de fato, caindo no gosto popular. Isso pode ser notado no fato da fruta estar se tornando uma figura comum nas feiras de hortifrúti.

 

Acompanhar essa tendência pode gerar muitos lucros para os pequenos proprietários rurais.

 

Polpa de maracujá
A produção de polpa de fruta é outra alternativa de renda para a agricultura familiar

 

A importância da agricultura familiar

 

A agricultura familiar possui grande importância em diversas camadas sociais e econômicas. Devido a grande demanda de produtos agropecuários, a necessidade desses pequenos empresários é inquestionável.

 

família olhando plantação no por do sol
A agricultura familiar é uma importante fonte de renda no Brasil.

 

Além disso, ela é responsável pelo sustento de milhares de família em todo o território brasileiro, sendo um importante instrumento de combate à miséria em territórios rurais.

 

Uma característica marcante desse tipo de cultivo é a geração de produtos orgânicos e a policultura. Isso quer dizer, que na agricultura familiar o uso de produtos químicos prejudiciais à saúde é, quase sempre, nulo e que o cultivo é feito em um rodízio entre uma grande variedade de produtos.

 

Ou seja, os danos ao meio ambiente são extremamente baixos na agricultura familiar, pois a monocultura, muito utilizada pelos produtores de grande porte, empobrece muito os solos.

 

Para saber mais sobre os benefícios da agricultura familiar, visite nosso artigo sobre sua importância no mercado interno e saiba detalhadamente a contribuição desse negócio para o Brasil.

 

 

A contribuição da MF Rural para a agricultura familiar

 

A MF Rural é um ótimo meio do produtor rural alavancar seu negócio. Além de colocá-lo em contato com compradores de todo Brasil, possui um amplo catálogo de produtos úteis para a agricultura familiar.

 

Além de facilitar a busca de diversas ferramentas de plantio, também oferece muitas opções de mudas de frutas de diversas espécies, entre outras árvores e plantas.

 

É importante ressaltar que a MF Rural não vende diretamente o produto para o cliente, ela apenas coloca o comprador em contato com o vendedor, e eles negociam entre si todas as condições.

 

Através de um blog repleto de notícias e atualizações importantes no mercado, a MF Rural trabalha para manter o produtor sempre atento às inovações e novas tendências do mercado.

 

Portanto, se você tem ou deseja ter uma empresa de agricultura familiar, visite nosso site e tenha acesso aos nossos produtos e serviços.