Saiba o que é condicionador de solo e como usá-lo

Saiba o que é condicionador de solo e como usá-lo

Um solo bem estruturado e fértil é essencial para suprir as necessidades nutricionais das plantas, promovendo seu pleno desenvolvimento e produção. Porém, devido a diversos fatores, o solo pode se encontrar degradado, sem condições de ser um bom substrato para as plantas. Para isso, o produtor pode contar com o auxílio de um condicionador de solo.

O condicionador de solo é capaz de fornecer um aumento considerável na saúde da planta, oferecendo ao solo todas as condições para atender as necessidades físicas, químicas e biológicas das plantas para um bom crescimento.

Sendo assim, neste artigo vamos falar um pouco mais sobre:

  • A importância de um solo saudável;
  • Condicionador de solos e suas vantagens;
  • Como utilizar condicionar de solo.

Confira!

A importância de um solo saudável

Como já mencionado, o solo é um dos fatores mais importantes para o sucesso de qualquer cultivo, já que é através dele que a planta retira os nutrientes necessários para o seu bom desenvolvimento.

Uma semente de boa qualidade, por exemplo, cultivada em um solo ruim não renderá uma boa colheita, tendo em vista que é do solo que a planta retira o necessário para suprir suas necessidades físicas, químicas e biológicas.

Cada espécie de planta se desenvolve melhor em um solo ou outro, mas é fato que quanto melhor a qualidade do solo, mais eficiente será o cultivo.

Por isso, independentemente do tipo de solo, apostar em condicionadores de solos é uma ótima alternativa, já que são produtos que melhoram as propriedades físicas, fisico-químicas e as atividades biológicas do solo.

Vale destacar que, além de fatores externos de degradação dos solos, como erosão e poluição, a terra também perde suas qualidades com o passar do tempo. Por isso, independente da situação do solo, a utilização do condicionador de solos é essencial para promover um plantio forte e saudável, melhorando a sua qualidade e da colheita.

É também uma ótima solução para recuperar solos que se encontram em uma situação de baixa fertilidade e produtividade. Abaixo, veja mais detalhes das vantagens do uso de condicionador de solo.

Mão plantando muda no solo
Um solo saudável é essencial para o bom desenvolvimento das plantas.

Leia também: Manejo do solo: como fazer e o que se deve evitar.

Condicionador de solo e suas vantagens

O condicionador do solo é, como o próprio nome já diz, capaz de condicionar o solo para um bom plantio, já que aumenta consideravelmente a qualidade do solo, propiciando às plantas todos os nutrientes que elas necessitam para seu desenvolvimento.

Sendo composto por ácidos orgânicos, nutrientes e aminoácidos, o condicionador de solos contribui para a melhora do solo de uma maneira geral e possui uma alta capacidade de retenção de água. Dentro desses compostos, estão incluídos os ácidos húmicos e fúlvicos.

Os ácidos húmicos e fúlvicos estão presentes no solo devido à adubagem e a decomposição de materiais orgânicos. Por isso, o condicionador de solos pode atuar como um repositor dessas substâncias caso o solo esteja degradado.

Esses produtos são muito utilizados em culturas como hortaliças, frutas e gramados, atuando na manutenção dessas plantas.

O condicionador de solos também é altamente recomendável para a recuperação de solos que, devido a ações de degradação externas, perderam suas propriedades nutritivas.

Veja no vídeo abaixo, um pouco mais sobre a importância dos condicionadores de solo:

Fonte: IRRIGAT.

Além dessas vantagens, há outros detalhes que envolvem as capacidades do condicionador de solos. São eles:

  • Melhora o desenvolvimento radicular das plantas;
  • Aumenta a CTC do solo, que é a Capacidade de Troca Catiônica do solo. É uma medida da capacidade de trocas de catiôns como cálcio, magnésio e potássio. Quanto maior a CTC, melhor;
  • Aumenta a capacidade de absorção de nutrientes pelos vegetais;
  • Torna mais eficiente os processos de troca energética das plantas, como a fotossíntese, por exemplo;
  • Aumenta a capacidade de retenção de água;
  • Acelera e melhora a capacidade de germinação das plantas.

Como utilizar o condicionador de solo?

Primeiramente, é muito importante que uma análise de solo seja realizada na lavoura onde se deseja aplicar o condicionador.

A forma de utilização do condicionador de solos é semelhante à utilização de adubos e fertilizantes: deve ser misturado ao solo em quantidades determinadas. Vale destacar que essa quantidade varia muito de acordo com o tipo de solo e suas necessidades, bem como a cultura na qual será adicionado o condicionador. Por isso a importância de se ter a análise do solo, pois assim será possível determinar qual melhor condicionador a ser utilizado e a quantidade.

Homem agachado segurando folha com gráfico em pizza e com uma mão no solo
Antes da escolha do condicionador, é importante realizar uma análise de solo do local onde se deseja aplicar esse produto.

E então? Gostou desse conteúdo? Aproveite e leia também nosso artigo sobre o papel das minhocas no solo. Boa leitura!

Post Relacionado