Como lidar com a depreciação de máquinas agrícolas?

Como lidar com a depreciação de máquinas agrícolas?

A depreciação de máquinas agrícolas é o processo pelo qual o valor das máquinas diminui ao longo do tempo devido ao uso, desgaste natural e obsolescência. A taxa de depreciação varia de acordo com o tipo de máquina, mas geralmente é calculada utilizando-se a vida útil esperada do equipamento.

O cálculo de depreciação de máquinas agrícolas é realizado para fins fiscais, permitindo que os agricultores reduzam seus impostos sobre o lucro. Mas quais são os tipos de depreciação de máquinas e por que é importante considerá-los?

Continue a leitura, pois nós vamos te ajudar a esclarecer essas dúvidas e mostrar a melhor forma de lidar com a depreciação de máquinas agrícolas. Confira!

Como acontece a depreciação de máquinas agrícolas?

A depreciação de máquinas agrícolas é causada pelo desgaste natural desses itens ao longo do tempo e ocorre mesmo quando não são utilizadas. No entanto, existem outros fatores que podem acelerar o processo de depreciação, como o mau uso, falta de manutenções adequadas e condições climáticas adversas.

Colhedora de grãos, de cores amarela e preta, em operação.
O processo de depreciação de máquinas agrícolas é algo natural e pode ser acelerado devido ao mau uso, falta de manutenções e condições climáticas adversas.

Quais os principais tipos de depreciação?

O desgaste das máquinas agrícolas é causado pelo uso constante e diário desses equipamentos. Além disso, o clima é outro fator que pode causar problemas às máquinas, como é o caso da corrosão. A seguir, confira em detalhes os principais tipos de depreciação de máquinas agrícolas.

Uso

A depreciação por uso é causada pelo desgaste natural devido à utilização das máquinas ao longo do tempo. Quanto mais uma máquina é utilizada, maior será o seu desgaste e, consequentemente, maior a sua depreciação. Por isso, máquinas que são utilizadas intensivamente, como tratores e colheitadeiras, tendem a depreciar-se mais rápido. Porém, vale lembrar que máquinas mais utilizadas geram maior retorno por meio do serviço prestado

A má utilização dos equipamentos também acarreta problemas e desgastes de peças. Não observar as recomendações do fabricante como, por exemplo, a rotação adequada da TDP do trator para cada operação e o implemento utilizado, pode acabar gerando desgastes desnecessários na máquina. Portanto, seguindo as recomendações do fabricante, o equipamento terá maior durabilidade.

Trator com grade aradora em operação.
Máquinas que são utilizadas com mais frequência têm uma depreciação maior. Porém, quanto mais utilizadas, maior o retorno gerado pelos serviços prestados.

Tempo

A depreciação pelo tempo é causada pelo simples passar dos anos. Uma máquina que está em funcionamento há 10 anos naturalmente tende a ter um valor de mercado menor do que outra com apenas 5 anos de uso.

Obsolescência

A obsolescência é causada pelo surgimento de novas tecnologias que substituem as antigas. Por exemplo, uma colheitadeira mais antiga, sem as novas tecnologias embarcadas de Agricultura de Precisão, fica obsoleta diante dos novos modelos que já contam com essas ferramentas.

Desgaste

O desgaste é causado por danos físicos às máquinas e aos seus componentes, podendo ocorrer também pelo uso indevido do equipamento. Forçar a capacidade de uso do maquinário é uma forma de causar desgastes mecânicos.

Condições climáticas

As condições climáticas também interferem e aceleram a depreciação das máquinas. Equipamentos que não são armazenados em galpões e ficam expostos à intempéries, naturalmente acabam tendo uma depreciação mais rápida.

Como fazer o cálculo da depreciação de máquinas agrícolas?

A taxa de depreciação varia de acordo com o tipo de máquina e com a sua idade, mas, em geral, é apresentada como uma porcentagem do valor da máquina no momento da aquisição. Assim, realizar esse cálculo é importante porque irá representar o custo real de depreciação, devendo ser considerada ao fazer os cálculos de custo operacional de máquinas agrícolas.

Dois homens com prancheta em mãos e trator ao fundo. Um está a segurar a prancheta enquanto outro escreve e se apoia nela.
Incluir o cálculo de depreciação das suas máquinas nos custos operacionais representa a formação de um fundo de reserva para aquisição de novos equipamentos.

Realizar essa conta também é importante para os financiadores, pois permite que eles determinem o valor da máquina no momento do financiamento. O cálculo de depreciação de máquinas agrícolas baseia-se no seu valor inicial, na sua vida útil em horas e na taxa de depreciação aplicável.

Existem vários métodos de calculá-lo, como: método da linha reta, do saldo decrescente, da soma dos dígitos e da depreciação dedutível. O mais simples deles é o da linha reta, que utiliza a taxa anual fixa de 10%, resultando na depreciação anual constante da máquina durante sua vida útil. Esse cálculo é feito da seguinte forma:

D = (Vi – S)/Vu

Em que:

  • D = Depreciação em R$/h;
  • Vi = Valor inicial da máquina em R$;
  • S = Valor da sucata, em que o valor é encontrado multiplicando-se o valor inicial por 0,1 (0,1*Vi);
  • Vu = Vida útil em horas.

Para determinar o valor residual da máquina, é importante considerar as condições do mercado na data em que ela foi adquirida. O cálculo da depreciação das máquinas agrícolas pode ser feito pelos próprios agricultores ou por um contador habilitado.

Se o agricultor optar por realizá-lo por conta própria, é importante ter cuidado para garantir que todos os fatores relevantes sejam considerados. Caso contrário, o resultado pode não ser preciso, afetando negativamente as finanças da propriedade.

Confira também: Conheça a história e evolução dos tratores agrícolas.

Como aumentar a vida útil da máquina?

Os cuidados com o maquinário agrícola são importantes para garantir sua vida útil e produtividade. Como são expostos à intempéries e condições adversas, é importante fazer a manutenção regular e preventiva para evitar problemas futuros.

Acompanhe algumas dicas de cuidados com o maquinário:

  • Inspecione o equipamento antes da operação: verifique as condições gerais da máquina e analise se há componentes soltos ou danificados;
  • Utilize as máquinas corretamente: as máquinas agrícolas são projetadas para executar tarefas específicas. É importante seguir as instruções do manual do proprietário e usar a máquina apenas para o propósito para o qual ela foi desenvolvida;
  • Limpe o equipamento após cada uso: isso removerá a sujeira e os resíduos que podem causar problemas no funcionamento;
  • Tenha um plano de manutenção: estabeleça um plano para a manutenção regular, incluindo a verificação das máquinas antes e depois de cada uso. Troque os componentes desgastados, lubrifique as partes móveis e verifique os níveis de óleo e fluidos regularmente, realizando também revisões completas;
  • Armazene o equipamento corretamente: quando não estiverem em uso, armazene as máquinas em um local coberto e seco, longe da exposição à luz solar direta e à chuva. Isso prolongará a vida útil das suas máquinas.
Homem realizando manutenção em trator.
Realizar manutenções periódicas ajuda a prolongar a vida útil do seu maquinário.

Por fim, sempre que uma máquina apresentar problemas, é importante fazer reparos o quanto antes para evitar que a situação se agrave e cause danos irreparáveis ao equipamento, gerando maiores prejuízos.

Seguindo as dicas que compartilhamos, o seu maquinário terá maior durabilidade e você poderá trabalhar com menos transtornos de paradas ou perdas de componentes.

Leia também: Como fazer o cálculo de depreciação de lavouras?

Como o MF Rural te ajuda na compra e venda de máquinas?

O MF Rural é uma plataforma online onde você pode comprar e vender máquinas agrícolas e todos os insumos necessários à sua produção. O site foi criado com o objetivo de facilitar a vida dos agricultores, oferecendo um ambiente seguro e prático para as suas negociações. Basta se cadastrar no site e começar a negociar!

Além da compra e venda de produtos e insumos do mundo Agro, o MF Rural também oferece diversos serviços aos agricultores. Tudo isso de forma rápida, segura e prática!

E então, gostou desse conteúdo? Aproveite e leia também o nosso artigo sobre prevenção de incêndios em máquinas agrícolas.

Post Relacionado