Saiba para que serve o indicador OEE e como é feito o seu cálculo

Saiba para que serve o indicador OEE e como é feito o seu cálculo

O indicador OEE é uma métrica que tem como objetivo principal medir a eficiência de um processo produtivo. Ele é calculado a partir das taxas de disponibilidade, desempenho e qualidade da produção.

Com base nesses dados, é possível identificar as principais causas de perda de produtividade e, assim, tomar as medidas necessárias para melhorar a eficiência do processo.

Embora seja mais comum em ambientes industriais, esse indicador pode ser muito útil também na medição da eficiência das operações agrícolas.

Neste artigo vamos abordar o que é o indicador OEE, como é calculado e como pode ser utilizado na gestão agrícola. Confira!

Indicador OEE na prática

A sigla OEE significa “Overall Equipment Effectiveness” e é um indicador usado para mensurar a eficiência global de máquinas e equipamentos. A principal função da OEE é fornecer uma maneira de quantificar e comparar a eficiência dessas ferramentas.

Homem com laptop em mãos, olhando para colhedora de grãos em campo.
O indicador OEE ajuda a quantificar e comparar a eficiência de máquinas e implementos.

Nesse contexto, vale lembrar que alguns fatores influenciam diretamente na eficiência das operações no campo, por exemplo:

  • Paradas não programadas (que podem ser causadas por defeitos nas máquinas, por falta de matéria-prima ou por problemas no abastecimento);
  • Setup (tempo gasto para troca de produto ou formato);
  • Manutenção preventiva e corretiva;
  • Falta de treinamento da equipe operacional, entre outros.

Assim, o indicador OEE é útil para identificar áreas em que a eficiência pode ser melhorada, bem como para comparar a capacidade de produção de diferentes máquinas ou equipamentos.

A aplicação desse indicador auxilia no aprimoramento das ações, reduzindo o tempo de ciclo de produção e os custos operacionais. Algumas dessas estratégias são:

  1. Automatização do processo produtivo;
  2. Padronização das operações;
  3. Controle das paradas não programadas por meio da manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos;
  4. Melhoria do setup e redução do tempo necessário para troca de produto ou formato.

A implementação dessas estratégias requer um planejamento cuidadoso e uma boa gestão dos recursos disponíveis.

Quais os pilares do indicador OEE na indústria agrícola

Disponibilidade, Desempenho e Qualidade são os pilares da Medição de Eficiência de Equipamentos. Esses pilares são calculados multiplicando-se as taxas de disponibilidade, de desempenho e de qualidade.

Colhedoras, caminhão transbordo e tratores em operação.
Disponibilidade, desempenho e qualidade são os pilares do OEE.

Assim, o OEE no setor agrícola fornece informações importantes sobre o quanto um equipamento está contribuindo para a produção, considerando essas três dimensões da produtividade. Portanto:

  • A taxa de disponibilidade mede o tempo em que a máquina está em operação em relação ao tempo total disponível;
  • A taxa de desempenho mede a quantidade real de produção em relação à quantidade esperada;
  • A taxa de qualidade mede o número de produtos bons em relação ao número total de produtos produzidos.

O cálculo do OEE é fundamental na identificação de gargalos nos ciclos produtivos e na melhoria da eficiência das operações. Ele permite comparar diferentes equipamentos e processos, além de fornecer uma base para a tomada de decisões sobre investimentos em melhorias, novos equipamentos e processos.

Como é feito o cálculo

Como vimos, calcular o OEE é importante para que os produtores possam identificar e corrigir problemas que estejam afetando a produção agrícola. Além disso, o OEE também pode ser usado como um indicador chave de desempenho para acompanhar a evolução da eficiência dos equipamentos utilizados ao longo do tempo.

Homem segurando laptop em campo e trator ao fundo
O cálculo do OEE é importante para identificar e corrigir falhas no processo produtivo.

Para realizar o cálculo do indicador OEE, é necessário multiplicar as taxas de disponibilidade, desempenho e qualidade:

OEE = Disponibilidade x Desempenho x Qualidade

A disponibilidade diz respeito ao tempo em que a máquina esteve efetivamente em operação e ao tempo previsto para que a operação fosse realizada. A fórmula da disponibilidade é feita da seguinte maneira:

Disponibilidade = (Tempo em operação / Tempo programado para operação) * 100%

Já o desempenho indica o ritmo de produção de uma máquina durante o tempo trabalhado e pode ser calculado de duas maneiras. A primeira delas é o cálculo manual e dependerá das anotações do operador da máquina a ser analisada. Nesse caso, será necessária a realização de anotações específicas para registrar os valores e conhecer a performance.

A segunda maneira de se obter essa métrica é com a agricultura de precisão, por meio de sensores instalados nas máquinas que coletam esses dados de forma automática e em tempo real. A fórmula para se conhecer a performance dos maquinários resume-se a:

Desempenho = (Quantidade de produção real / Quantidade de produção esperada) * 100%

E, por fim, a qualidade é calculada dividindo-se o número de itens bons pelo número total de itens produzidos. O cálculo da qualidade é feito da seguinte forma:

Qualidade = (Quantidade de itens bons / Quantidade total produzida) * 100%

Qual o nível considerado ideal

Como uma taxa de 100% é um cenário muito difícil ou quase impossível de se alcançar, o nível mínimo de eficiência operacional (OEE) considerado ideal é de 85%. Para se alcançar esse valor, foram estabelecidos níveis mínimos para cada fator, sendo eles:

  • Disponibilidade: 90%;
  • Desempenho: 95%;
  • Qualidade: 99%.

Mas, e quando os índices são baixos? Um índice baixo de OEE pode indicar perdas financeiras devido a problemas de produtividade. Algumas razões pelas quais um OEE baixo pode ser um problema:

  • Taxa de utilização baixa significa que a máquina ou equipamento não está sendo explorado o suficiente e, consequentemente, não está gerando o suficiente em termos de receita;
  • Problemas de qualidade podem levar à déficit de produção e baixo valor de produto, representando um custo maior para o negócio;
  • Paradas não programadas de máquinas podem levar a perdas significativas em termos de tempo e produtividade.
Trator com grade acoplada em operação. O maquinário é verde com destaques vermelhos nas rodas.
O nível de eficiência considerado ideal é de no mínimo 85%.

Uma das maneiras de aumentar o OEE na produção agrícola é manter em dia as manutenções das máquinas e equipamentos. Desse modo, evita-se quebras, paradas desnecessárias e não programadas do maquinário.

Leia também: O que observar na hora de fazer a manutenção de colheitadeiras?

Quando deve ser aplicado?

Os indicadores OEE devem ser utilizados em qualquer momento em que se deseje monitorar e/ou melhorar a produtividade de uma máquina ou processo. Eles são especialmente úteis para diagnosticar problemas e identificar oportunidades de melhoria, bem como para acompanhar e medir a eficácia das medidas corretivas adotadas.

Aplicar o OEE é relativamente simples e pode ser feito por qualquer pessoa que esteja familiarizada com os conceitos básicos de produção agrícola. No entanto, é importante ter em mente que o OEE não deve ser usado como um substituto para outros indicadores mais específicos e sim como um complemento.

Como aplicar o OEE?

O primeiro passo para implementar o OEE é identificar os objetivos da sua propriedade e os resultados esperados com a implementação desse indicador. Em seguida, é necessário elencar os processos e operações agrícolas que serão analisados.

Homem sentado em caçamba de caminhonete com laptop, em campo.
É necessário identificar os objetivos da propriedade e os resultados esperados com a implementação do OEE.

Uma vez que os objetivos estejam claros, é importante selecionar as métricas-chave que serão usadas para medir os fatores que compõem o cálculo do OEE. Essas métricas devem ser escolhidas de acordo com os objetivos específicos e devem estar alinhadas com os processos de produção existentes.

Após a seleção das métricas e a realização dos cálculos, é importante definir os processos que serão monitorados e melhorados com base nos dados coletados. Por fim, deve-se estabelecer um plano de ação para garantir que todas as etapas da implementação sejam cumpridas e que os objetivos sejam alcançados.

Por que a implementação do OEE é tão importante?

O cálculo do OEE é importante, pois o produtor pode usar esses dados para analisar resultados e determinar quais áreas precisam de melhorias.

Além disso, essas informações também podem ser utilizadas para monitorar o progresso das melhorias implementadas nas áreas com necessidade de alterações.

Existem, ainda, várias outras razões pelas quais o OEE é importante:

Aumenta a produtividade

O OEE tem como objetivo principal aumentar a produtividade, reduzindo desperdícios e maximizando a utilização dos recursos. Com a metodologia OEE, o produtor pode identificar e eliminar as atividades que não agregam valor à produção, concentrando-se apenas naquelas que realmente geram resultados.

Melhora a qualidade dos produtos e serviços

Outro objetivo do indicador é melhorar constantemente a qualidade das operações e produtos. Com a implementação de boas práticas do OEE é possível diminuir significativamente erros e problemas de qualidade, garantindo produtos ainda melhores para o consumidor final.

Colhedora de grãos e trator transbordo em operação.
Um dos objetivos do OEE é a melhoria da qualidade das operações e dos produtos.

Reduz os custos operacionais

Além da melhoria da produtividade e da qualidade de operações e produtos, outro benefício obtido com a implantação do OEE é a redução dos custos operacionais. Isso acontece porque são eliminados os desperdícios de materiais, energia e mão de obra, além da diminuição do tempo ocioso das máquinas (paradas não programadas). Tudo isso contribui para reduzir significativamente os custos com maquinário e operações na fazenda.

Melhora o ambiente de trabalho

O ambiente de trabalho também é impactado positivamente com a implementação do OEE. Com menos desperdícios e maior foco nas atividades que realmente geram resultados, as operações são otimizadas, contribuindo também para a promoção da segurança.

Isso tudo é possível diante da análise dos processos e fatores a serem melhorados, como o uso de EPIs, operação de máquinas e processos produtivos realizados.

Com isso, o OEE também pode ser usado como um objetivo a ser alcançado em programas de melhoria contínua, permitindo que o produtor compare a eficiência de diferentes operações, identifique onde estão as suas maiores perdas e foque nelas, acompanhando os resultados das suas ações.

A implementação do OEE incentiva as equipes a se concentrarem mais na produtividade, uma vez que elas podem ver o impacto das suas ações, promover o aprimoramento de suas habilidades e gerar maior rentabilidade e lucratividade para o setor.

Você já conhecia esse indicador? Sabia que ele pode ser útil na agricultura? Aproveite e veja também como fazer um checklist operacional do trator.

Post Relacionado