Figo: aprenda como plantar, dicas de cultivo e curiosidades

Figo: aprenda como plantar, dicas de cultivo e curiosidades

De aparência diferenciada e característica de climas temperados, a figueira (Ficus carica) é uma árvore muito apreciada por produzir o figo, que, embora muitos pensem ser um fruto, é na realidade uma infrutescência.

O figo é rico em nutrientes, fonte de vitaminas e ajuda a prevenir e controlar o diabetes, auxilia no emagrecimento, protege o coração, controla a pressão arterial, previne o envelhecimento precoce da pele, mantém a saúde óssea e reduz o risco de câncer.

Ele pode ser consumido in natura ou por meio de doces, conservas, compotas, geleias e outras sobremesas. As suas folhas, inclusive, são muito utilizadas no preparo de chás.

Neste artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre o figo e como cultivá-lo. Confira!

Curiosidades sobre o figo

A figueira é considerada uma das árvores frutíferas mais antigas. Existem referências sobre essa planta na Bíblia e nas obras de escritores gregos e romanos. Os primeiros povos a cultivarem o figo foram os judeus e árabes, no sudeste da Ásia, em uma região semi-árida.

No Brasil, a figueira foi introduzida em 1532, na época da primeira expedição colonizadora de Martin Afonso de Souza. Existem relatos de que, no fim do século XIX e início do século XX, imigrantes italianos também trouxeram para o Brasil uma grande variedade de figueiras.

Foco em ramo de figueira com vários figos
A figueira é uma das árvores frutíferas mais antigas.

Atualmente, a cultivar mais produzida no Brasil é a Roxo de Valinhos, que foi introduzida no início do século XX no município de Valinhos – SP, e tem grande rusticidade, vigor, produtividade e valor econômico. Existem outras cultivares, como “Pingo de Mel”, “Nóbile” e “Negro Largo”, porém, elas não apresentam grande interesse comercial.

Hoje, o estado de São Paulo é o maior produtor de figo de mesa e o estado do Rio Grande do Sul se destaca por ser líder na produção para indústria.

Leia também: Acerola: conheça os benefícios e aprenda como plantar essa fruta.

Condições climáticas e de solo

Como dito, a figueira é uma frutífera de clima temperado, se desenvolvendo bem em regiões subtropicais, embora tenha boa adaptação a diferentes variações de clima. Os bons resultados obtidos com figueiras comerciais no Rio Grande do Sul e em Pernambuco evidenciam essa boa adaptabilidade.

A temperatura média ideal para o cultivo da figueira, durante o período vegetativo é entre 20 e 25 ºC. Quando em repouso hibernal (estado em que a planta fica sem folhas), a figueira suporta bem temperaturas baixas, porém, em locais com temperaturas inferiores a 15 ºC, o seu crescimento pode ser prejudicado.

Foco em ramo de figueira com figos
É importante ficar atento às dicas de cultivo para obter bons resultados na colheita.

Uma figueira é capaz de suportar temperaturas próximas de 40 °C, necessitando ainda de chuvas bem distribuídas no decorrer do ano. Temperaturas muito elevadas podem causar a maturação antecipada da planta e, somadas à alta umidade relativa do ar, excesso de precipitação ou irrigação, podem propiciar condições ótimas para o aparecimento e desenvolvimento de doenças.

Em relação ao solo, por suas raízes serem superficiais, essa planta exige um solo bem drenado, aerado e com bom teor de matéria orgânica.

Plantio do figo

O plantio da figueira é realizado por estaquia direta no campo ou transplante de mudas enraizadas, com o plantio devendo ser feito em um local definitivo.

A época mais indicada para plantio do figo vai depender do tipo de muda utilizado. Com estacas lisas, o período mais indicado é entre maio e setembro. Com mudas enraizadas em sacos plásticos, o plantio pode ser feito em qualquer época do ano, mas de preferência em períodos chuvosos.

Muda de figo no solo
O plantio deve ser feito preferencialmente direto no solo, em local definitivo.

As estacas utilizadas para plantio devem ser mais vigorosas, com um ano de idade, comprimento de 40 a 50 centímetros e diâmetro entre 1,5 e 3 centímetros. Dois terços da estaca devem ser enterrados no solo e uma a duas gemas devem ficar acima do nível do solo.

A cova deve ser preparada com antecedência de no mínimo 60 dias, com dimensões de 40 x 40 x 40 cm e, em caso de plantio de mais mudas, o espaçamento entre as plantas deve variar entre 2,5 x 2,5 m a 3×2 m. Para plantios com finalidade de produção industrial, esse espaçamento pode ser reduzido para 3 x 1 m ou 2,5 m x 1,5 m.

Ademais, recomenda-se explorar solos profundos, bem drenados e com possibilidade de uso de irrigação.

Veja também: Mudas de plantas: 26 dicas para escolher bem.

Dicas de cultivo

Em qualquer plantação, a rega é um processo extremamente importante. Nesse sentido, a figueira deve ser regada com frequência, de preferência uma vez por semana, para que ela não sofra com a escassez de água, principalmente nas regiões mais quentes e secas.

A poda é outro mecanismo de cultivo eficiente, na medida em que auxilia no desenvolvimento da planta e a ajuda a frutificar. A poda de formação pode ser realizada quando um broto proveniente da estaca atingir a altura de 40 cm.

Já a poda de frutificação pode ser feita uma vez ao ano, no período do inverno, que consiste no corte dos ramos que já produziram, podendo ser deixados com um tamanho entre 5 e 10 centímetros, mantendo duas gemas bem localizadas.

Veja no vídeo abaixo, dicas de como fazer a poda da figueira:

Fonte: PUC TV GOIÁS.

A adubação pode ser realizada tanto antes quanto depois do plantio. Se for feita previamente, o indicado é realizar o procedimento por volta de 40 dias antes de colocar as mudas nas covas. Isso será essencial para o desenvolvimento da planta, e nesse processo, podem ser usados estercos ou outros produtos prontos.

Se a adubação for feita depois do plantio, o mais recomendável é usar compostos orgânicos, aplicando-os na superfície da planta. Nas épocas de calor, pode ser aplicado ainda fertilizante líquido.

Colheita

A colheita do figo se dá geralmente entre outubro e agosto, mas pode ocorrer durante o ano inteiro, a depender da época em que foi realizada a poda. De qualquer forma, ela deve ser feita de maneira muito cuidadosa, pois os frutos são sensíveis e podem se danificar facilmente.

O figo pode ser colhido em estágios distintos de sua maturação, a depender do objetivo da sua plantação.

Se a intenção é consumir o figo, a sua colheita deve ocorrer quando ele está maduro. Já se o objetivo é utilizá-lo em doces, geleias e compotas, recomenda-se que ele esteja verde.

Assista a um vídeo com dicas de como fazer um doce de figo em calda:

Fonte: Receitas de Pai.

E então? Gostou do nosso artigo? Aproveite e acesse também o nosso post sobre como plantar pequi. Boa leitura!

Post Relacionado