Dicas de como operar tratores em terrenos inclinados

Dicas de como operar tratores em terrenos inclinados

Operar tratores não é uma tarefa muito simples. Em caso de terrenos inclinados, é necessário ainda mais atenção. Contar com o maquinário certo para executar essa tarefa é uma forma de garantir que o resultado será como o esperado.

O que algumas pessoas ainda não sabem é que existem tratores e outros implementos que são apropriados para operações em terrenos com declividade. Lembrando que a escolha correta oferece maior segurança, além de tornar o trabalho mais fácil, contribuindo com a performance das atividades.

Nesse texto, iremos abordar os riscos de operar tratores em terrenos inclinados, os cuidados nessas operações e tipos de tratores mais indicados nessas situações. Confira!

Riscos da atuação em terrenos inclinados

É fato que existem diversos espaços irregulares e inclinados que demandam maior atenção e preparo do profissional. Isso porque a atuação nessas áreas pode ser perigosa, aumentando as chances de acidentes.

Sendo assim, antes de operar tratores ou qualquer outra máquina agrícola nesses locais, é fundamental estar ciente dos perigos e de como deve ser feito o trabalho, com o objetivo de evitar que algum desastre possa acontecer durante a operação.

Trator com implemento em terreno inclinado
Operações em terrenos inclinados exigem maior atenção e cuidado.

É importante compreender como está o solo naquele local, qual será o trabalho executado e quais são as melhores ferramentas para que o serviço seja feito como o planejado.

Esses cuidados prévios devem fazer parte da rotina do profissional, afinal, é por meio dessas etapas que será possível saber se o trabalho pode ou não ser feito.

Tenha sempre em mente que locais mais inclinados são mais propensos a riscos de acidentes, deslizamento de terras e até mesmo a quebra dos equipamentos.

Leia também: Como fazer um checklist operacional do trator?

Quais cuidados devo ter ao operar tratores nessas situações?

Com o objetivo de prevenir problemas nas operações, existem algumas medidas que podem ser adotadas, priorizando o cuidado e a segurança. Confira uma lista com algumas dicas que fazem a diferença:

  • Avalie a área antes de realizar o serviço;
  • Mantenha a atenção no trabalho;
  • Tenha em mente quais serão as atividades executadas;
  • Verifique se você possui todos os materiais necessários para o trabalho, incluindo o trator mais indicado;
  • Priorize a sua segurança e de toda a equipe;
Operação de trator com implemento subindo terreno inclinado
Ter sempre em mente quais operações serão realizadas ajuda no planejamento e evita maiores problemas.

  • Utilize de maneira correta as marchas do trator, pois isso auxilia no momento da frenagem, contendo o trator nas descidas;
  • Jamais desça encostas em ponto morto. Desça sempre engrenado, na mesma marcha indicada para a subida. Isso ajuda a dar maior segurança e estabilidade;
  • Ao desengatar um implemento, certifique-se que ele esteja devidamente calçado, pois isso evita movimentação da máquina e previne acidentes;
  • Calce o freio do trator quando for necessário parar em subidas ou descidas;
  • Evite trabalhar próximo a barrancos ou valas profundas. Porém, em caso de necessidade de operação nesses locais, mantenha uma distância segura de, pelo menos, a altura do barranco ou vala, entre o trator e o início da ribanceira.

É importante também sempre ter em mente que terrenos acidentados exigem a preservação do solo e hábitos que evitem erosão proveniente de deslizamentos e enchentes. Práticas como terraceamento e plantio em curvas de nível, além de facilitarem as operações em terrenos inclinados, auxiliam na manutenção do solo e evitam os problemas citados.

Veja, no vídeo abaixo, como realizar o terraceamento do solo com arado:

Fonte: Embrapa.

Qual tipo de trator usar em terrenos inclinados?

Se você está pensando em investir nos equipamentos ideais para realizar esse tipo de serviço, o primeiro passo é ter em mente que existem itens mais apropriados e que podem fazer a diferença no resultado.

Terrenos inclinados exigem tratores com potências maiores e tração 4×4, pois garantem maior segurança e estabilidade na operação. Porém, essas máquinas não são muito indicadas para o plantio, tendo em vista o tamanho dos seus pneus.

Tratores esteira são recomendados para locais em que o terreno é muito acidentado ou inclinado, sendo próprios para operações que requerem esforços maiores, como abertura e conservação de estradas, terraplenagem, reaterro sanitário e até mesmo para agricultura.

Indicados para cultura de café, uva e flores, os tratores isodiamétricos, que são tratores com rodas iguais, eixos traseiro, dianteiro e motor no mesmo alinhamento, são boas ferramentas em terrenos com declive acentuado, pois reduzem riscos de acidentes.

Antes de comprar o equipamento, uma dica é avaliar todas as opções, compreendendo quais são as funcionalidades de cada equipamento e como encontrar aquele que será o correto para você.

Trator transbordo e colhedora em solo inclinado
Os tratores com tração 4×4 são mais indicados para operações em terrenos inclinados pois garantem maior estabilidade.

Nesse mesmo sentido, existem também implementos próprios para utilização em terrenos com inclinações maiores. Um exemplo são as semeadoras pantográficas (ou articuladas) que têm o objetivo de “copiar” as oscilações do terreno, melhorando a uniformidade na profundidade e distribuição das sementes, resultando em uma melhor germinação.

Portanto, tomando os devidos cuidados na operação e contando com o maquinário correto, os riscos inerentes a atividades em terrenos inclinados são minimizados.

E então? Esse conteúdo foi útil para você? Aproveite e acesse também nosso artigo sobre lubrificação de máquinas e equipamentos agrícolas. Boa leitura!

Post Relacionado