Hectare x alqueire: entenda tudo sobre as medidas de terra

Hectare x alqueire: entenda tudo sobre as medidas de terra

Na agricultura existem várias métricas utilizadas na medição de áreas, porém, o hectare e o alqueire são as unidades de medidas mais comuns na determinação da extensão das propriedades rurais.

Quem lida com o campo com certeza já ouviu falar em hectare, alqueire, alqueire paulista, alqueire mineiro, alqueirão, alqueire do norte, entre outros.

Neste artigo iremos abordar as diferenças entre hectare e alqueire, elencar também outras medidas de terras utilizadas no Brasil, a importância das métricas agrárias e como essas medidas são realizadas. Confira!

Leia também: O que são tecnologias poupa-terra e por que investir nisso?

Diferenças entre hectare x alqueire

O hectare é uma medida baseada em um sistema internacional de medidas, sendo utilizada em vários países e tem medida fixa de 10.000 m2. Já o alqueire tem algumas variações de medidas dependendo do estado em que é calculado e, por conta disso, acaba gerando algumas dúvidas.

Imagem aérea de campo cultivado com cultura perene
As unidades de medida mais utilizadas hoje no Brasil são o hectare e o alqueire.

Em 1930, o censo no Brasil identificou 19 medidas diferentes para o alqueire. Isso se deu pela terminologia da palavra que originalmente se referia a volumes sólidos. A palavra alqueire vem do árabe alqueile, que compreende um saco de volume indefinido, variando de local para local.

O alqueire era utilizado pelos portugueses para mensurar o volume de grãos. Para isso, eles analisavam o tamanho necessário de uma área para produzir uma quantidade de sementes de milho que coubesse em sacos de 40, 50, 60, 70 e 80 litros. Assim, essa unidade de medida acabou sofrendo variações conforme a região em que era utilizada.

Dessa maneira, utilizava-se a medida litro, onde o tamanho da área era baseado na quantidade de grãos de milho que cabiam em uma garrafa de um litro.

O alqueire paulista, por exemplo, equivale a 24.200 m2 e o alqueire mineiro 48.400 m2. Essa diferença se dá pelo fato de que em São Paulo a medida representa um alqueire original, enquanto em Minas Gerais é representada pelo par de alqueires.

Plantação de milho, com destaque para suas espigas a frente
Os portugueses usaram o alqueire para mensurar o volume de grãos, mais especificamente o milho.

Veja também: Plantio de milho: dicas para iniciar a produção.

Principais medidas usadas no Brasil

Como vimos, as medidas mais utilizadas no Brasil são o hectare e o alqueire. Porém, além destas, existem outras métricas mais antigas que podem ser utilizadas nas propriedades rurais. São elas:

  • Litro: equivalente ao peso de 1 Kg de água;
  • Braça: medida linear que equivale a 2,2 m;
  • Prato: corresponde à área com capacidade para plantio equivalente a um prato de milho, tendo suas dimensões determinadas em 10 x 20 braças, ou 968 m2;
  • Quarta: equivalente a 1/4 de alqueire;
  • Are: equivale a 100 m2;
  • Centiare: equivalente a 1 m2;
  • Acre: equivale a 4.047 m2;
  • Tarefa: é muito utilizada nos estados do Ceará, Alagoas e Sergipe. Serve para medir áreas de plantio de cana de açúcar. Seu valor varia de estado para estado;
  • Tarefa baiana: como o próprio nome diz, é uma medida muito utilizada na Bahia e equivale a 4.356 m2;
  • Alqueirão: equivalente a 4 alqueires mineiros, ou 196.600 m2;
  • Alqueire do norte: corresponde a 27.225 m2;
  • Quadra: utilizada para determinar medidas de áreas quadradas. Seu valor varia de 10 x 10 braças até 200 x 200 braças;
  • Braça quadrada: medida comumente utilizada nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, corresponde a 30 x 30 braças, o que é equivalente a 4.356 m2;
  • Quadra de sesmaria: medida de área equivalente a 871.200 m2;
  • Quadra quadrada: corresponde a 17.424 m2;
  • Data: apresenta várias dimensões, podendo ser calculada por metro quadrado ou por retângulo;
  • Jeira: unidade de medida agrária portuguesa também utilizada no Brasil, porém não segue o padrão lusitano, correspondendo a 20 x 20 braças, ou 1.936 m2;
  • Légua: unidade de medida linear muito utilizada no estado de Minas Gerais e equivale a 6.000 m2;
  • Módulo fiscal: um módulo fiscal no Brasil varia de 5 a 110 hectares.
Vista aérea de uma plantação de café
As unidades de medidas mais utilizadas no Brasil são o hectare e o alqueire, sendo o hectare uma medida baseada em um sistema internacional.

Essas medidas ajudam a diferenciar as propriedades quanto a sua extensão. São elas:

  • Chácara: pequena área de aproximadamente 5 alqueires ou 12,1 hectares;
  • Sítio: área considerada entre 12,1 hectares a 96,8 hectares;
  • Fazenda: propriedade rural de grande extensão, com área a partir de 96,8 hectares.

Importância das medidas agrárias

A medição das terras é importante para que o produtor saiba calcular quanto ele pode produzir, seja no meio agrícola ou na pecuária. Dessa forma, é possível estimar qual o investimento necessário em insumos, máquinas, técnicas e até mesmo qual a cultura mais adequada para a área.

Mensurar a terra também é importante para determinar a quantidade de amostras para análise de solo, instalação de cercas e estimar a produção da cultura que será cultivada.

Outro aspecto importante do mapeamento dos talhões da propriedade é quanto à aplicação das práticas de agricultura de precisão. Com as dimensões exatas de cada área é possível realizar um planejamento em busca do melhor rendimento da produtividade da sua lavoura.

Como calcular as medidas de uma propriedade rural?

Os cálculos de mensuração de propriedades são realizados por um engenheiro agrimensor, podendo ser contratado por meio de consultoria rural. Com a modernização dos processos de medição, atualmente os profissionais podem contar com várias tecnologias como drones, scanners 3D, softwares, entre outros.

A precisão de todo esse processo é fundamental para que o produtor tenha conhecimento da área e possa tomar as decisões com maior assertividade.

Recomenda-se que as medidas sejam sempre realizadas ou convertidas para hectare. Portanto, quando as medidas forem disponibilizadas em alqueire paulista, alqueire mineiro ou alqueirão, por exemplo, basta dividir o valor por 10.000 m2 para encontrar o equivalente em hectares:

  • 1 alqueire paulista = 24.200 m2 / 10.000 m2 = 2,42 hectares;
  • 1 alqueire mineiro = 48.400 m2 / 10.000 m2 = 4,84 hectares;
  • 1 alqueirão = 193.600 m2 / 10.000 m2 = 19,36 hectares.
Imagem aérea de talhões cultivados
As medidas das propriedades são realizadas por um engenheiro agrimensor e são importantes para determinar os investimentos necessários na propriedade.

Conclusão

Como vimos, existem várias unidades de medidas agrárias que podem ser utilizadas no Brasil. As mais comuns são o alqueire e o hectare, sendo este último baseado em um sistema internacional de medidas. Por isso, recomenda-se que as medições na sua propriedade sejam feitas sempre em hectare e, caso haja alguma medição realizada em outras unidades, procure convertê-las.

Saber o tamanho exato da sua propriedade é de grande importância para que você possa calcular todo o investimento necessário em insumos, máquinas e até mesmo definir qual a cultura mais indicada para o local.

Gostou de conhecer as diferenças entre o hectare e o alqueire e as outras medidas utilizadas no campo? Então aproveite e leia também o nosso artigo sobre o que é o indicador OEE na agricultura e como é feito seu cálculo. Boa leitura!

Post Relacionado