Enel Distribuição Goiás alerta para risco de incêndios próximos à rede elétrica

Enel Distribuição Goiás alerta para risco de incêndios próximos à rede elétrica

Estado de Goiás é classificado pelo Inpe como de alto risco de fogo nos meses mais secos do ano, que vão de abril a outubro. 

Goiás já encara mais de 30 dias sem chuvas em algumas regiões e umidade relativa do ar em declínio, cenário que favorece as queimadas. Dados do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (CIMEHGO) mostram que no último mês de junho foi registrado aumento de 39% nos focos de incêndio em relação ao mesmo mês do ano passado.

O fogo sob as linhas e redes de transmissão ou distribuição pode provocar curtos-circuitos, levando ao desarme do sistema elétrico ou até mesmo a danos estruturais, impactando diretamente no abastecimento de energia.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) classifica o Estado de Goiás como de alto risco ou risco crítico de fogo, uma vez que a umidade varia entre 10% e 20% nos meses mais secos do ano, que vão de abril a outubro. O calor e a falta de umidade ressecam a vegetação, tornando-a potencialmente mais propícia a incêndios. Além disso, a ação humana é responsável por grande parte das queimadas registradas em Goiás.

Ações Preventivas

Para diminuir os impactos sentidos pelos clientes, a Enel Distribuição Goiás monitora, em tempo real, 24 horas por dia, os focos de queimadas próximas à rede em todo o Estado. O monitoramento é realizado pelo Centro de Operação do Sistema (COS), a partir de satélite, com dados fornecidos em tempo real pelo Climatempo, e serve para otimizar o serviço em caso de interrupção no fornecimento de energia.

O responsável de Operações de Rede da Enel Distribuição Goiás , Ícaro Barros, ressalta que o sistema elétrico é muito sensível a queimadas e, para reduzir os possíveis danos provocados pelo fogo, a companhia realiza anualmente ações preventivas, investindo na limpeza de faixas de servidão, com a poda de árvores e arbustos e remoção da vegetação ao redor dos postes.

Qualquer princípio de incêndio, explica Ícaro, como queimadas em caçambas de lixo, entulhos em lotes baldios ou pastagens, pode causar prejuízos ao abastecimento de energia em áreas urbanas e rurais. “Quando um foco de incêndio é identificado próximo à rede, o Corpo de Bombeiros é acionado, assim como equipes de atendimento da distribuidora, que atuam de forma rápida caso o fogo provoque a interrupção do fornecimento de energia. ”

 Cuidados

A Enel orienta a população a não originar incêndios em qualquer tipo de material, por menor que seja o volume, próximo à rede elétrica, pois o fogo pode, além de provocar o desligamento das cargas, danificar os equipamentos e até provocar danos estruturais, o que pode resultar em graves acidentes.

Em áreas urbanas, a maior parte das queimadas ocorre em lotes baldios onde há muita vegetação e, muitas vezes, acúmulo de lixo. A distribuidora ressalta que a limpeza dos terrenos e o descarte adequado desses resíduos é essencial para evitar pequenos incêndios próximos à rede.

Para comunicar ocorrências, solicitar serviços ou informações, a população pode entrar em contato com a distribuidora pela Central de Atendimento – 0800 62 0196 – ou pelos perfis nas redes sociais Facebook (www.facebook.com/EnelClientesBR) e Twitter (@EnelClientesBR).

Enel Multimídia: confira essa matéria em vídeo e infográfico

Vídeo com Ícaro Barros:

Infográfico explicativo:

https://www.mfrural.com.br/infografico-risco-de-incendio

Sobre a Enel Distribuição Goiás

A Enel Distribuição Goiás, subsidiária da multinacional italiana Enel, serve a 237 municípios do Estado de Goiás, abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km². A Região Metropolitana de Goiânia representa a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.

Post Relacionado