O que é preciso para criar abelhas (Apis mellifera)?

O que é preciso para criar abelhas (Apis mellifera)?

Começar na apicultura pode ser um dilema para muitos que estão iniciando ou não conhecem bem o assunto. Pesquisas na internet e em vídeos podem induzir a erros perigosos, tanto do ponto de vista financeiro (gastar dinheiro sem necessidade) quanto de segurança de pessoas e animais (abelhas africanizadas são altamente defensivas).

Neste artigo vamos detalhar como é uma atividade de criação de abelhas e qual a estrutura necessária. É uma atividade rentável? Sim! Qualquer um pode criar abelhas? Não! É uma atividade de baixo investimento? Relativamente sim! O que preciso então para criar abelhas africanizadas? A resposta a esta pergunta você terá ao final deste artigo, assim como uma explicação das demais perguntas.

Leia também: Tipos de abelhas: veja os principais e suas características

Como começar a criar abelhas?

A rentabilidade da apicultura muitas vezes é comparada com outras atividades agropecuárias de maneira equivocada, pois uma colônia de abelhas não irá lhe render um valor superior a uma cabeça de gado, porém o valor de uma cabeça de gado é equivalente a de pelo menos 5 colônias de abelhas.

Essa quantidade de colônias com certeza tem o potencial de rendimento superior ao de uma cabeça de gado (venda do boi gordo ou de um bezerro). Dessa forma, proporcionalmente ao capital investido, a apicultura tem uma rentabilidade invejável.

A criação de abelhas africanizadas (abelha da espécie Apis mellifera, resultado do cruzamento de raças europeias com uma raça africana) definitivamente não pode ser executada por qualquer pessoa. A ferroada é de fato inevitável em algum momento, seja por uma falha no EPI ou descuido no seu uso, como pode ser fora do apiário, no carro ou na sala de extração de mel.

Homem e mulher vestidos com roupas de proteção para apicultura, manipulando caixas de abelha
A apicultura pode ser uma atividade muito rentável, mas alguns cuidados devem ser tomados.

Pessoas que possuem sensibilidade à apitoxina não devem praticar a apicultura como profissão, devem reconhecer essa sensibilidade e procurar a ajuda de um médico especialista (alergista) pois nunca se sabe quando irá encontrar com uma abelha (visitando seu refrigerante, ou um enxame voador).

Confira também: Abelha jataí: guia de criação e produção de mel

Investimentos em apicultura

O investimento na atividade é baixo quando se leva em consideração os benefícios e retorno financeiro que proporciona. Com menos de 5 mil reais é possível iniciar a criação com 10 colônias (considerando os custos de implantação).

De maneira geral, podemos dizer que depende muito das condições específicas de cada um e qual seu objetivo na atividade. Quem sabe onde quer chegar com certeza chegará mais rápido lá! Tenha ciência que não existe receita mágica para ganhar dinheiro, que nesta atividade o suor é garantido e ganhar dinheiro irá depender de 3 fatores: boa gestão (do tempo e recursos), boa produtividade e boa habilidade de comercialização.

Como especialista em apicultura já recebi por vezes o questionamento: por que você não se torna um grande apicultor já que é rentável e conhece bem sobre as abelhas? A resposta é a mesma que dou ao questionamento que lhe trouxe a ler este artigo (pergunta feita no título): não basta querer expandir na atividade, é preciso ter uma mínima estrutura proporcional ao tamanho do empreendimento, ou seja, você precisa ter condições mínimas para cuidar de uma criação de abelhas, e quanto maior for, maior deverá ser sua estrutura para manter tudo organizado e funcionando.

Veja também: Abelhas x formigas: aprenda como proteger seu apiário

Estrutura necessária para criação de abelhas

Abaixo, disponibilizamos um esquema de estruturação da atividade de criação de abelhas que separa a atividade em 3 setores (ambientes diferentes de trabalho). É justamente esta estrutura que é preciso para inicar a apicultura em qualquer escala! Sem estes setores bem definidos sua atividade está condenada a estagnação em algum momento ou ao fracasso.

Esquema de estruturação básica para iniciar na atividade de criação de abelhas
Estrutura básica para iniciar na apicultura.

O setor I é o local onde são preparados os materiais e a alimentação suplementar, as colmeias são reformadas e onde ocorre o processamento da cera e do própolis. As ferramentas devem estar ali disponíveis e em boas condições. O tamanho deste ambiente deve ser proporcional a quantas colônias se pretende manter, sendo no meu caso um espaço de 10 m² onde preparo material para cerca de 100 colônias e considero muito apertado para permitir uma expansão.

O setor II são os apiários, locais que devem ter as condições básicas para manutenção e produção das abelhas, ou seja, local com boas floradas, distante de residências, animais fechados e indústrias que geram resíduos que possam atrair abelhas, com água limpa disponível, fácil acesso para seu veículo e seguro.

O setor III é o local de extração dos produtos das abelhas (que servem de alimento), este local deve seguir um rigor do ponto de vista higiênico e se for fracionar o produto para venda ao público deve ter o serviço de inspeção de produtos de origem animal.

Ao decidir iniciar na apicultura leve em consideração a estrutura necessária, se você tem espaço disponível para estabelecer os 3 setores, e qual a capacidade operacional que as dimensões disponíveis lhe permite ter. Com base nessas informações você poderá com segurança investir nesta atividade que é, sem dúvidas, uma das mais rentáveis do agronegócio!

E então, gostou desse artigo? Aproveite e acesse também nosso post sobre alimentação energética para abelhas no inverno. Boa leitura!

Post Relacionado