O papel da iluminação para a melhoria da produtividade nas granjas

O papel da iluminação para a melhoria da produtividade nas granjas

 

Todo produtor deseja ter um bom rendimento em sua criação, sem correr o risco de perdas. Por isso, é importante certificar-se de todos os cuidados necessários para que isso não aconteça.

 

O que vai definir o desempenho na sua produção é o ambiente dos aviários. Muitos produtores têm apostado no bem-estar dos animais para aumentar sua estratégia de competição, e eles estão certos.

 

Quando falamos em bem-estar, consideramos melhorar o controle da temperatura, a umidade, o tempo, os comedouros e principalmente a iluminação nos aviários.

 

Luminosidade é um dos principais fatores que vão guiar o desenvolvimento dos animais. Continue a leitura para descobri o porquê.

 

 

Descoberta da luz

 

Antes de descobrir a importância da luz no processo de criação, pesquisadores observaram as datas de migração e reprodução das aves e atrelaram isto à iluminação nas estações do ano.

 

Neste estudo, foi utilizada a luz artificial para significar os dias longos da primavera e, automaticamente, este efeito induziu as aves a entrar em postura, mesmo em temperatura negativa.

 

A partir desta descoberta que a luz foi determinante para a avicultura e, então, aprimoraram-se os estudos sobre seus demais efeitos.

 

 

Importância da iluminação

 

Iluminação é um recurso que, se não for de qualidade, poderá ocasionar na morte das aves, devido às desordens metabólicas e o mau-estar do animal.

 

Além disso, o desempenho reprodutivo é influenciado pela intensidade da luz. Em matrizes, é ela quem interfere na uniformidade e na maturidade sexual do lote.

 

Em relação aos frangos de corte, a iluminação garante o desempenho da ave e é primordial para sua fase de desenvolvimento.

 

É esta mesma intensidade que controla o fotoperíodo, ou seja, tempo que a ave precisa ficar exposta a esta luz, necessário para o animal reduzir seu estresse fisiológico, melhorar a resposta imunológica e o metabolismo ósseo.

 

Iluminação em granja com aves despertas
A iluminação nas granjas garantem melhor desempenho e precocidade

 

Para determinar o fotoperíodo, para calcular melhor a sua produtividade e o conforto das aves, deve-se analisar:

 

– Tipo de instalação;

– Localização geográfica;

– Peso das aves;

– Densidade do alojamento;

– Entre outros.

 

E como a luz é um fator de decisão crucial na avicultura, não basta colocar qualquer lâmpada, é preciso atentar-se para a fonte de luz e a intensidade, bem como para sua duração e distribuição do fotoperíodo.

 

 

Fonte de luz

 

A escolha da fonte de luz determinará o comprimento de onda que transmitirá a informação da cor ao cérebro da ave. Comumente, são mais utilizadas luzes incandescentes de aspecto vermelho ou fluorescente de aspecto azul.

 

Enquanto a incandescente apresenta um comprimento de onda mais longo, a fluorescente apresenta um mais curto e por isso, pesquisadores acreditam que esta última, acalme e beneficie mais as aves.

 

Por fim, a fluorescente é a preferida também pelo fato do seu alto poder de iluminação com lâmpadas de menor potência. Ela tem a mesma capacidade de uma lâmpada incandescente, porém, é mais econômica.

 

 

Incidência da luz na ave

 

Como foi dito, a intensidade da luz determina o desenvolvimento, o índice de produção e o resultado do lote de aves. É através da iluminação que se pode aumentar a qualidade, tanto da carne quanto dos ovos.

 

Com o posicionamento e a distribuição correta das fontes de luz, as aves são estimuladas a procurarem água, alimento e calor na fase de recria. Sendo assim, elas se adaptam melhor ao ambiente, têm a moderação do ganho de peso e são mais eficientes na produção.

 

Aves estimuladas por luz em granja
Com a Luz utilizada nas granjas, as aves são estimuladas a procurar água e alimento

 

É comprovado que de fato, a luminosidade e a temperatura das cores interferem estritamente nas alterações comportamentais destes animais. Então, o fotoperíodo é o responsável pelo crescimento e pelo comportamento das aves, por isso deve ser muito bem pensado.

 

Geralmente, as aves expostas a comprimentos de onda curtos, apresentam maior ganho de peso e eficiência alimentar e, durante os primeiros dias de criação, este tipo de luz estimula o crescimento, enquanto a luz longa influencia na maturidade sexual.

 

De acordo com o artigo “Visão e iluminação na avicultura moderna”, postado no site Engormix, as aves expostas à luz azul e verde, se mantêm mais calmas do que as expostas à luz branca ou vermelha. As aves demonstram no escuro, seu comportamento de “exploração de terreno” quando comparado a ambientes claros.

 

Porém, a calmaria não deve durar tanto tempo, também é preciso atividade e ela acontece mais sob a luz vermelha, onde é possível notar comportamentos de ciscar, espreguiçar e bicar outras aves.

 

Há somente um problema: a lâmpada incandescente desperdiça muita energia, 90% de sua produção é calor e 10% é luz. Substituí-las pela lâmpada fluorescente é uma opção, e economiza cerca de 70%, mas, há outra solução ainda mais econômica.

 

 

Luz LED

 

Quando falamos em conta de luz, arrepios percorrem a nossa espinha, porque geralmente é um gasto muito alto, mas que merece investimento principalmente em relação à avicultura.

 

Pensando então na máxima produção com mínimo consumo elétrico, o diodo emissor de luz – LED (Light Emitting Diode), pode ser usado na criação de aves.

 

Com uma durabilidade de 50.000 horas e sua alta eficiência luminosa, o LED pode emitir exclusivamente os raios de luz mais precisos às aves, bem como se adequar à visão delas. Isso acontece porque ele pode ser adaptado à curva de sensibilidade espectral (visão das aves).

 

É apenas questão de tempo para que as granjas passem a adotar este método. Já foi testado na China e os resultados foram positivos. Houve um melhor desenvolvimento das fibras musculares com a estimulação e a liberação da testosterona das aves de cortes sob a luz LED.

 

Portanto, se você ainda não investiu na iluminação da sua granja, saiba que é possível fazer um investimento econômico apostando no LED. Agora que você sabe da importância do correto manuseio da luz, pode aplicá-la para melhorar sua produção e economizar na sua fatura.

 

 

Por onde começar?

 

Se você quer modernizar ou investir em produtos para a sua granja acesse nosso site e encontre o que você procura.

 

Nós somos uma empresa de tecnologia no mercado do Agronegócio, funcionamos como marketplace. Por isso, entre em nosso site para comprar ou colocar seus produtos à venda.