Palmeiras com frutos comestíveis: conheça 5 espécies

Palmeiras com frutos comestíveis: conheça 5 espécies

Você já leu em outros artigos aqui no MF Magazine que existem milhares de espécies de palmeiras, usadas principalmente para fins paisagísticos.

Já conferiu também que algumas delas são plantadas comercialmente para produção de palmito. E agora, chegou a vez de conhecer melhor as palmeiras que produzem frutos comestíveis.

Sendo assim, listamos 5 espécies, suas características e os benefícios de consumir seus frutos. Confira!

Açaizeiro (Euterpe oleracea)

Talvez uma das mais conhecidas por proporcionar o delicioso fruto açaí, consumido em grande escala pelos brasileiros. O açaizeiro é uma palmeira tropical, nativa do Brasil, e é encontrado principalmente nas regiões Norte e Sudeste do país.

Trata-se de uma planta de clima tropical quente e úmido, com temperatura média ótima de 26°C, e não exigente com relação aos solos, desenvolvendo-se bem até mesmo em solos pobres e ácidos. Com uma altura que pode atingir 25 metros, o açaizeiro se destaca pela sua beleza.

Esse tipo de palmeira apresenta uso múltiplo, sendo possível aproveitar suas inúmeras partes, como:

  • Estipe: o caule do açaizeiro é utilizado como esteio para construções; ripas para cercados, currais e paredes; e matéria-prima para a produção de papel e produtos de isolamento elétrico;
  • Raízes: apresentam propriedades medicinais, como o tratamento de verminoses, por exemplo;
  • Folhas: utilizadas em rações para animais e na fabricação de papel;
  • Palmito de açaí: localizado no ápice da copa, geralmente utilizado na culinária regional;
  • Planta: usada no paisagismo, como plantas ornamentais, bem como para a proteção do solo e recomposição de matas ciliares;
  • Fruto: além de muito consumido na forma de polpa, também é amplamente utilizado para a produção de “vinho” de açaí, muito consumido pelas populações ribeirinhas da Amazônia Oriental, e atualmente popularizada também nas demais regiões do país graças ao seu valor energético e nutritivo.

Apesar de poder ter todas as suas partes utilizadas, o palmito e o seu fruto roxo são os destaques dessa espécie de palmeira, podendo ser consumidos de diferentes maneiras em diversas receitas. Um açaizeiro adulto produz, geralmente, quatro cachos por estipe, cada um deles com aproximadamente 2kg de frutos, a partir do quarto ano de plantio.

Açaizeiro, com seus frutos em tom de roxo em cachos.
Das palmeiras que dão frutos, uma das mais conhecidas é o açaizeiro, que produz o famoso açaí.

Seu fruto é considerado muito delicioso, podendo ser aproveitado em diferentes bebidas, como mix de frutas, sorvetes e até em cápsulas, uma vez que possui proteínas e vitaminas C, B1 e B2, além de fósforo, ferro e cálcio, proporcionando benefícios à nossa saúde.

Dentre os seus benefícios, podemos citar:

  • Prevenção do envelhecimento precoce: o açaí puro é capaz de proteger o corpo da ação dos radicais livres, devido às suas propriedades antioxidantes e vitamina E;
  • Aumenta a imunidade: rico em vitamina C, vitamina E, ômega-9 e anticitocinas, o açaí é capaz de melhorar o sistema imunológico e o processo de cicatrização;
  • Melhora do funcionamento do intestino: por ser rico em fibras, o açaí estimula o intestino, sendo excelente para pessoas que sofrem de prisão de ventre;
  • Combate a anemia: ajuda a prevenir o desenvolvimento da anemia por apresentar muito ferro em sua composição;
  • Auxilia na saúde do coração: ajuda a equilibrar os níveis de colesterol, evitando a formação de coágulos e promovendo a circulação nos vasos e a melhora da pressão arterial. Isso tudo se deve ao efeito antioxidante e anti-inflamatório do fruto.

Leia também: Espécies de palmeiras mais valorizadas no mercado.

Tucumanzeiro (Astrocaryum spp.)

Os tucumanzeiros podem alcançar, em média, 10 metros de altura, com estipe chegando a mais de 30 centímetros de diâmetro. Este tipo de palmeira apresenta espinhos em quase toda a sua estrutura, que a protege de determinados insetos, além de grandes folhas, que podem chegar a até 7 metros de comprimento.

Seu fruto é chamado tucumã, é oleaginoso e pode ser explorado de diversas formas, como na culinária, na medicina, e até mesmo com potencial de uso como biodiesel. São produzidos em cachos e podem atingir de 3 a 5 centímetros de comprimento e até 5 centímetros de diâmetro, com coloração que varia do amarelo ao vermelho.

Tucumanzeiro, com seu caule coberto por espinhos, e seus frutos em tom de laranja e em cachos.
O tucumanzeiro possui espinhos que servem de proteção e os frutos são produzidos em cachos.

Além de serem usados para extração de óleo do mesocarpo e da amêndoa, esses frutos são consumidos in natura, podendo servir de matéria prima para sorvete, refresco, geleia, doce e creme.

O tucumã é uma rica fonte de ômega-3, vitaminas A, B1 e C, além de possuir alto poder antioxidante e melhorar o sistema imunológico. Além desses, outros benefícios também são propiciados por essa fruta, como:

  • Combate a acne;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Combate infecções por bactérias e fungos;
  • Previne câncer e doenças cardiovasculares;
  • Diminui o mau colesterol.

Coqueiro (Cocos nucifera)

O coqueiro é considerado uma das árvores mais importantes do mundo, uma vez que a sua exploração gera empregos e renda em mais de 86 países. No Brasil, seu cultivo se dá especialmente na faixa litorânea nordestina, sendo encontrado também nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste.

Essa espécie comumente atinge uma altura de 10 a 20 metros, e mais raramente até 30 metros. Para o seu bom desenvolvimento é necessário que seja cultivado em temperaturas em torno de 27°C e em solos de textura franco-arenosa, que possibilitam boa aeração.

A variedade do coqueiro anão é cultivada com preferência para o consumo de água, tendo em visa que é considerado precoce, pois começa a florescer a partir de dois anos e meio do seu plantio. Já o coqueiro gigante leva em torno de 4 anos para começar a frutificar.

O coco pode ser consumido in natura ou de forma industrializada, possuindo mais de 100 produtos e subprodutos feitos a partir dele. A sua polpa é utilizada em preparações como bolos e doces, além de ser utilizada na produção de farinha de coco, leite de coco e óleo de coco. A água existente no seu interior apresenta em sua composição muitos nutrientes, poucas calorias e zero de gordura, o que o torna um produto extremamente saudável.

Coqueiro, com destaque para os cocos, em tom amarelado.
O coqueiro é outro exemplo de palmeira com frutos que são muito consumidos em todo o mundo.

O fruto do coqueiro tem baixo índice glicêmico, é rico em fibras, além de possuir ótimas quantidades de potássio que ajudam a eliminar o excesso de sódio no organismo. Ele apresenta diversos benefícios a nossa saúde, como:

  • Auxilia na perda de peso;
  • Combate a prisão de ventre;
  • Ajuda a controlar a diabetes;
  • Previne o envelhecimento precoce;
  • Fortalece o sistema imunológio;
  • Ajuda no controle da pressão arterial.

Acesse também: Palmeiras exóticas: 5 espécies para incluir no paisagismo.

Pupunheira (Bactris gasipaes)

Essa espécie de palmeira forma touceiras densas por meio de perfilhamentos da base dos estipes, podendo chegar a até 20 metros de altura, com espinhos formando anéis. O palmito se localiza na parte superior da planta, correspondendo à parte central do estipe.

É uma espécie nativa da região amazônica cujo fruto tem alto valor nutritivo. Pode ser encontrado nas cores amarelo, laranja ou vermelho e possui tamanho entre dois e cinco centímetros de diâmetro. Cada cacho contém entre 50 e 100 frutos e pesa cerca de três quilos.

Palmeira, conhecida como pupunheira, com visão de baixo para cima. O destaque fica por conta de suas folhas largas e verdes e seus frutos em cachos, dispostos ao redor do caule da planta, de coloração avermelhada e verde.
A pupunha é uma espécie nativa da região amazônica, pode chegar até 20 metros e produz frutos que traz muitos benefícios ao nosso organismo.

O fruto da pupunheira é uma excelente fonte de fibras, proteínas, vitaminas A e C e minerais como, cálcio, cobre, ferro, fósforo, magnésio, manganês, potássio e zinco. Entre os seus benefícios, estão:

  • Auxilia no fortalecimento do sistema imunológico;
  • Ajuda a prevenir doenças degenerativas (alta concentração de carotenoides, substâncias ricas em antioxidantes);
  • Melhora a saúde dos olhos (fonte de vitamina A);
  • Excelente fonte energética (rica em carboidratos);
  • Auxilia na perda de peso (contém muitas fibras).

A pupunha não deve ser consumida crua, pois proporciona uma sensação desagradável ao paladar devido a presença de cristais de oxalato de cálcio, e podem causar problemas de digestão. Uma das principais maneiras de ser consumida é cozida em água e sal.

Butiazeiro (Butia capitata)

O butiazeiro é uma planta que pertence a um pequeno gênero de palmeiras subtropicais, muito encontrada no Sul da América do Sul, ocorrendo naturalmente no Sul do Brasil, Leste do Paraguai, Nordeste da Argentina, além do Noroeste e Sudeste do Uruguai.

Trata-se de uma planta bastante rústica, tanto no seu aspecto quanto na facilidade de cultivo. Diferentemente da maioria das palmeiras, o butiazeiro aprecia o clima subtropical e é bastante resistente ao frio e geadas, sendo muito encontrado no Rio Grande do Sul.

Seus frutos são do tipo drupa, carnosos e em formato oval, com polpa fibrosa e coloração amarela a alaranjada. Também chamado de coquinho, pode ser consumido in natura ou por meio de preparos como sucos, licores e sorvetes. Seu sabor ácido e doce é comparado com os do abacaxi, pêssego, banana e maçã, porém trata-se de uma fruta única, de aroma intenso e peculiar e muito saborosa.

Palmeira, conhecida como butizareiro, com destaque para os seus frutos alaranjados dispostos em cachos próximos às ramificações com folhas.
Das palmeiras com frutos, o butiá é uma das espécies mais baixas. Seus frutos atraem a fauna silvestre.

O fruto do butiá é rico em carotenóides, proteínas, fibras, vitaminas A, B e C, potássio e ferro. Entre os benefícios que proporciona, estão:

  • Reduz o colesterol, previne doenças cardíacas e derrames, por apresentar folatos e antioxidantes;
  • Alivia o estresse, ansiedade e depressão, por ser rico em vitaminas do complexo B;
  • Ajuda a produzir anticorpos e fortalecer a imunidade;
  • Melhora a digestão;
  • Ajuda na prevenção do câncer, por conter D-limoneno.

Conclusão

Portanto, as inúmeras espécies de palmeiras são responsáveis também por grande variedade de frutos comestíveis. Esses frutos, além de saborosos, possuem muitas propriedades e vitaminas que propiciam diversos benefícios ao nosso organismo e à nossa saúde.

Gostou do artigo e está pensando em plantar uma palmeira em seu jardim? Confira o nosso post que mostra seis espécies de palmeiras de crescimento rápido e garanta um jardim esplendoroso sem precisar aguardar por um longo tempo.

Post Relacionado