ENEL Goiás apresenta plano de ações para melhoria do fornecimento em Chapadão do Céu

ENEL Goiás apresenta plano de ações para melhoria do fornecimento em Chapadão do Céu

Empresa também leva Caravana #EnelPorVocê que oferece troca de lâmpadas, de geladeiras para clientes pré-selecionados, cadastro no Tarifa Social e atendimento móvel.

Representantes da diretoria da Enel Distribuição Goiás se reuniram, nesta semana, com o prefeito licenciado de Chapadão do Céu, Eduardo Peixoto, com o prefeito em exercício, Vinicius Marcondes, e com o presidente da Câmara Municipal, Gean Rubens, na Prefeitura do município, para apresentar um plano de ações, investimentos e melhorias para o sistema elétrico da região.

Na oportunidade, o Diretor de Infraestrutura e Redes da companhia, José Luis Salas, entregou às autoridades uma Nota Técnica com todos os detalhes do plano de ação de curto, médio e longo prazo para Chapadão.

Enel melhorias em Chapadão do Céu
O plano de ação em Chapadão do Céu inclui uma série de melhorias nas redes de energia elétrica.

Além das ações futuras, o documento inclui detalhes sobre as últimas ocorrências que prejudicaram o fornecimento de energia no município, sensivelmente impactado por grandes queimadas sob a linha de alta tensão que abastece o município e também pelas primeiras chuvas que, caracteristicamente, são acompanhadas por intensos vendavais.

Leia também: ENEL Distribuição Goiás realiza grande mutirão de manutenções na rede elétrica de Jataí.

ENEL anuncia plano de melhorias

De acordo com o Diretor, equipes de manutenção atuarão em diversos pontos da rede de média tensão do município para corrigir cerca de 500 anomalias já mapeadas, como isoladores, cabos, cruzetas e postes danificados, além de podar quase 100 árvores que estão em contato com a rede.

Nossa previsão é manter equipes de manutenção na região até o próximo dia 15 de dezembro. O objetivo é diminuir as interrupções no fornecimento de energia pelo toque da vegetação ou por falhas em equipamentos, especialmente durante o período chuvoso”, explicou.

Adicionalmente, a companhia realizará uma inspeção em todo o circuito de alta tensão que atende Chapadão do Céu com uso de um helicóptero equipado com equipamento de termovisão, que permite a identificação de pontos de calor no circuito.

Diretor da Enel discursa em Chapadão do Céu
O Diretor de Infraestrutura e Redes da companhia, José Luis Salas, apresentou aos moradores o plano de melhorias que irá beneficiar Chapadão do Céu.

“Esses pontos quentes são indícios de que teremos uma falha naquele trecho. Com esta inspeção, programamos a manutenção antes que a falha ocorra, dando mais confiabilidade ao serviço fornecido aos clientes do município”, completou.

Manutenções preventivas

Ainda na rede de alta tensão, a Enel realizará manutenções preventivas na Subestação Chapadão do Céu, incluindo a troca de disjuntores e religadores antigos por equipamentos novos e com tecnologia telecontrolada.

Salas ressalta que a tecnologia do telecontrole permite que toda a operação desses equipamentos seja feita remotamente pelo Centro de Operação, em Goiânia.

Em caso de uma falha, conseguimos iniciar a operação da rede sem a necessidade de enviar uma equipe ao local. Caso seja um defeito transitório, sem danos estruturais, o fornecimento é normalizado remotamente em poucos minutos. Mas se tivermos defeitos mais severos, como um poste quebrado por uma árvore, o equipamento auxilia na identificação do possível ponto de defeito e direcionamos uma equipe para esta região, dando mais agilidade aos reparos necessários”, destacou.

Evento da Enel para atender municípios
A diretoria da Enel Distribuição Goiás apresentou aos moradores de Chapadão do Céu o plano de investimentos que também está sendo desenvolvido em outras regiões do Estado.

Veja também: Energia no Campo realiza evento sob a parceria Enel Goiás/MF Rural.

Implantação de novas redes

Salas acrescentou que, até 2024, serão entregues 60 quilômetros de novas redes de média tensão no município, sendo 20 a cada ano.

As novas redes darão mais flexibilidade ao sistema e servirão também como fontes de suplência ao fornecimento de energia em Chapadão, ou seja, caso haja falha em determinado circuito, a companhia terá recursos adicionais para abastecer a população do município por redes alternativas até que os reparos necessários sejam concluídos.

Durante o encontro, o prefeito licenciado, Eduardo Peixoto, reconheceu os avanços da companhia e a melhora especialmente na comunicação e nos retornos às demandas do município, mas destacou que ainda há muito a melhorar, especialmente na zona rural.

Percebemos os investimentos da empresa, a quantidade de equipes e a estrutura que esses profissionais possuem para trabalhar. Contudo, os investimentos e o serviço prestado ainda precisam avançar para compensarmos anos de falta de investimento no nosso município no período estatal. Seguiremos acompanhando e cobrando melhorias do serviço prestado pela Enel aos nossos munícipes. Esse encontro de hoje é um voto de confiança para a empresa”, pontuou.

Caravana #EnelPorVocê

A Caravana #EnelPorVocê também esteve no município. A ação foi realizada na Praça de Eventos, onde os clientes da companhia puderam trocar, gratuitamente, até 10 lâmpadas incandescentes ou fluorescentes (exceto modelos tubulares), que têm alto consumo de energia, por outras novas, de LED, que são até 80% mais econômicas e duram 10 vezes mais que os modelos antigos.

Atendimento aos moradores de Chapadão do Céu pela ENEL
Os moradores de Chapadão do Céu puderam trocar lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por modelo de LED, bem mais econômicas.

Uma Loja de Atendimento Móvel da Enel foi montada no local, disponibilizando todos os serviços disponíveis nas lojas tradicionais da empresa, como parcelamentos, religações, negociações de débitos e ligações novas.

Os moradores de baixa renda do município, que possuem o Cadastro Único e se enquadram nos pré-requisitos do programa, também terão atendimento para se cadastrar na Tarifa Social de Energia Elétrica, que concede descontos de até 65% na conta de energia elétrica.

Ainda no local, foram trocadas as 60 geladeiras doadas pela companhia para clientes necessitados, selecionados pela Secretaria Municipal de Assistência Social. 

Sobre a Enel Distribuição Goiás  

A Enel Distribuição Goiás, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 237 municípios do Estado de Goiás, abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km².

A Região Metropolitana de Goiânia representa a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.

A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Post Relacionado