5 pontos a observar antes de comprar um trator agrícola

5 pontos a observar antes de comprar um trator agrícola

O trator agrícola é um dos maquinários mais importantes para o trabalho rural. Eles são responsáveis por diversas atividades da lida do campo, como arar, cultivar e plantar. No entanto, muitas dúvidas são levantadas antes de comprar um trator.

Para conseguir usufruir da máxima produtividade do trator é preciso levar em conta alguns fatores antes de comprá-lo. São muitos os modelos ofertados pelo mercado e nem todos se aplicam à sua necessidade.

O primeiro passo é entender para qual finalidade você está buscando comprar um trator agrícola e qual a área em que ele vai atuar. Diante disso, dá para partir para questões mais técnicas, que serão levantadas a seguir.

Isso porque quando o trator não funciona plenamente, a produtividade da terra é prejudicada. Consequentemente há queda na rentabilidade do trabalho e diminuição nos lucros. Resumindo: você adquire um trator querendo melhorar seu trabalho e no fim só tem prejuízo.

Tratorista dirigindo trator com implemento
A escolha do trator para comprar deve ser bem feita para não ficar na mão.

Para ajudá-lo nessa escolha separamos 5 pontos para você considerar antes de comprar um trator agrícola.

Você também pode conferir em nosso blog dicas para escolher os melhores tratores agrícolas.

Siga conosco!

A potência ideal

A potência do trator é um ponto muito importante. É preciso observar essa característica antes de comprar seu trator agrícola. Para ter uma noção melhor de qual a potência necessária leve em consideração o tipo de operação que será realizada, o tipo de solo onde o maquinário será utilizado e a topografia.

O porte do trator diz muito sobre sua potência. Os pequenos (até 100 cv) são mais econômicos, mas possuem menos potência. Os grandes (acima de 200 cv) gastam mais combustível, mas contribuem para o trabalho mais pesado, enquanto os médios (entre 100 cv e 200 cv) são versáteis, combinando boa potência com economia de combustível.

Consumo de combustível do trator

Por falar em consumo, esse é um detalhe a considerar. Assim como nos carros, existem aqueles tratores econômicos demais e que podem lhe deixar na mão, enquanto há aqueles que gastam demais e entregam de menos.

Por isso é fundamental analisar a relação combustível X potência antes de comprar um trator agrícola. Aliar as duas características é o ideal, avaliando o consumo de litros por hora trabalhada ou por hectare percorrido. Dessa forma você consegue encontrar o melhor custo/benefício para suas necessidades.

Reserva de torque

Um trator com boa reserva de torque é um trator que não vai lhe deixar empenhado na dificuldade. Essa reserva permite ao motor trabalhar mesmo ao perder rotação. É a capacidade “elástica” da qual o motor precisa para trabalhar com boa potência.

Transmissão do câmbio

Uma boa troca de marchas é fundamental para o trabalho do motorista durante o trabalho agrícola. Foi-se o tempo em que essa era uma dificuldade.

A variação de velocidade, graças ao maior número de marchas, possibilita uma combinação melhor entre velocidade e rotação do motor. Com isso, as tarefas podem ser melhor executadas, sem passar perrengue.

Tecnologia do trator

Os tratores passaram por muitas mudanças no decorrer dos anos. Quando mais tecnologia empregada, maior o valor para adquirir um trator.

Antes de comprar um trator, leve em consideração alguns aspectos como tração nas quatro rodas, ar condicionado, transmissão automática ou manual, GPS, dentre outras tecnologias. Tudo isso vai impactar no valor final do maquinário.

Para escolher o trator ideal para você é importante considerar os pontos aqui apresentados, bem como conversar bastante com o vendedor.

Está procurando por boas ofertas de trator agrícola? Acesse nosso site e confira nossas opções!

Leia também: Tipos de tratores agrícolas: confira os principais existentes.

Post Relacionado