Enel Distribuição Goiás alerta sobre os cuidados com a rede elétrica na zona rural

Enel Distribuição Goiás alerta sobre os cuidados com a rede elétrica na zona rural

O trabalho com máquinas agrícolas de grande porte na zona rural, perto das redes elétricas, pode colocar em risco a segurança da população e do trabalhador rural. Por isso, a Enel Distribuição Goiás alerta sobre os cuidados necessários para executar as tarefas diárias com segurança.

 

 

O planejamento das atividades diárias é essencial para uma rotina produtiva e livre de acidentes. Além disso, é importante estar atento as dimensões das máquinas usadas no plantio e nas colheitas. Os maquinários de grande porte podem encostar na rede elétrica e causar acidentes.

 

 

Também é comum que as próprias plantações ultrapassem os limites de segurança das faixas de servidão das redes de distribuição, o que também pode ocasionar acidente elétrico. Visitar as áreas onde os trabalhos serão realizados, observando os locais onde existe rede e dimensionando as máquinas para o cumprimento de determinado serviço, é um exercício importante para a prevenção de acidentes

 

 

Uma das principais medidas de segurança na zona rural são as faixas de servidão, que servem para garantir a segurança tanto do sistema elétrico quanto dos clientes e trabalhadores rurais, que muitas vezes precisam operar máquinas de grande porte próximas aos equipamentos da rede elétrica.

 

 

São faixas de terra, que fazem parte do terreno do produtor rural e acompanham o percurso da linha de transmissão ou distribuição de energia, seguindo as definições da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

 

 

Abaixo, entenda algumas orientações importantes para segurança no contato com a rede elétrica:

 

  • O planejamento é fundamental para garantir a segurança de todos. Observar as dimensões do maquinário e da rede elétrica permitirá a distância segura para o trabalho.

 

  • Os estais são cabos de aço que prendem os postes ao chão. Esses cabos seguram os postes e não devem ser cortados nem mudados de lugar. Atenção ao desviar deles com o maquinário.

 

  • Caso o veículo encoste na rede elétrica, o motorista deve aguardar sem sair do veículo e entrar em contato, imediatamente, com a distribuidora de energia. Nessa ação, é necessário o desligamento da rede elétrica.

 

  • Nunca estacione as máquinas debaixo da rede elétrica;

 

 

  • Não realize a poda de galhos que estejam próximos à rede elétrica, esse trabalho deve ser realizado pela distribuidora de energia. Se for necessário, entre em contato com a Enel pelos canais de atendimento.

 

  • Atenção com os equipamentos de irrigação, se os jatos de água atingirem a rede elétrica pode ocasionar curto-circuito e acidentes.

 

  • Não se aproxime ou encoste em fios elétricos caídos no chão. Sinalize a área para outra pessoa não se aproximar e avise a distribuidora de energia;

 

  • Separe e aterre as cercas da propriedade. Se algum cabo cair sobre a cerca, o aterramento escoará a energia elétrica pelo fio de terra e não pelo arame da cerca, evitando acidentes.

 

Serviço

Para comunicar ocorrências, solicitar serviços ou informações, entre em contato pelos canais de atendimento Enel:

 

– Elena, a assistente virtual da Enel – WhatsApp (21) 99601-9608

– Aplicativo Enel Goiás, para iOS (https://apple.co/2MyhjVr) e Android (http://bit.ly/2yVF6Nd)

– Site da companhia (www.enel.com.br)

– Facebook (https://www.facebook.com/EnelClientesBR/) e Twitter (https://twitter.com/enelclientesbr)

– Central de Atendimento (0800-62-0196)

 

Enel Multimídia: confira essa matéria em vídeo, podcast e infográfico

 

Podcast “Minuto Energia”:

 

Infográfico explicativo:

https://www.mfrural.com.br/infografico-rede-eletrica-na-zona-rural