Seriguela: conheça essa fruta e aprenda como plantar

Seriguela: conheça essa fruta e aprenda como plantar

A seriguela (Spondias purpurea L.) é uma fruta originária da América Central e muito conhecida na região Nordeste. Do mesmo gênero do cajá e umbu, trata-se de uma fruta rica em fibras e vitamina C, propriedades que ajudam a manter a imunidade e o funcionamento do intestino em dia.

Além do fruto em si, o termo seriguela também é usado para se referir à árvore que o produz. Também pode ser chamada por outros nomes, como ciriguela, siriguela e ceriguela, que variam conforme a região.

Neste artigo vamos te ensinar como plantar e cultivar a seriguela. Confira!

Como plantar seriguela

Você tem dois caminhos para plantar seriguela: preparar a semente ou buscar uma muda por meio de estacas de 30 a 50 centímetros. A melhor alternativa, considerando os desafios da primeira opção, é selecionar galhos e partir para estaquia.

Frutos de seriguela na árvore
A melhor alternativa para o plantio da seriguela é por mudas com estacas de 30 a 50 centímetros.

O plantio pode ser feito diretamente no solo, em covas de 30 cm x 30 cm, distante de outras árvores ou muros, ou em um vaso grande, com pelo menos 50 cm de profundidade. Utilize substrato de qualidade, preparado com terra vegetal, esterco curtido e areia.

A luz solar pode vir direta ou indiretamente. Porém, é recomendado evitar horários de calor mais intenso no primeiro ano da planta, porque ela fica mais sensível à desidratação. Recomenda-se que nessa fase a planta não fique exposta ao sol a partir das 13 horas.

Quando a planta estiver maior que 50 centímetros de altura, é possível ampliar seu tempo de permanência ao sol, mas é importante sempre observar o bem estar da planta.

Outro fator importante é que, no primeiro ano de vida, a terra precisa ser mantida úmida constantemente, mas nunca encharcada. Tenha certeza de que a muda está bem firme no solo e com suas raízes cobertas.

Leia também: Abiu: conheça essa fruta exótica, seus benefícios e como plantá-la.

Cuidados com a sua árvore de seriguela

Os frutos podem surgir cerca de 3 a 4 anos após o plantio da sua muda de seriguela e as frutas podem ser amarelas ou vermelhas. A polpa é amarelada, suculenta e de sabor agridoce.

Frutas de seriguela colhidas com folhas da planta
O fruto da seriguela pode ser amarelo ou vermelho.

Para que esse caminho até os frutos seja bem sucedido você precisa cuidar da planta. Isso inclui não apenas ter atenção para rega e exposição ao sol, como também aplicação de adubos e defensivos, quando necessário.

Além disso, as podas de limpeza durante o outono e inverno também são importantes para que a árvore fique em condições de encarar uma nova estação e produzir mais frutos.

O manejo da planta é bem simples, mas isso não significa que ela não demanda atenção, portanto, tenha uma rotina de cuidados para que sua muda tenha um bom desenvolvimento e gere os resultados que espera.

Veja no vídeo abaixo, dicas de poda e cultivo do pé de seriguela:

Fonte: tvsitio.

Veja também: Árvores frutíferas: espécies, mudas e cuidados.

Colheita da seriguela

No fim da primavera é que o ciclo das seriguelas começa, sendo a colheita comum em períodos como dezembro a março, principalmente no Nordeste. Por conta do clima propício, os maiores polos de produção dessa fruta estão localizados nessa região, mais especificamente no Ceará.

Também é interessante saber que em outros países o período para produção de frutos é diferente, ocorrendo em outras estações.

Seriguelas amarelas caindo de balde de metal em cima de mesa de madeeira
A colheita da seriguela ocorre normalmente entre dezembro e março.

Agora ficou fácil plantar seriguela de acordo com o objetivo que você tem, seja para produção ou mesmo para aproveitar o espaço em um grande quintal.

E então, gostou do artigo? Aproveite e acesse também nosso post sobre o mangostão. Boa leitura!

Post Relacionado