Tipos de tratores agrícolas: confira os principais

Tipos de tratores agrícolas: confira os principais

Tomar a decisão de adquirir um trator agrícola é uma ação importante na administração de uma propriedade rural, uma vez que esse veículo oferece diversas facilidades e otimiza a rotina de trabalho.

No entanto, antes de efetuar a compra, é muito importante conhecer os principais tipos existentes para saber optar por aquele que apresenta melhor custo-benefício, pois é uma decisão que pode gerar gastos elevados ao produtor rural.

Neste texto, vamos explicar os principais tipos de tratores agrícolas e suas características. Com essas informações, nosso objetivo é ajudá-lo a escolher o produto adequado às necessidades da sua propriedade.

Classificação dos tipos de trator

Os tratores podem ser classificados de diferentes maneiras: de acordo com seu tamanho, podendo ser pequeno, médio ou grande, com base na sua aplicação, podendo ser industrial, florestal ou agrícola, ou ainda de acordo com o tipo de rodado, podendo ser de pneus ou esteira.

Finalidade de um trator agrícola na propriedade
Dos tipos de tratores existentes no mercado, é preciso verificar aquele que melhor se adequa às atividades da sua propriedade.

Quando categorizamos os tratores baseado no seu tamanho, os pequenos são aqueles que apresentam até 100 cavalos de potência. São mais estreitos, adequados para operações mais leves, como pulverizações, além de ser comumente utilizado para transportes em campo.

Os tratores médios contam com uma potência que pode variar de 100 a 200 cavalos, além de apresentarem maior capacidade nos sistemas hidráulicos, com transmissões mais duráveis.

Já os tratores de grande porte apresentam alta potência, acima dos 200 cavalos. São indicados às grandes fazendas, que demandam muitas horas de trabalho e desenvolvem atividades consideradas pesadas. Geralmente possuem ferramentas de agricultura de precisão, além de conectividade e telemetria, que permitem monitoramento à distância.

Entre os tipos de tratores estão os de tamanho grande
Os tratores de maior porte são os tipos destinados às grandes fazendas uma vez que serão muito exigidos nas atividades agrícolas.

Quando se trata da classificação de tratores de acordo com a sua aplicação, os industriais foram feitos para grandes movimentações de terra, como abertura e preparo inicial de solo de novas áreas, além de operações de desmatamento. Não é indicado para trabalhos rotineiros por conta do seu peso, além de ter alto custo.

Os tratores florestais são utilizados no corte e retirada de madeira de florestas artificiais, sendo especializados em algumas operações, como processamento de toras ou carregamento.

E finalmente, os tratores agrícolas são aqueles que foram desenvolvidos para executar as operações necessárias do campo. Eles possuem chassis que permitem acoplar diferentes tipos de implementos.

Agora, tendo em vista a classificação de acordo com o tipo de rodado (ou meio de locomoção), os tratores são divididos em tratores de pneus, e tratores de esteira. A seguir, vamos detalhar melhor essa categorização:

Trator de pneus

Os tratores de pneu são indicados para atividades agrícolas em solos mais compactados, e variam quanto à tração:

Tração 4×2

Também chamado de trator 2 RM, que significa que tem duas rodas motrizes. São tratores pequenos, de até 75 kW de potência, possuem rodado de 4 pneus, os dois traseiros maiores, responsáveis pela tração, e os dois da frente menores, que servem apenas para direcionar o trator.

Geralmente esses tratores permitem ajuste de distância entre os pneus em cada eixo, o que torna possível se adequar aos diferentes espaçamentos entre linhas utilizados para os cultivos.

Tipos de tratores pequenos na agricultura
Os tratores pequenos são importantes para tarefas agrícolas como aração, pulverização e plantio.

Leia também: Como escolher os melhores tratores agrícolas? Descubra.

Tração 4×4

Com a demanda por tratores maiores e mais potentes, que desempenhassem operações com maior exigência de tração, como o preparo de solo, foram desenvolvidos os tratores 4×4, também chamados de 4 RM, ou seja, possuem 4 rodas motrizes, contam com tração permanente nas 4 rodas.

Esse tipo de trator apresenta potência superior a 150 kW, uma maior aderência ao solo, sendo mais seguro em terrenos com grandes declives, além de diminuir a pressão sobre o solo, pois tem uma área de contato maior e seu peso é melhor distribuído.

Tração 4×2 TDA

Esse é o tipo de trator mais utilizado no Brasil e no mundo. Trata-se de um trator 4×2, porém com um rodado de tração também na dianteira (tração dianteira auxiliar – TDA), mas ainda mantendo a proporção de tamanho das rodas. Essa tração auxiliar é de acoplamento opcional.

Teoricamente, esse tipo de trator deveria apresentar uma potência de 75 kW a no máximo, 150 kW, entretanto, em 2015, foi anunciado um modelo que alcança 368 kW.

Ele ainda mantém a opção de ajuste de bitolas, o que aumenta sua versatilidade, além de ser compacto e fácil de manobrar.

Entre Tipos de tratores, os que rebocam implementos
Entre os principais tipos de tratores, existem aqueles que realizam tarefas a exemplo de rebocar implementos agrícolas.

Trator de esteira

O que diferencia o trator de esteira usado na construção civil com o trator de esteira para atividades agrícolas é a presença de barra de tração, TDP (tomada de potência) e engate de 3 pontos com levante hidráulico.

O uso desse tipo de trator é menos comum nas lavouras. Ele é indicado para casos de terrenos mais arenosos, alagados ou escorregadios.

Trator usando esteira realiza atividade de terraplanagem
Os tratores de esteira, ou bulldozer, são usados para atividades pesadas. O ideal é locar este tipo de maquinário no caso das lavouras.

Veja no vídeo abaixo, os tipos de tratores mais utilizados nas operações agrícolas:

Fonte: MF Rural.

Conclusão

Como vimos, há vários tipos de tratores e, conhecer as suas características é fundamental na compra um produto adequado às suas necessidades e atividades desenvolvidas.

Além disso, é fundamental contar com bons fornecedores. Nossa sugestão é acessar o Marketplace do MF Rural. Nele, você vai conhecer os melhores tratores e outros maquinários agrícolas para as diferentes tarefas em sua fazenda.

Aproveite também para se aprofundar ainda mais no assunto, acessando nosso post que elenca 5 pontos para considerar antes de comprar um trator agrícola. Confira!

Post Relacionado