Como realizar corretamente o manejo de frangos de corte?

Como realizar corretamente o manejo de frangos de corte?

A criação de frangos de corte é uma das atividades mais difundidas da agropecuária brasileira da atualidade e fazer o manejo adequado dos animais é de extrema importância para manter a lucratividade das propriedades.

Nesse contexto, o Brasil é destaque na produção de frangos de corte, sendo que, segundo dados do IBGE, 1,49 bilhão de frangos foram abatidos no segundo trimestre de 2022. Isso evidencia a importância econômica da avicultura de corte.

Dessa forma, é importante conhecer melhor os detalhes envolvidos no processo de criação das aves, já que alguns cuidados serão decisivos. Cada passo do processo tem sua importância para a produtividade: pequenos ajustes, higiene adequada, cuidados com a água, com a temperatura e a ração, são pequenas práticas que garantem a eficiência do manejo. Confira!

Boas práticas no manejo de frangos de corte

O manejo dos animais tem início antes mesmo da chegada dos pintinhos na granja, a começar pelo cuidado com o galpão de alojamento.

É necessário realizar procedimentos de limpeza e de desinfecção, tanto de equipamentos quanto de instalações. O alojamento precisa garantir condições adequadas para as aves, que não gerem nenhum tipo de estresse que prejudique seu desempenho, comprometendo o peso.

Ao planejar a construção dos galpões é fundamental levar em conta a movimentação do ar e a drenagem do terreno. Orientação sempre no eixo leste-oeste, a fim de estabelecer intensidade de luz adequada. Esse planejamento visa assegurar o mínimo de interferências na temperatura do local, especialmente no período noturno. As aves são muito suscetíveis a esse tipo de flutuação, inclusive sendo dependentes diretas desses fatores para a melhor conversão alimentar e maior taxa de crescimento.

Ademais, a fase da chegada dos pintos no galpão de crescimento e engorda é definitivamente muito importante.

Trata-se de uma fase onde ocorrem uma série de processos fisiológicos importantíssimos para o desenvolvimento saudável, sendo um dos momentos mais críticos de toda a produção e que vai impactar no desempenho dos animais lá no final do ciclo. Por isso, garanta que a granja esteja realmente preparada para receber seus frangos. A seguir, veja todos os detalhes necessários para esse passo.

Pintinhos que acabaram de sair do ovo
A primeira semana de vida das aves de corte representa pelo menos 15% do período de criação delas.

Preparação da granja para receber seu lote de frangos de corte

Primeiramente, é necessário que o local fique vazio por cerca de 10 dias, o chamado vazio sanitário. Nesse período é importante realizar toda a higienização do galpão, inclusive com uso de bactericidas e substituir as camas antigas por novas.

Esse processo de vazio sanitário que acontece antes do recebimento dos pintinhos se dá pelo fato dessa categoria de aves ser muito sensível. A exposição desses animais em ambiente inapropriado pode comprometê-los seriamente, levando-os à desidratação.

Nesse mesmo momento de preparação é necessário certificar-se do funcionamento correto e das boas condições de comedouros e bebedouros.

Tudo pronto e limpo, o aviário precisa ser pré-aquecido para estabilização da temperatura. No mesmo sentido, é preciso também fazer a verificação do sistema de ventilação. Tanto a umidade quanto a temperatura devem estar estabilizadas no prazo de 24 horas antes da chegada dos pintinhos. A temperatura ambiente da granja deve estar em torno dos 32°C.

Cuidados no início da vida das aves de corte

Os frangos de corte são majoritariamente limitados na questão espacial e, por se alimentarem de ração concentrada balanceada, fica bem mais fácil alcançar o peso ideal para maior rendimento de carne.

Pintinhos de boa qualidade são muito importantes para garantir o desempenho de cada lote. Portanto, antes da aquisição, verifique se os incubatórios são de boa qualidade, com registro no MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), além de apresentarem controle sanitário.

Outro ponto importante é quanto à verificação da procedência das matrizes, que devem ter recebido as vacinas que transmitem aos pintainhos imunidade às doenças.

Pintainhos recém chegados em galpão de desenvolvimento
Frangos de corte recém chegados em galpão para desenvolvimento e crescimento. Dedicar extrema atenção a esse local que receberá as aves.

Características a se considerar nos pintainhos, além da origem:

  • Penugem brilhante e fofa;
  • Olhos bem vivos e brilhantes;
  • Comportamento ativo;
  • Cicatrização completa dos umbigos;
  • Certificação de ausência de deformidades.

Ao realizar o alojamento das aves, é preciso pesá-las. Nesse momento, são selecionados para o descarte os animais com deformidades, seja no bico, nas penas ou qualquer outro tipo de alteração que possa prejudicar o desenvolvimento.

Durante essa fase inicial, é importante utilizar círculo de proteção para garantir a densidade de área e para preservar a temperatura, já que pintainhos são extremamente sensíveis às oscilações de temperatura e podem chegar a morrer em condições de frio intenso.

Veja também: Galinhas poedeiras: criação e principais raças.

Cuidados necessários no manejo do frango de corte

É importante destacar que a mão de obra terá um trabalho permanente no aviário. É muito difícil conciliar outras atividades com o manejo do frango de corte, portanto, listamos alguns cuidados essenciais no trato desses animais:

  • manter atenção 24 horas por dia. Por isso, é fundamental dedicação integral ao trabalho;
  • é necessário que a cama tenha entre 8 e 10 cm de profundidade e seja composta de material de boa procedência. No caso de camas reutilizadas, é preciso acrescentar pelo menos mais 2 cm de material novo;
  • é imprescindível isolar seus frangos de corte da proximidade de outros tipos de criações. O local precisa ser seco, bem arejado e deve estar protegido contra alterações bruscas de temperatura. Sendo assim, é comum que os proprietários façam o plantio de árvores nas laterais do galpão, pois assim a contribuição é tanto para a manutenção da temperatura quanto para a proteção da estrutura;
Galpão de frangos em desenvolvimento, com alimentadores e disponibilidade de agua em sistema linear
O galpão das aves deve estar em boas condições, com cama adequada no piso e disponibilidade de luz, além de contar com proteção contra o vento, oscilações na temperatura e bebedouros e comedouros bem dispostos.

  • é extremamente importante acompanhar a temperatura, regular e parear ao desenvolvimento dos animais, já que, conforme eles crescem, as necessidades a respeito da temperatura mudam. Veja, na tabela abaixo, a temperatura ideal por faixa de idade:
Tabela de manejo de temperatura ideal por faixa de idade do frango de corte
Acompanhar a temperatura conforme o desenvolvimento das aves é fundamental. Ademais, tenha atenção especial à umidade relativa do ar, que deve ser no mínimo de 50%.

  • atenção também com a iluminação do local. A luz deve ser distribuída de maneira uniforme por todo o aviário, com telhado e cobertura refletiva, para evitar aumento de temperatura por incidência solar. Optar por material isolante pode ser um bom caminho. Lembre-se que quanto mais eficiente for o controle de temperatura melhor será a conversão alimentar dos pintos e, consequentemente, melhor será o crescimento deles;
  • os bebedouros precisam fornecer água sempre limpa, com a altura ajustada conforme o tamanho das aves em cada fase do ciclo produtivo. Esse detalhe é importante pois a altura influencia no desperdício, que além de ser ruim financeiramente, ainda pode prejudicar e apodrecer a cama do aviário;
  • os comedouros devem ser planejados. Durante os primeiros dias de vida dos animais, são utilizados comedouros do tipo bandeja, com limite médio de oitenta aves para cada comedouro. Depois da alimentação, é necessário peneirar a ração, pois é comum que os animais sujem com fezes e até pedacinhos da cama.

Ademais, também podemos citar o sistema extensivo, que prevê frangos de corte criados de maneira livre, com a menor intervenção no espaço desses animais, inclusive, com possibilidade de pastejo e liberdade de expressar o comportamento inerente da espécie. Ainda assim, a altura do comedouro precisa ser adequada e garantir a acessibilidade.

Frangos de corte se alimentando em comedouros
Seja a criação confinada em galpão ou em sistema extensivo, os comedouros devem estar limpos e ter facilidade de acesso.

Leia também: Galinhas Embrapa 051 garantem boa produção de ovos.

Fique atento aos detalhes

Os detalhes são fundamentais para o sucesso do manejo adequado. Dedique cuidado especial aos pequenos aspectos como cortinas, iluminação, alimentação e o ambiente de forma geral.

Cortinas são importantes para garantir a manutenção da temperatura dentro do aviário. Durante os primeiros dias, mantenha-as bem fechadas, abrindo apenas nos dias de temperatura mais alta.

Caso o clima no interior do galpão esteja abafado ou exale cheiro de amônia, o lado que não recebe ventilação deve ter as cortinas abertas para que aconteça a troca de ar, mas de maneira que não ocorra nenhum prejuízo para as aves.

Com relação a cama de aviário, ela serve para isolar a temperatura criada entre as patas dos frangos e o piso, além de reduzir a ocorrência de umidade e manter os micro-organismos que ajudam no equilíbrio do ambiente e na proteção das aves contra o desconforto e contra doenças.

Portanto, considere os pormenores e cuidado com a instalação que, quando limpa e totalmente desinfetada, além de receber suas aves em ótimas condições, também garante o melhor desenvolvimento, que é relativamente rápido, com retorno financeiro certo.

Ao receber um novo lote de animais, troque as camas e retire as crostas. Se desejar reaproveitar essas camas, uma boa opção é utilizá-las na adubação da terra direcionada ao plantio. Aliás, confira nosso artigo que ensina como fazer adubo orgânico com esterco de galinha. O aproveitamento desse material para a alimentação de rebanhos não é apropriado e é até mesmo proibido, segundo a legislação.

Atenção antes de apanhar as aves para transportar ao abate. Tenha o cuidado de interromper o acesso das aves à ração, a fim de reduzir o conteúdo gastrointestinal, que pode provocar contaminação da carcaça e até evisceração por rompimento do intestino. Por isso, organizar os animais em grupos menores vai facilitar muito seu processo.

Acompanhe os detalhes envolvidos na produção de frangos no vídeo abaixo:

Fonte: RIC Rural

Com atenção a esses pequenos detalhes, seus resultados produtivos podem ser os melhores, além de produzir frangos de corte saudáveis e de forma racional, seu retorno financeiro será muito mais palpável.

E então, gostou desse conteúdo? Aproveite e acesse também nosso post sobre qual a diferença entre galinha de granja e galinha caipira. Boa leitura!

Post Relacionado