Como escolher os melhores tratores agrícolas? Descubra!

Como escolher os melhores tratores agrícolas? Descubra!

Com a modernização do campo, o investimento em máquinas para o desenvolvimento do plantio se tornou algo necessário para o aumento de produtividade e a competitividade com outros produtores.

Existe uma frota de maquinários importantes para uma boa produção de insumos agrícolas, e o trator é um deles. A escolha deve ser precisa, levando em conta a atividade, a extensão da área destinada ao plantio, o tipo de terreno e de solo e a cobertura vegetal. Se você não se atentar a esses fatores, a vida útil do trator e a sua produtividade diminuem consideravelmente.

Para saber como escolher os melhores tratores agrícolas para o seu tipo de produção, continue a leitura e confira informações que vão ajudar na sua decisão!

Principais marcas e suas características

Em primeiro lugar, vamos começar apresentando as principais marcas do mercado e suas respectivas características. Confira a seguir.

Case

Trator mostrando destaque da marca Case

Os tratores da Case têm como objetivo oferecer potência, segurança, tecnologia e versatilidade, fatores imprescindíveis para um bom desempenho na produtividade agrícola. Vejamos os detalhes de cada categoria de tratores da marca.

Farmall

Os tratores desta categoria têm baixo custo operacional, são de fácil manutenção e contam com um sistema hidráulico de alta capacidade que oferece flexibilidade em qualquer operação.

Quantum

Pode ser usado em qualquer tipo de operação, desde em produções de café a até mesmo pomares que ocupam áreas mais extensas. O sistema desse trator é completo e proporciona o máximo de rendimento na sua colheita. Além disso, é fácil de ser manuseado e conta com uma cabine que traz conforto e segurança para quem o opera.

Puma

Esta linha oferece um sistema de mecanização completo, perfeito para garantir rendimento na área de operação. Todas as máquinas têm uma relação de peso e potência bem equilibrada, permitindo que o trabalho traga resultados eficientes e versáteis, independentemente do plantio e do solo.

Magnum

Esta linha de tratores da Case garante potência e produtividade para o agricultor, com base na força, no desempenho e na tecnologia agindo em conjunto para o bom trabalho. Tais tratores fazem serviços mais pesados, como gradeamento, subsolagem e tração de implementos modernos.

Steiger

Esta linha tem uma variedade de modelos para você escolher o melhor para o seu tipo de produção. Ao todo são sete tipos cujas configurações são: colocação de nutrientes, nivelamento, operações com arado, roda e esteira para plantio direto e semeadura. Todos eles têm grande durabilidade e boa potência.

Quadtrac

Os tratores desta categoria são articulados e apresentam alta potência, ótimo desempenho, maior conforto na hora de operar a máquina e alta capacidade de tração, além do benefício da economia de combustível e outros fluídos.

John Deere

Trator mostrando destaque da marca John Deere

Os tratores da John Deere são divididos em pequenos e compactos, médios e grandes articulados. Abaixo explicamos cada um deles e suas subdivisões.

Pequenos e compactos

Os de porte pequeno e compacto se subdividem em dois tipos. Os tratores estreitos da série 5EN são usados para aplicações especiais em cultivos de café, frutas, pecuária, granja e hortaliças. Já os tratores pequenos série 5E são empregados com a mesma finalidade, mas são considerados mais eficientes e versáteis.

Médios

Existem duas séries de tratores médios na John Deere: 6M e 6J. Os que pertencem ao grupo 6M têm características que os diferem dos outros modelos, como desempenho, especificações e conectividade melhores. Além disso, todos têm transmissão automatizada, qualidade da cabine superior à de outros modelos e tecnologia intuitiva.

Já os tratores da série 6J trabalham com tecnologia e confiabilidade, fatores necessários para bons resultados no campo. Os sistemas hidráulicos e a transmissão têm alta durabilidade e proporcionam facilidade no manuseio e nas manutenções.

Grandes

A categoria de tratores grandes abrange três séries diferentes, incluindo também os tratores articulados, com ótimo desempenho em áreas maiores.

A primeira desta categoria é a 7J. Os tratores desta série são feitos para funcionar por longos períodos, em sua capacidade máxima de exigência necessária para o trabalho.

A segunda série é a de tratores 8R, que apresentam a melhor tecnologia para máquinas do setor agrícola. Isso resulta em um bom desempenho, por conta da integração de todos os recursos de uma agricultura de precisão que engloba o acompanhamento de desempenho.

Por fim, a série dos tratores articulados tem os modelos 9R e 9RX. Todos eles são 4×4, para que sua potência seja aproveitada o máximo possível. Uma das características mais importantes desse modelo é a melhor distribuição de peso, que permite que os eixos dianteiros e traseiros tenham a mesma capacidade de tração.

Massey Ferguson

Trator mostrando destaque da marca Massey Ferguson

A Massey Ferguson é uma marca que existe desde 1953, e é muito conhecida no setor agrícola, por conta da qualidade de seus produtos.

O trator que mais se destaca em todas as categorias oferecidas pela marca é o 4707 (75CV), pois uma de suas características é a possibilidade de comprar um cabinado ou não. Além disso, ele se destaca por ser eficiente no consumo de combustível, ter grande capacidade de potência em função dos três cilindros e atingir o nível máximo no sistema hidráulico.

New Holland

Trator mostrando destaque da marca New Holland

A marca New Holland também tem como característica a durabilidade, com rolamentos lubrificados e blindados. Além disso, por ter chassi único, não precisa de mecanismos mais difíceis para alinhar as correias.

Esta empresa tem um modelo de trator de esteira que tem grande potência de tração: o T9.700 Smarttrax. Esse tipo de máquina garante menor compactação e tração, pois usa o novo conceito de rodado, que funciona muito bem até em terrenos irregulares.

Se você precisa de um bom rendimento operacional em uma grande área, pode investir nesses tratores, que farão um bom serviço em sua fazenda. Aliás, a tecnologia também é um diferencial da marca.

Valtra

Trator mostrando destaque da marca Valtra

A Valtra tem uma máquina que ganhou o prêmio de trator do ano em 2019: o modelo A94. Ele é de pequeno porte e, em seu sistema hidráulico, há um controle remoto para acionamento. Além disso, tem caixas de transmissão com reversão mecânica que garantem alto rendimento e eficiência.

Existem muitos outros modelos, de modo que vale a pena conferir o que está mais de acordo com a sua necessidade. Afinal, uma escolha errada pode influenciar na produtividade do seu negócio. Lembre-se de avaliar o preço e até mesmo analisar a possibilidade de adquirir tratores usados, já que ele podem ter um ótimo custo-benefício.

Critérios essenciais na hora da escolha

Assim como ocorre na compra de qualquer bem para suprir uma necessidade nossa, é essencial pesquisar e analisar alguns critérios para tomar uma decisão. A seguir, mostramos alguns fatores que podem ser determinantes para influenciar sua escolha e por consequência a agricultura.

Avalie a capacidade de cada máquina

Este é um critério bem importante, pois é ele que determina a sua capacidade de produção com determinada máquina. Ela precisa ter capacidade suficiente para o tipo de negócio que você tem.

Atente-se à durabilidade e à reposição de peças

Ao adquirir um trator, você deve atentar-se à durabilidade das peças, que têm uma vida útil calculada pelo fabricante. Entretanto, com a intensidade do uso, talvez seja necessário fazer a reposição antes do prazo determinado.

Mecânico trocando peça de trator
A durabilidade e facilidade em repor peças deve ser um fator a ser observado

Busque recomendações

Sempre busque recomendações de outros produtores para ajudar na sua tomada de decisão. Afinal, é importante considerar a opinião de outras pessoas e analisar se o produto que você quer adquirir é uma boa solução para a sua área agrícola. Por isso, pesquise muito, tire suas dúvidas e analise as recomendações que lhe forem feitas.

Conheças as tecnologias

A tecnologia é a aliada principal do campo, em produções de pequenas a largas escalas. Por isso, analise em quais fatores a tecnologia pode ajudar você. Existem máquinas extremamente tecnológicas que oferecem a mecanização do meio rural de forma eficiente.

Verifique o consumo de combustível

Quando queremos comprar um carro, o consumo de combustível é um dos fatores determinantes para efetuar a aquisição do produto, e com a escolha de tratores não é diferente. O consumo é um fator determinante quando o assunto é eficiência e economia.

Por isso, além de todas os critérios acima, analisar o consumo de combustível e ver o custo-benefício do trator devem ser parte essencial da sua pesquisa.

Conte com uma ajuda especializada

Além de buscar recomendações e pesquisar por conta própria, a ajuda de um especialista no assunto é muito bem-vinda. Afinal, desse modo você pode tirar suas dúvidas e ter uma orientação escolher o produto correto, além de evitar gastos desnecessários com máquinas que não são adequadas para o seu tipo de plantio e terreno.

Sabemos muito bem que a internet abre muitas possibilidades de pesquisas para encontrar os modelos de tratores agrícolas usados ou novos que mais se encaixam nas suas necessidades. Por isso, a internet pode ser o caminho ideal.

Além de fazer as suas buscas, também é possível contar com a ajuda de quem entende do assunto. Assim, com certeza você encontrará pessoas especializadas em máquinas agrícolas sem sair do conforto do seu lar.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com a MF Rural e confira a variedade de tratores agrícolas que estão disponíveis em nosso site.