Como plantar girassol

Como plantar girassol

Muito conhecido por passar o dia procurando a posição do sol, o girassol se originou nos Estados Unidos e, hoje, é cultivado em diversas partes do mundo, principalmente para a extração de óleo.

E o melhor de tudo é que não é difícil plantar e cuidar dessa flor, muito pelo contrário. O importante é ter todos os cuidados necessários e ter em mente que ela, geralmente, floresce no verão.

Leia também: Entenda como o clima influencia a agricultura

Está querendo saber como plantar girassol da forma correta? Então, tudo o que você precisa fazer é continuar acompanhando este conteúdo com atenção e conferir um passo a passo completo. Vamos lá?

Passo a passo de como plantar girassol

Em linhas gerais, o processo de cultivo de um girassol é rápido e simples e, em apenas poucas semanas, já é possível obter os resultados esperados. Isso, é claro, se você souber exatamente como plantar e cuidar do girassol.

Para evitar qualquer problema, portanto, acompanhe o passo a passo completo, logo abaixo:

Passo 1: tenha as sementes em mãos

Em primeiro lugar, é necessário escolher qual tipo de semente de girassol você deseja plantar, a fim de comprá-la.

Para quem não sabe, existem várias opções de sementes de girassóis, desde aquelas que podem ser plantadas em vasos ou lugares menores, e chegam a 30 cm de altura, até outras que podem ficar com até mais de um metro e ser utilizadas como forragens.

5 sementes de girassol em alta resolução
Antes de fazer o plantio de girassol você deve escolher qual semente plantar

Sendo assim, antes de qualquer coisa você precisa fazer essa escolha para depois adquirir as sementes. Nesse momento, o ideal é levar em consideração o tamanho do espaço disponível para plantio.

Passo 2: deixe o solo preparado

Com as sementes em mãos, é hora de preparar o solo para que a planta consiga se desenvolver sem dificuldades e as flores fiquem lindas quando nascerem.

Se o terreno em questão já for fértil, não será preciso adubar. Caso contrário, é fundamental comprar também um adubo especial para plantar o girassol da forma correta.

Passo 3: faça as covas no solo e plante

Então, o próximo passo será abrir os buracos no solo, mais conhecidos como covas, para finalmente plantar todas as sementes. Nesse momento, coloque uma semente por vez dentro de cada cova, cubra com terra sem apertar e depois cuide das regas, tanto sobre a semente, quanto em sua volta.

Como plantar e cuidar do girassol
A semente deve ser plantada uma em cada cova, coberta com terra e regada em cima e em volta

Além disso, não se esqueça também de que o plantio deve ser feito em um lugar que pegue sol a maior parte do dia, certo?

Passo 4: molhe com frequência

Em média, a germinação da semente de girassol leva cerca de 15 dias para acontecer, sendo que, nesse período, é fundamental regá-las todos os dias. Por outro lado, quando começar a sair a plantinha para fora da terra, o ideal é começar a molhar apenas uma ou duas vezes por semana.

Cuidar da planta com bastante dedicação neste momento é essencial.

Girassol jovem germinado em terra fértil
O girassol germina em 15 dias após o plantio e começa a se desenvolver em terra fértil e umida

Caso na área onde você plantou os girassóis costume aparecer bastante pássaros, o recomendável é proteger as sementes e cuidar para que elas não acabem se tornando alimento deles.

Para isso, uma dica é colocar uma tela ao redor e sobre as sementes, até que elas alcancem o tamanho ideal.

O que está esperando, então, para começar a plantar girassol? Depois desse passo a passo completo, com certeza você já está preparado para colocar as mãos na massa!

Gostou das dicas? Não deixe também de conferir outros conteúdos como este diretamente na nossa revista digital.

Veja também: Como plantar girassol vermelho

Post Relacionado