Prevenção de incêndios em máquinas agrícolas: dicas e cuidados

Prevenção de incêndios em máquinas agrícolas: dicas e cuidados

Os incêndios em máquinas agrícolas ocorrem devido a uma série de fatores. Dentre eles, a falta de conservação e manutenção corretas dos maquinários, associada a operações inadequadas, volume de palhada, além de estiagem e geadas, que elevam o risco de incêndio nas vegetações.

Dessa forma, é necessário redobrar os cuidados com as máquinas para evitar que intercorrências ocorram.

Sendo assim, nesse artigo abordaremos as causas e os principais cuidados a serem tomados para prevenir a ocorrência de incêndios nas suas máquinas. Confira!

Causas de incêndios em máquinas agrícolas

Os incêndios que ocorrem no campo são responsáveis por perdas econômicas consideráveis por parte do produtor, podendo não só dificultar a sua situação, como apresentar riscos à vida dos trabalhadores.

Esse tipo de incidente é muito comum, principalmente na época de colheita, em que o tempo seco, a palhada e o calor das peças dos maquinários contribuem para a combustão de resíduos dentro das colhedoras, com destaque para a área de trilhagem da colhedora.

Colhedora destruída por incêndio com resíduos em seu entorno
Os incêndios podem destruir rapidamente o maquinário.

No caso dos tratores, os maiores riscos são atribuídos ao sistema elétrico e ao abastecimento da máquina. Como o óleo diesel é inflamável, o vazamento de combustível sobre peças quentes do trator pode gerar chamas, ocasionando incêndios.

Já nas colhedoras e enfardadoras, há a possibilidade de acúmulo de palha ou resíduos que se tornam incendiáveis em contato com o motor e o sistema de exaustão. Esse acúmulo pode gerar um superaquecimento de polias e correias, aumentando também o risco incendiário.

Prevenção de incêndios

Para evitar desastres e prejuízos, existem cuidados que podem ser tomados para tornar o ambiente de trabalho mais seguro à todos.

A partir de um planejamento de higienização adequado, realizado durante as pausas dos processos na lavoura, reduz-se consideravelmente os riscos de incêndios. Por isso, a limpeza a seco dos equipamentos deve ocorrer diariamente.

Para a realização desses procedimentos é importante que sejam utilizados os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) como medida de precaução de acidentes. Assim, o responsável deve efetuar a limpeza do maquinário, recolhendo resíduos evidentes, como folhas ou pedaços de vegetação.

Uma segunda forma de prevenção a ser executada é a lavagem do aparelho. Esse procedimento não precisa ser diário, porém é necessário realizar um planejamento para que seja executado nos períodos recomendados, mantendo também um registro dos dias em que foi feito.

Colhedora e trator transbordo em campo de trigo
Cuidados como a limpeza e manutenção aumentam a vida útil da máquina e evitam incêndios, tanto na lavoura quanto nos equipamentos.

Para a limpeza das máquinas não é aconselhável a utilização de produtos químicos, mas caso seja necessário o seu uso, deve-se verificar se o produto é neutro e não causa impactos ao meio ambiente.

Além dos processos de prevenção mais comuns, é importante manter um cronograma regular de manutenções. Desse modo, na hora de adquirir equipamentos agrícolas, procure por fabricantes que ofereçam revisão e manutenção das máquinas por profissionais, regularmente.

É importante também garantir que o sistema elétrico das máquinas seja verificado de forma recorrente. Antes de realizar essa verificação, desligue os cabos da bateria, lembrando de jamais colocar objetos metálicos sobre a peça, pois pode causar curto-circuito, levando à explosão deste componente. Troque a fiação elétrica que por ventura esteja desgastada, confira diariamente se há vazamento de óleo e preste muita atenção ao sistema de exaustão de gases de escape.

Em colhedoras automotrizes, mantenha limpos os elevadores e transportadores de grãos, eixos sem fim, correias e polias, evitando o acúmulo de palhas e impurezas vegetais.

Verifique semanalmente a pressão dos extintores. O ponteiro deve estar apontando para a área verde do manômetro. Instrua a sua equipe sobre a utilização adequada desse equipamento, informando como distinguir as classes de incêndio e a forma correta de conter as chamas.

Veja no vídeo abaixo algumas dicas e cuidados simples para evitar incêndios em lavouras e máquinas agrícolas:

Fonte: Cotriel – Cooperativa Trtitícola de Espumoso.

Por fim, atente-se às precauções básicas, tais como abastecer a máquina desligada, não fumar nas proximidades dos maquinários e dos ambientes reservatórios de combustível. Cuidado também para não estacionar as máquinas próximas à vegetação alta, pois o calor produzido pelo sistema de exaustão pode incendiá-las.

E então, gostou desse conteúdo? Aproveite e leia também o nosso artigo sobre como assegurar a ergonomia no trabalho com tratores agrícolas. Boa leitura!

Post Relacionado