Galpão: confira como escolher o modelo ideal

Galpão: confira como escolher o modelo ideal

Você já parou para pensar qual a importância de um galpão para a sua atividade econômica? Nele são armazenados os produtos de sua empresa ou indústria, ou são mantidos os animais da sua propriedade rural. Entretanto, definir o modelo ideal nem sempre é uma tarefa fácil.

Por isso, preparamos este post com a finalidade de apresentar os aspectos mais importantes. Seja adquirindo um galpão pronto, seja construindo ou alugando um local terceirizado, é importante que seja confiável, seguro e adequado para as suas necessidades. Acompanhe o texto para saber mais!

Por que é importante ter um galpão?

Um galpão é o lugar onde são estocados produtos, como insumos, mercadorias, produtos agrícolas e assim por diante. Nele, são armazenados os principais recursos de um negócio, ou seja, aquilo que será comercializado em algum momento.

Quando você trabalha com produtos, especialmente perecíveis, é muito importante ter um local adequado com a finalidade de armazená-los. Deve-se dispor de um ambiente protegido contra as diferentes situações que podem danificar seu estoque, tais como calor excessivo, umidade, animais, sujeira e etc.

Estocagem de mercadorias em galpão
No galpão são armazenados todos os produtos, garantindo segurança e eficiência das atividades.

Além disso, é primordial garantir condições de estocagem, carga, descarga e conferência de produtos que otimizem a operação dos trabalhadores. Isso tudo deve ser pensado de tal forma que reduza os riscos e que ofereça segurança aos funcionários, clientes e fornecedores.

Quais são os modelos de galpão existentes?

Os galpões são estruturas geralmente amplas, com cobertura, feitas para prover abrigo. Podem ser construídas de diferentes materiais, como madeira, metal, concreto, alvenaria, etc.

Possuem pé direito alto, o piso deve ser resistente e devem contar com sistema de combate à incêndios. Fora isso, existem alguns modelos de galpão adequados à diferentes necessidades. Veja quais são eles:

Galpão com uma ou duas águas

Esse tipo de galpão é utilizado para diversos fins, como armazenamento de produtos agrícolas ou industrializados, centros de distribuição e até estacionamento. A estrutura desse tipo de galpão é feita de pórticos de mesmo espaçamento, sustentados por vigas, o que permite que tenham um comprimento extenso.

O vão central desse tipo de galpão possibilita o aproveitamento de vários tipos de cobertura para a proteção, além de facilitar que partes da laje sejam feitas com materiais que permitam a incidência de luz solar.

Galpão de dois pisos

Esse tipo de galpão conta com um mezanino, que pode ser usado para fazer um escritório para serviços administrativos, ou banheiros, ou até mesmo um segundo andar para estocagem. Eles devem possuir um pé direito alto, permitindo um melhor aproveitamento de espaço.

Galpão com mezanino
Galpões com mezaninos permitem que serviços administrativos sejam feitos no próprio local, mantendo um maior controle sobre as operações.

Galpão modelo shed

O modelo de galpão shed é aquele cuja cobertura lembra os degraus de uma escada. O objetivo principal desse tipo de design é fornecer ventilação e iluminação adequadas. Também podem apresentar vãos simples ou múltiplos.

Galpão em arco

O galpão em arco é um modelo indicado à quem precisa garantir boa acústica e climatização. Em geral, são usados por indústrias localizadas em regiões chuvosas, facilitando o escoamento da água e mitigando os riscos de infiltração que poderia comprometer a qualidade dos produtos armazenados.

Galpões do tipo arco
O arco é coberto por isolante de poliuretano, que se adapta bem a telhados metálicos já construídos.

Galpão piramidal

Um modelo de galpão piramidal costuma ser construído a partir de tendas, feitas com chapas ou sistemas tubulares, montadas por meio de conexões, encaixes e parafusos.

Esse tipo de estrutura pode ser ligada com outras, formando áreas moduladas. Não tem fundação, o que faz com que seja mais frágil, porém também leva bem menos tempo para ser construída. É comumente usada em showrooms, para lançamento de produtos e eventos.

Galpão inflável

Esse tipo de galpão geralmente é usado em situações emergenciais, que exigem uma rápida montagem e fácil deslocamento. Também é muito útil em circunstâncias de mudanças climáticas.

Galpão inflável montado para abrigar helicóptero
Galpões infláveis podem ser usados em contextos pontuais e de urgência.

O que deve ser observado ao construir um bom galpão?

Para que o galpão seja considerado realmente bom, é interessante que ele respeite algumas características básicas. Cheque cada uma delas, a seguir.

Ventilação

Um ambiente construído com o propósito de armazenar produtos não deve ser, em hipótese alguma, pouco ventilado. A umidade, o mofo e o acúmulo de poeira podem causar problemas graves enquanto os produtos permanecem armazenados.

Dessa maneira, a boa ventilação deve ser uma das primeiras preocupações ao construir ou alugar esse espaço. Além disso, é uma estratégia eficiente visando evitar o excesso de calor.

Distância entre o teto e o chão

A distância entre o solo e o teto de um galpão é chamada “pé direito”. Ele é fundamental visando garantir a segurança dos trabalhadores e também conforto no ambiente de trabalho.

Altura ideal de um galpão
O galpão deve ter uma altura de pelo menos 12 metros, garantindo uma boa estocagem de produtos e conforto daqueles que trabalham no ambiente.

Dessa maneira, a altura indicada de um bom galpão de armazenamento é de cerca de 12 metros. Dessa maneira, consegue estocar tranquilamente as mercadorias, além de expandir a capacidade de armazenamento do espaço.

Infraestrutura

Não importa quis os produtos que serão estocados no galpão. É fundamental que tenha toda a infraestrutura necessária que facilite todas as operações no local.

Portanto, certifique-se de que os serviços logísticos poderão ser operados com qualidade, suprindo as demandas da empresa, com uma estrutura que comporte os veículos, a transferência de notas, a conferência de entregas, entre outras atividades.

Localização

Um bom galpão deve estar localizado próximo aos clientes e fornecedores. É o que se chama localização estratégica, ou seja, um lugar que diminui o tempo de entrega dos produtos, tanto dos que chegam quanto dos que saem.

Um galpão de difícil localização é uma estrutura ineficiente. Por isso, considere os trajetos dos caminhões de entrega e dos clientes para definir o melhor lugar.

Resistência do piso

Construir um galpão é algo que envolve projeto, dentro do qual é preciso incluir a necessidade de pisos resistentes, que suportem não só o peso dos materiais e produtos armazenados, mas também o trânsito de veículo e até de algumas máquinas.

Piso que facilita deslocamento de empilhadeira
Independentemente do modelo escolhido, todo galpão deve ter um piso resistente e liso com o fim de facilitar o deslocamento dos veículos, como empilhadeiras.

Portanto, não se esqueça de investir em materiais de alta resistência, garantindo uma boa operação e segurança profissional.

Segurança

Um bom modelo de galpão oferece, sobretudo, segurança aos produtos armazenados e aos trabalhadores. Além de todas as condições básicas que você acabou de conferir, como boa ventilação e até mesmo uma iluminação adequada, outros fatores também precisam ser considerados.

Investir em um seguro e em um sistema de combate a incêndio, por exemplo, são fatores importantes. Lembre-se de verificar sempre o Código de Obras, isto é, o conjunto de regras que regulamenta as construções na sua cidade.

Iluminação deficiente de um ambiente
Um galpão com pouca iluminação prejudica o trabalho dos funcionários. Fique atento a esse detalhe e também quanto a ventilação do ambiente.

Assim, terá conhecimento prévio de quais são as permissões necessárias nessa construção, evitando uma série de problemas, especialmente aqueles relacionados à inviabilidade do seu projeto. Conte com profissionais qualificados que vão seguir o projeto e garantir uma entrega satisfatória e adequada às suas necessidades.

Por fim, analise de perto a qualidade do fornecedor dos materiais que serão usados ao construir um galpão. Isso fará toda a diferença na durabilidade da obra.

Agora que você já sabe tudo sobre como escolher um modelo de galpão, uma outra estrutura que pode interessar, principalmente aos agricultores, são os silos de grãos. Então aproveite e acesse nosso artigo que contém 7 perguntas e respostas essenciais sobre este assunto.

Post Relacionado